Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte genérica + r7 360: uso da placa de vídeo oscilando


Posts recomendados

Então galera estou com uma dúvida horrenda a respeito do meu atual PC segue a configuração:

 

Fx-6300

ASUS M5A78LM-LX3

4GB DDR3 1333mhz Kingston

HD 320GB Toshiba

R7 360 2GB da Power Color (Requer uma fonte de mínimo 500w e um conector de 6 pinos)

Fonte de 500w Genérica (não lembro a marca e não dá pra ver pois tirei a etiqueta um tempo atrás)

 

Agora o questionamento, instalei o win 7 home premium 64 bits no pc até aí tranquilo tudo ligado e funcionando perfeitamente bem, porém, quando vou jogar percebo que a placa de vídeo aparece em oscilação de 1 a 100% de uso, o clock da memória nos seus 6.0 ghz mas o clock do processador da VGA fica casa dos 850 - 950mhz nunca fica em seu total (o que pra mim é estranho considerando que ela está em 100% do uso), com relação a isso estou na dúvida se a fonte não está segurando bem o conjunto por isso ela não está entregando o desempenho total devido a falta de energia ou o que acho menos provável é que a VGA não está entregando o total dela porque "não há necessidade" (tipo ela ser muito acima do recomendado pra rodar os jogos no full, mas ainda assim creio que o clock do processador dela deveria ficar com os 1050mhz total).

 

Eu jogo os seguintes jogos:

Dota 2

Injustice: Gods among us (ultimate edition)

Mortal Kombat Complete Edition

Call of Duty: Black Ops 2 Multiplayer

Insurgency

Counter Strike: Global Offensive

 

Todos rodando nas seguintes configs:

 

1360x768

Texturas, sombras, efeitos no full

sem filtros (anti aliasing e derivados tudo off)

renderização multi-núcleo: ligado

borrão de movimento: desligado

 

Rodando na faixa dos 60 FPS pra cima (sei que é uma vga de entrada e não vai entregar muito mais que isso, porém, a questão não são os FPS)

 

Finalizando: essa fonte não tá segurando e preciso de uma melhor? se sim, qual recomendação? (não tô podendo gastar muito pra trocar, já investi uma grana nesse PC u.u)

 

se não é a fonte, qual seria o outro problema?

 

 

Desde já agradeço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da sua placa de vídeo pode ter a ver com driver ou com a forma como funciona o PowerTune. Eu sugiro que dê uma olhada na seção de placas de vídeo à respeito disso. Pode ser também que você esteja com o V-Sync ligado e aí com isso ela não joga o clock máximo.

Quanto à fonte, independentemente de haver ou não problema com a placa, eu recomendo trocar essa fonte. Ainda mais depois que você jogou a etiqueta dela fora.

Dá para levar uma XFX TS Series 450W ou uma Corsair CX430 por pouco mais de 200 reais, além da Corsair CX450M que acho que deve estar na casa dos 250 reais, ou a Cooler Master GX450 CM Storm por algo em torno de 280...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Internet

 

Coloquei no post que todos os filtros estão desligados incluindo o V-sync...

 

Hum...vou dar uma olhada nessa questão do driver, pode ser que seja isso...

 

Quanto as recomendações de fonte tem algo mais barato?

 

ah tem outra situação, meu pc é ligado no estabilizador (sim sou leigo em questões de energia) tem algo a ver?

 

desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei V-Sync (e você não o citou) não é considerado propriamente filtro. Ele basicamente é uma espécie de estabilização para travar o jogo em um determinado número de quadros por segundos, geralmente em 60.

Eu não tenho como indicar uma fonte mais barata do que 200 reais. O melhor que eu consigo achar é esta Corsair CX430 por 205.
http://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cx430-430w-certificado-80-plus-pfc-ativo-cp-9020046-ww-box

E a fonte sai menos de 20% do valor total desse PC aí, e acho que talvez menos do que todos esses jogos aí somados. Mas enfim, você é quem sabe.

Ah, já ia esquecendo: tire seu PC do estabilizador...

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugh Laurie 

 

pois é, já tinha pensado nisso, mas como a grana encurtou e essa placa estava parada por aqui, ainda nova, na caixa e tal decidi usá-la...tenho um amigo com pc nessas configs: fx-4300 e gtx 650 2gb da gigabyte, com 4gb de ram corsair 1600 rodando os mesmo jogos com desempenho total de ambos...o processador e a vga são inferiores aos meus, mas a placa em si é bem mais antiga e tá segurando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Internet pois é a ideia do tópico nem era essa...falei da fonte mas como uma alternativa por falta de energia pra placa de vídeo em virtude do clock abaixo do esperado...a questão dos quadros por segundo também não é lá de se preocupar já que tá rodando nos 60 pra cima, mas sim a placa de vídeo em si...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Belfort Jr. a sua placa-mãe não tem histórico de problemas. Ela é simples e foi adaptada para os FX, mas como você já tem, pode usar sem problemas.

 

@Hugh Laurie a placa-mãe que você teve problemas é velha conhecida aqui do fórum. Ela não faz parte das placas-mãe 78 que podem ser usadas, como a M5A78LM-LX3.

 

@Felipe Belfort Jr. você precisa parar de usar estabilizador. Eles são prejudiciais às fontes e computadores. Compre um bom filtro de linha. Se a fonte for genérica, precisa trocar a fonte. Ela tem conector de 6 pinos para a VGA?

 

Veja a foto abaixo:

 

estabilizador.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

@Contiusa Pesquisando, tu vai achar problemas com essa placa para processadores FX, não vou prolongar mais pois estou saindo do fórum.

 

A sua placa-mãe, sim, é um saco de problemas.

 

A dele, não. Pesquise direitinho que você vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa  Então...ela não tem o plug de 6 pinos, porém, eu comprei um adaptador Y (2 conexões I.D.E para 1 plug de 6 pinos)...vou deixar de usar o estabilizador e ligar direto na tomada...mas de ontem pra hoje, pesquisando a respeito da placa e dos drivers consegui configurar direitinho e vi que o desempenho melhorou, agora rodando em 1080p com texturas, sombras e efeitos no máximo, v-sync desligado, filtro de textura em 2x e ansiotrópico ligado, os jogos citados no post estão rodando bem livres na faixa dos 100fps pra cima.

 

Já estou providenciando a troca de fonte por essa: http://www.kabum.com.br/produto/34215/fonte-corsair-cx-500w-cp-9020047-ww-80-plus-bronze

 

já que vou ter que gastar que seja com algo de qualidade.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Belfort Jr. podia ver também a XFX 500W. Não sei qual das duas é melhor. Podia até ser uma de 430W, mas elas costumam vir só com um conector PCI, enquanto que as de 500W vêm com dois. Isso dá chance de um upgrade depois para uma VGA de dois conectores PCI. A diferença de preço também é pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Belfort Jr. a R7 370 (mais forte do que a sua) consome 245W o sistema todo. Essas recomendações de fonte são exageradas mesmo. Sem contar que uma Corsair ou XFX de 430W entrega pelo menos 500W sem problema (eles etiquetam a wattagem com uma margem de segurança). Sem contar que a cada geração de VGAs o consumo diminui, então uma GTX 1070 hoje em dia consome 310W o sistema todo (ainda daria uma fonte de 430W).

 

Mas é como eu falei, é melhor comprar a de 500W, pois só está um pouco mais cara e ainda tem muita VGA por aí com dois conectores PCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa na internet a diferença de preço é razoável entre a CX430w e a CX500w, aqui na minha cidade a CX430w sai uns 290 temers enquanto que a CX600w sai a 314 termers, pela diferença de preço eu pagava de 600, ia sobrar muita coisa eu sei, mas preço por preço a de 600 sai mais em conta...na internet vou dar uma pesquisada melhor....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa na internet a diferença de preço é razoável entre a CX430w e a CX500w, aqui na minha cidade a CX430w sai uns 290 temers enquanto que a CX600w sai a 314 termers, pela diferença de preço eu pagava de 600, ia sobrar muita coisa eu sei, mas preço por preço a de 600 sai mais em conta...na internet vou dar uma pesquisada melhor....

adicionado 2 minutos depois

@Contiusa  Achei EVGA de 430w com 80 plus por 250 '-' vale a pena essa evga? ja vi uns reviews que são bomba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Felipe Belfort Jr. disse:

Achei EVGA de 430w com 80 plus por 250 '-' vale a pena essa evga? ja vi uns reviews que são bomba

 

Essa EVGA é meio polêmica, mas não é bomba. Tem melhores. Pesquise entre Corsair, Seasonic e XFX. Até porque são as que vendem mais e tem melhor custo benefício. Acho que a EVGA 500W não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Cara agradeço todos os esclarecimentos feitos até aqui, vou pesquisar de acordo com suas recomendações, o sistema aqui está rodando 100%, sem travamentos, lag ou qualquer coisa outra coisa (sem drop de fps também).

 

Muito obrigado mesmo! ;D

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...