Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desenvolvimento back-end e front-end


Posts recomendados

@Toky

Front-end de um sistema é a parte que você como usuário consegue enxergar (interface) e usar, em resumo é a aparência de um site, a cor, os detalhes, tudo isso é front-end. 


Back-end: é o responsável por dinamizar o site através das linguagens de programação(Java,C#,DELPHI,PHP).

Um exemplo fácil de compreender:

Você precisa colocar um formulário de cadastro de cliente em um site de uma loja virtual, o front-end é onde o cliente irá entrar com as informações (a parte que ele enxerga). Agora a parte de salvar todas as informações desse formulário em um banco de dados é back-end.

Cada um dos papéis são muito importantes e eles possui dependência um do outro. Afinal de contas o que adianta um layout chamativo se o site é estático, ou se o site é construído utilizando as melhores práticas de programação, contudo a sua usabilidade é fraca.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Toky

Depende, e muito de cada caso.

Em grandes empresas o trabalho é todo distribuído.

Tem o cara que manja de fazer um layout bacana, bonito e fica só no front-end assim como quem só tem quem goste de ficar codificando banco de dados e otimizações em formulários e APIs, e assim preferem trabalhar apenas no back-end.

Em programas é ainda mais complicado, existindo ainda mais cargos. Por exemplo existe o analista que só conversa com o cliente para saber o que o cliente quer, traduzir o que esse cliente quer para o que ele precisa e assim gerar todo um trabalho para entregar para e equipe de desenvolvimento.

Em pequenas empresas ou mesmo você querendo trabalhar na área, você vai ter que rebolar e aprender tanto o back quanto o front e se ainda for arriscar em desenvolver programas, terá que fazer o visual, as instruções do software e ainda conversar com o cliente.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...