Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
densyy

Semáforo com 555

Recommended Posts

Olá, pessoal!

Tenho um projeto de Sistemas Digitais para fazer e estou tendo algumas dificuldades no planejamento.

Bom, a proposta é a seguinte:

PROPOSTA

Construa um projeto digital para gerenciar os semáforos C(norte-sul), C(leste-oeste) e P(pedestre) nas seguintes condições:

• C(norte-sul) deve permanecer 30 segundos no verde e 20 no vermelho.

• C(leste-oeste) deve ser o oposto de C(norte-sul).

• P(pedestre) deve permanecer no vermelho aguardando alguém acionar o botão.

• Quando o botão for pressionado o semáforo P(pedestre) deverá permanecer ainda 10 segundos no vermelho e, só após, acionar o verde.

• O tempo de verde de P(pedestre) deve ser de 15 segundos.

• Se ninguém pressionar o botão, o semáforo P(pedestre) deve se manter vermelho.

• Durante os 15 segundos que o P(pedestre) estiver em verde, os outros semáforos devem permanecer ambos em vermelho para que os pedestres possam atravessar a rua em qualquer direção. 

Aqui uma imagem para ajudar na visualização:

cidade.png

COMPONENTES

Bom, pensei em utilizar o 555 para temporizar. 

Algumas portas lógicas para fazer as condições funcionarem.

Leds para simularem as lâmpadas do semáforo.

Resistores e capacitores.

CONSTRUÇÃO

O projeto eu fiz utilizando o Proteus 8 para simular.

Você pode baixar e visualizar aqui: Projeto.zip

DIFICULDADES

O projeto está quase pronto (eu acho) kkkk

O problema é q o diferenciador no pino 2 do 555 parece não surtir efeito.

Acionando assim os outros 555 sem esperar o tempo necessário.

Aqui vai uma foto do circuito para os que não puderem baixar a simulação:

circuito.png

Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para os monoestáveis esse capacitor no pino 2 mais atrapalha do que ajuda (melhor deixar sem).

Esse resistor entre o pino 2 e o botão idem, deixe só o de "pull-up".

O 555 dispara com a lógica invertida, então pense em uma forma de fazer o "Mono1" disparar o "Mono2" depois que o tempo estiver acabado.

Eu penso que seria mais fácil se o astável ficasse contando o tempo todo (30s +20s) para o semáforo C. Ao apertar o botão travaria no vermelho através das portas lógicas. (Como você fez usando o Reset do 555 também dá certo, apenas sugeri outra maneira).

Se Norte-Sul é o oposto de Leste-Oeste para que serve esse monte de porta lógica?

Só os inversores já basta, não?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, @Mestre88

Fiz as alterações no pino 2, mas ainda persiste o problema do tempo. Acho que se eu conseguir fazer o mono1 esperar 10 segundos para só depois acionar o mono 2 o projeto simplesmente se conclui ^^ Mas ainda n sei como fazer isso.  Tem alguma ideia?

Me fale mais da sua ideia sobre o astável ficar contando sempre, porque a minha ideia pelo jeito não foi o melhor jeito.

Sobre o Norte-Sul ser oposto ao Leste-Oeste. Tem uma condição que diz que se o pedestre pressionar o botão, ambos os semáforos de carro precisam ficar no vermelho. Esse é o motivo das portas lógicas.

Muito obrigado pelas dicas!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, para o mono1 disparar o mono2 precisa de mais alguma coisa, não é simplesmente ligar um no outro. 

Pense que a saída do primeiro 555 passa de 0 para 1 quando você aperta o botão e volta a 0 depois de 10 segundos, então aí está o seu problema. Se o pino 2 do 555 permanecer em 0 a maior parte do tempo, ele não funciona. 

Deve receber apenas um pulso, para isso é só modificar o circuito rc apresentado no 555 do meio. 

O resistor deve ser ligado ao positivo e o capacitor ao pino 3 do primeiro 555. 

Sobre o astavel, o pino 4 deve ser ligado ao positivo para que ele funcione o tempo todo, não há necessidade de interromper. 

Repita as lógicas nos leds do meio também, para quando apertar o botão os verdes se apaguem e os vermelhos se acendam. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais