Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de indutímetro


Posts recomendados

Estive pensando no projeto de um simples indutimetro que seria mais ou menos assim: Utilizaria o ci555 para gerar uma frequência suficientemente alta (cerca de 200KHz) e na saída do CI colocaria um resistor apropriado em série com a bobina de cujo valor desejo descobrir. A reatância da bobina fará com que ela e o resistor formem um divisor de tensão e, dessa forma, medindo-se a tensão nos dois(resistor e bobina) eu chegaria ao valor da indutância da seguinte maneira:

1-Calcularia a reatância da bobina. Para tal, dividiria a tensão no resistor pelo valor do resistor a fim de descobrir a corrente que passa pelo circuito série. Então dividiria a tensão na bobina pela corrente calculada anteriormente e assim teria o valor da reatância indutiva.

2-Chegaria ao valor da bobina variando a fórmula XL=6,28*F*L e transformando-a em L=XL/(6,28*F).

 

Gostaria de saber se existe algum erro no meu raciocínio e quais as chances de esse projeto funcionar. Sei que, por causa dos cálculos dependerem da frequência, os componentes devem ser de precisão e que devo tomar cuidado com fios muito longos, principalmente nas pontas de prova, afinal, creio eu, estes representam uma indutância que poderia se somar à indutância em teste e assim me dar um valor falso. Mas o que vocês acham? O que me recomendam?

Desde já obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...