Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
gabileu

Tv hbuster hbtv-32d05hd, não liga mas o led acende.

Recommended Posts

Boa noite.

Estou com esta TV que não liga mas o led acende. Na placa principal eu encontrei um regulador de tensão UP4, que recebe 5v e regula em 3v3. Este regulador está aquecendo muito, daí ao fazer medidas de tensão, constatei que onde era para ter 3v3, só tem 0,46 e esta tensão vai abaixando, não deixei muito tempo ligado para não aquecer demasiadamente o regulador. Ao testar continuidade percebi que tem algo em curto na linha de +B de 3v3. Troquei o regulador e nada. 

Ao medir tensão no outro regulador UP6, que recebe 3v3 e regula para 1v2, não tinha tensão, estava igual a saída do regulador UP4, no teste de continuidade, apresentava que ele estivesse em curto, retirei e também nada. Retirei os capacitores C467 e C20, ambos também apresentava curto, mas ao retirar da placa o curto ainda continuava.

Então verifiquei os pinos vcc de 3v3 do CI DSP MT5310. Constatei que os pinos 245, 234 e 221  de alimentação de 3v3 apresentam curto. Medi os capacitores CM6, CM109, CM90 E CM112, em teste de continuidade e todos representam que estão em curto.

A minha pergunta é: será que o CI DSP MT5310, está danificado, ou seja em curto.

Estou enviando o esquema elétrico para facilitar.

Desde já meus agradecimentos.

HBUSTER_HBTV-32D05HD.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@gabileu Pode ter certeza que sim!, lógico que se tem um único capacitor SMD em curto também o feito seria o mesmo, uma forma de identificar é colocando o dedo sobre todos capacitores da linha de alimentação, se nenhum aparentar aquecido, pode ter certeza que o CI já estará muito quente! Comprovando que é nele o curto circuito...

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Bcpetronzio disse:

@gabileu Pode ter certeza que sim!, lógico que se tem um único capacitor SMD em curto também o feito seria o mesmo, uma forma de identificar é colocando o dedo sobre todos capacitores da linha de alimentação, se nenhum aparentar aquecido, pode ter certeza que o CI já estará muito quente! Comprovando que é nele o curto circuito...

Boa noite.

Eu liguei o tv e verifiquei se há componentes quente, não encontrei nem um. O CI DSP ele apenas mornou, deixei apenas uns 2 minutos. Não deixei mais pois fiquei com medo de outros problemas aparecer.

Vamos analisar o seguinte. Se o DSP está em curto, toda tensão de alimentação vai para o terra, sendo assim não será alimentado e não vai esquentar. Mas outra tensão que alimenta outra parte do CI,daí o ci vai trabalhar e então dá uma mornada.

Caso tenha alguma informação, ainda farei outro teste antes de falar com o cliente.

Desde já meus agradecimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não tenho experiência nesses TVs para te dar uma dica mais certeira! 

Verifique se ainda existe a placa completa à venda, se encontrar, passe o orçamento de troca da placa! Não perca tempo tentando reparar essa ai...

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Infelizmente não tenho experiência nesses TVs para te dar uma dica mais certeira! 

Verifique se ainda existe a placa completa à venda, se encontrar, passe o orçamento de troca da placa! Não perca tempo tentando reparar essa ai...

Obrigado. Esta resposta ajudou muito. Eu gosto sempre de insistir muito no conserto, mas a dificuldade de retirar peças para testar e colocá-las de volta é muito grande, e qualquer vacilo meu, o cliente jamais vai entender o que eu estava ao extremo para recuperar a placa e fazer um orçamento mais em conta, e achar que eu piorei o que já estava ruim.

Muito obrigado e que Deus lhe abençoe.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim colega @gabileu, pelo que tenho visto nas oficinas aqui, ninguém quer reparar a placa, qualquer defeito troca ela toda, mesmo porque, é extremamente difícil encontrar a peça original! Só encontra peças semelhantes!!!... Ai fica sempre por "sua conta e risco"!...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais