Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais frequências ddr4 posso usar no i5 6600k ?


CarlosEduC

Posts recomendados

E aí galera, estou montando meu computador e me veio uma dúvida em relação a memória RAM q posso ou não utilizar. A placa-mãe q tenho intencao de comprar é uma Z170M PLUS-BR da Asus e suporta ddr4 de 3000mhz à 3466mhz na especificação técnica e é compatível com a 6a geração intel, porém na especificação técnica do i5 6600k diz que opera em ddr4 de 1866 e 2133mhz.

Com isso fiquei na dúvida se posso ou não comprar memórias de 3000mhz ou se devo comprar as de 2133mhz.

Sou muito leigo no assunto e se alguém puder me explicar desde já agradeço! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le007

1 hora atrás, le007 disse:

@CarlosEduC A placa-mãe z170 suporta memórias de 2133 até 3466, porém o processador suporta memórias até 2133, portanto o ideal é você colocar todas as memórias de 2133mhz.

 

 

Ah tá, é que no site de compra eles não colocaram frequências inferiores a 3000mhz na especificação da placa, apenas frequências em OverClock.

Obrigado, podem fechar o tópico! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, le007 disse:

@CarlosEduC A placa-mãe z170 suporta memórias de 2133 até 3466, porém o processador suporta memórias até 2133, portanto o ideal é você colocar todas as memórias de 2133mhz.

Isso ai está tão errado quanto possível. O padrão da intel é 2133, mas o processador na verdade suporta muito mais que isso. 2800, 3200, 3700... depende do quão bom o IMC do processador é (mas isso você só vai saber testando). O ideal, na verdade, é colocar a melhor RAM que você puder, pois isso aumenta um pouco a performance.

 

@CarlosEduC, qualquer kit que você compre acima de 2133 vai ser um overclock. Dito isso, basta você ativar o XMP na bios e vai funcionar; compre um kit de 3000 ou 3200mhz, não são muito mais caros e dão um up no desempenho. Mais que isso é desnecessário, além de começar a entrar na zona do "talvez não funcione".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni@CarlosEduC Veja a especificação do processador: http://ark.intel.com/pt-br/products/88191/Intel-Core-i5-6600K-Processor-6M-Cache-up-to-3_90-GHz. A placa-mãe sim suporta frequências maiores que 2133, e faria um overclock somente se o processador também suportasse frequências maiores, ele até pode colocar memorias maiores que 2133 mas devido a limitação do processador só vai funcionar a 2133mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, le007 disse:

@Imakuni@CarlosEduC Veja a especificação do processador: http://ark.intel.com/pt-br/products/88191/Intel-Core-i5-6600K-Processor-6M-Cache-up-to-3_90-GHz. A placa-mãe sim suporta frequências maiores que 2133, e faria um overclock somente se o processador também suportasse frequências maiores, ele até pode colocar memorias maiores que 2133 mas devido a limitação do processador só vai funcionar a 2133mhz.

Sigh... eu acabei de explicar para você que isso está errado. Vou repetir: o padrão é 2133, mas o IMC do processador aguenta frequências bem maiores sem problema nenhum. Claro, é um overclock, mas é perfeitamente possível, eu esperaria qualquer Skylake conseguir suportar, no mínimo, memórias de 3000~3200mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, le007 disse:

@Imakuni Eu sei que o processador aguenta frequências maiores, mas esse em questão não faz over das frequências, portanto mesmo que coloque as memórias 3200mhz, elas irão funcionar em 2133mhz.

 

Que faz o controle da frequência da memória RAM é a placa-mãe. Então o processador suporta até o máximo que a placa-mãe aguenta.

 

Se for seguir esse raciocínio, não teria lógica ter memória RAM com frequência maior que 2133 MHz, pois em todas documentações dos processadores Skylake indicam no máximo 2133 MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, le007 disse:

@Imakuni Eu sei que o processador aguenta frequências maiores, mas esse em questão não faz over das frequências, portanto mesmo que coloque as memórias 3200mhz, elas irão funcionar em 2133mhz.

Tá bom campeão, então me explica: como é que o meu 6600k (que é exatamente o modelo da qual estamos falando) tá rodando a 3146mhz? Que mágica é essa?

OC 6600k.png

3 minutos atrás, Sr. Coxinha disse:

Que faz o controle da frequência da memória RAM é a placa-mãe. Então o processador suporta até o máximo que a placa-mãe aguenta.

Não exatamente, há também um limite que depende do IMC do processador. Mesmo que tenha uma placa-mãe de infinitos mil R$ preparada para LN2 e pentes de RAM miraculosos capazes de 5ghz, o IMC de um dado chip em particular pode dizer "eu só aguento 3800mhz". Ou 3600. Ou quem sabe 4200... vai da sorte, é que nem overclock de processador: não dá para saber até tentar.

 

Mas enfim, o fato é que o processador em si pode ser um fator limitante, mesmo que a mobo e RAM aguentem frequências maiores. Não que a gente precise se preocupar, o pente e a mobo é que vão ser os fatores limitantes para a maior parte das pessoas... mas é bom saber que a limitação do processador existe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Não exatamente, há também um limite que depende do IMC do processador. Mesmo que tenha uma placa-mãe de infinitos mil R$ preparada para LN2 e pentes de RAM miraculosos capazes de 5ghz, o IMC de um dado chip em particular pode dizer "eu só aguento 3800mhz". Ou 3600. Ou quem sabe 4200... vai da sorte, é que nem overclock de processador: não dá para saber até tentar.

 

Mas enfim, o fato é que o processador em si pode ser um fator limitante, mesmo que a mobo e RAM aguentem frequências maiores. Não que a gente precise se preocupar, o pente e a mobo é que vão ser os fatores limitantes para a maior parte das pessoas... mas é bom saber que a limitação do processador existe.

 

Hmm.... Sabia não! xD

 

valeu @Imakuni , vou ficar mais esperto nas próximas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, le007 disse:

@Imakuni Ali está mostrando a frequência na qual a sua memória consegue operar, o que não significa que é a mesma frequência em que ela e o processador estejam "conversando". Sua placa suporta essa frequência, mas o processador e a memória conversarão no máximo à 2133mhz.

Guia errada. A que mostra o quanto a memória consegue rodar (segundo o profile XMP) é a guia SPD. A guia "memory" mostra uma leitura em tempo real da frequência em que a RAM está rodando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...