Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso separar processamento de CPU e GPU no folding@home?


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá pessoal,

 

havia começado a entender o Folding há um tempo atrás, mas agora gostaria de contribuir de forma ativa. Preciso usar meu computador sempre que vou estudar (é um bom tempo de estudo) e pretendo deixar o programa sempre aberto enquanto a máquina está ligada. Algumas dúvidas:

 

1. Posso definir uma porcentagem específica de uso para cada componente (ou seja, numérica), ou há apenas aquelas três configurações (light, medium, full) mesmo?

2. Posso separar o nível de esforço feito pelo processador daquele feito pela placa de vídeo? Digo, posso deixar meu processador na configuração "full" com o computador em quase completo silêncio, mas a placa de vídeo com uso muito elevado, em combinação com o processador trabalhando do mesmo jeito (e o calor infernal), provoca um ruído que já começa a me incomodar. Como fico estudando, quero silêncio.

3. Posso estar falando uma grande besteira sem sentido, mas é possível colocar uma placa de vídeo secundária nada a ver e usar ela para processar também? Digo, é óbvio que não vou usá-la para qualquer função gráfica, mas o Folding pode reconhecer como outro slot e usar? Minha placa-mãe tem um slot PCI-E sobrando e tenho uma Radeon HD 4670 encostada no fundo do armário (não é grande coisa, mas é melhor que ficar jogada lá). As configurações da minha máquina são:

*Processador: Core i5 4670K @3.4GHz;

*Placa-mãe: GA-Z87-D3HP - BIOS F4;

*Memória-ram: 12GB (3x4GB) DDR3 1600MHz Corsair;

*Placa de vídeo primária: Gigabyte GTX 760 Windforce 2GB;

*(Possível) placa de vídeo secundária: Radeon HD 4670 1GB GDDR3; 

*Fonte: OCZ ModXStream Pro 600W.

 

Obrigado pela ajuda.

 

@ilkyest @Boris_The_Blade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eai Fox, beleza?

 

1- Eu tenho a impressão que são essas as configurações mesmo, mas pode ser que tenha um comando avançado que se consiga setar manualmente a porcentagem de uso da CPU, dá GPU, aqui comigo, em médio ou full fica a mesma coisa, em light ela não folda, testei o cliente mais novo (beta) e ficou na mesma.

 

2- Ter tem, mas via bios e provavelmente não será válido torrar o seu hardware (digo torrar, colocar a rotação dos fans sei lá em 30%, a não ser que tenha um cooler muito bom e silencioso) quando estava foldando aqui sempre deixei o msi configurado para trabalhar com os fans em no máximo de 60% (só passa disso se a temp bater mais de 75ºC e mesmo com o calor de 40ºC a GPU nunca chegou perto disso)  mesma coisa no CPU, minha mobo tem aquele esquema definido, silent, standart, turbo e manual, deixo no silent e mesmo batendo 100% de uso, o CPU fica no máximo a 65ºC uso um tx3). 

 

3- Se a sua GPU principal fosse AMD poderia rolar, mas infelizmente a série da sua 4670 já não tem mais suporte ao folding, agora parece que só série HD7xxx pra cima na AMD, e Kepler pra cima na Nvidia

 

valeu bom fds.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Boris_The_Blade Opa, agradeço pela resposta. 

 

1) Aqui em light a placa de vídeo não funciona também. E parece que não há diferença entre medium ou full mesmo. Será um bug? No mais, vou procurar ver se tem tal comando;

2) Acho que você pode ter entendido errado. Quis dizer o nível de esforço para o folding, não a rotação dos fans. Por exemplo, o processador pode ficar foldando em "full" sem fazer barulho, enquanto a placa de vídeo poderia ficar em "medium" ou "light" para não gerar barulho. Porque tive a impressão que só dá para arrastar se for tudo junto;

3) Essa foi triste. Não tem nada que eu possa fazer com ela? :(

 

Bom final de semana para você também. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- o @ilkyest é das antigas (época do v6 e tal) deve poder te responder com mais precisão, mas tinha uns comandos, mas não me recordo se era para limitar o uso de processamento.

 

2- ah tá...você está controlando pela interface do browser ou pelo aplicativo? no browser não me recordo, mas pelo aplicativo, basta você clicar no processador (cpu core 3, é o que deve aparecer pra você, já que um core fica reservado para a GPU), clica nele e a barra (loght, médio,full) será de controle dele, não irá interferir na GPU (achismo da minha parte, não estou com folding no pc agora pra ver se é isso mesmo) em todo caso, acho que clicando com o botão direito do mouse, deve aparecer em qual uso você quer deixar. Tente isso primeiro...

 

3- No folding, infelizmente acho que nada, se fosse o caso da sua gpu principal ser AMD, daria pra usar ela como sua placa principal e deixando a outra foldando, sem ter problemas de conflito com o folding. (seria como usar a onboard normalmente enquanto a placa principal estaria ocupada e sem causar interferência no uso de ambas).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

em light só o processador funciona, e quando esta o sistema em idle

em medium, o processador funciona direto... idle ou não idle. A gpu irá funcionar quando em idle... na minha não funciona

 

em full... é full.

 

Veja aqui como aplicar as flags

Teria a flag:

Citação

 <cpu-usage v='100'/>

 

Mas não testei ela ainda.

 

3) cara... olha o pessoal até que tá conseguindo... que eu me lembre. O drama é o opencl-nvidia. Esse falta muitas vezes, tanto no pinguim quanto no windows.

 

Quem quiser aventurar-se, eis todas as flags do cliente V7

https://foldingforum.org/viewtopic.php?f=67&t=18187

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Boris_The_Blade @ilkyest Achei uns comentários em fóruns gringos de usuários que fizeram uma gambiarra com um driver específico e conseguiram foldar com a HD 4670, mas essa era a única placa de vídeo no sistema deles. Será que isso funcionaria na minha situação?

 

9 horas atrás, ilkyest disse:

Teria a flag:  <cpu-usage v='100'/>

E isso funcionaria selecionando o slot da placa de vídeo também? Desculpe, ainda estou em processo de aprendizado com isso... Basta escrever, digamos, 65% e ele ficará limitado a 65%?

adicionado 12 minutos depois

Ah, e tem como fazer até a HD 4600 integrada foldar? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Boris_The_Blade Realmente, eram tópicos mais antigos... O mais recente deles de 2012.

 

No mais, e se eu comprasse uma placa com refrigeração passiva como a GT 730? Pensei em usar pro folding e PhysX dedicado. Não vai fazer barulho e gasta pouca energia. Uma placa low-end dessas faz alguma pontuação decente no folding? Digo, ao comparar com meu Core i5-4670K, por exemplo.

 

Estive olhando uma dessas: https://www.zotac.com/us/product/graphics_card/gt-730-1gb-zone-edition

 

A memória ajuda no Folding? Pagar a mais pela versão de 2GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 22/10/2016 às 07:46, Foxwalt disse:

uma placa com refrigeração passiva como a GT 730? Pensei em usar pro folding e PhysX dedicado

 

Essa que você postou tem 384 cudas,  deve render uma pontuação razoável (essa da imagem é uma mobile, com clock menor...e faz 8300k PPD) 

 

Quanto ao physX, não sei, mas acho que a sua 760 é forte o bastante pra rodar essa API...mas talvez ajude utilizar uma placa dedicada.

core17_gt730m.GIF

 

 

Em 22/10/2016 às 07:46, Foxwalt disse:

Uma placa low-end dessas faz alguma pontuação decente no folding? Digo, ao comparar com meu Core i5-4670K, por exemplo

um i5 usando o browser, deve fazer algo por volta dos 18/20k de ppd no SMP do cliente do aplicativo deve ficar por volta dos 13/14k pdd...mas gastando mais energia que a placa de vídeo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
31 minutos atrás, Boris_The_Blade disse:

Essa que fosse postou tem 384 cudas, é deve render uma pontuação razoável (essa da imagem é uma mobile, com clock menor...e faz 8300k PPD) 

Acho que considerando a de desktop devo conseguir algo acima de 10.000 PPD então. Ué, até que parece interessante.

 

32 minutos atrás, Boris_The_Blade disse:

Quanto ao physX, não sei, mas acho que a sua 760 é forte o bastante pra rodar essa API...mas talvez ajude utilizar uma placa dedicada.

Sim, isso seria secundário, achei apenas que poderia vir a ser útil para isso também. 

 

38 minutos atrás, Boris_The_Blade disse:

um i5 usando o browser, deve fazer algo por volta dos 18/20k de ppd no SMP do cliente do aplicativo deve ficar por volta dos 13/14k pdd...mas gastado mais energia que a placa de vídeo

Eu fico lendo PDF... É "usar um leão para matar formiga". Daí aproveito pra foldar.

 

A GT 730 eu deixaria, a princípio, foldando o tempo todo em que o computador estivesse ligado. O processador enquanto eu puder fazer minhas tarefas sem ser atrapalhado (inclusive enquanto jogo) e a GTX 760 muito raramente quando o barulho não incomodar (fora o fato da minha Gigabyte "beber" um bocado de energia).

 

power_maximum.gif

 

Como eu queria que fosse possível definir um uso limite para placas de vídeo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Correr Ah, mas aí é bem mais caro e ela vai ser provavelmente igual ou melhor que minha placa principal atual. Não planejo trocar a GTX 760 tão cedo já que, apesar de alguns contras, ela ainda apresenta desempenho extremamente sólido nos jogos (fico até surpreso).

 

E o problema é que enquanto jogar a placa de vídeo vai ser intensamente usada e não pode foldar, e enquanto estudar ela faz barulho e incomoda (fora o consumo de energia). Queria começar escolhendo uma plaquinha secundária com refrigeração passiva mesmo para deixar foldando direto. 

 

Será que alguma versão futura do folding vai permitir limitar o uso da placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
27 minutos atrás, ilkyest disse:

Acho que essa limitação não virá mais

Eu tinha lido que a maneira que o Folding fazia isso antigamente era em ciclos de carga total/sem carga, o que definitivamente não é "saudável" para uma placa de vídeo. Isso realmente é ruim de usar, mas pensei na possibilidade de chegarem a um ponto em que consigam desenvolver uma limitação real, talvez por evolução das APIs, arquiteturas e drivers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 23/10/2016 às 20:03, Foxwalt disse:

Será que alguma versão futura do folding vai permitir limitar o uso da placa de vídeo?

 

Talvez uma limitação na prioridade de uso possa rolar, se eu não estiver delirando, acho que  o Bruno usa uma 1070 e consegue foldar e jogar ao mesmo mas isso faz o rendimento da gpu cair muito pois o windows dá prioridade para o game.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a NVidia a 1050ti é para chegar aqui no brasil custando 750 temers ou menos, mas melhor esperar para ver.

 

Se eu for me basear na 750ti (EVGA GTX 750Ti FTW w/ ACX) que tenho, mesmo possuindo 2 fans e soltando o folding em full ninguém em minha casa ouve a placa girar. Óbvio que uma placa "mais gamer" pode fazer mais barulho pelo simples fato de entregar mais potência e precisar de um fan mais agressivo para dissipar o calor. Mas para uma placa média (como as GTX _50) 1 fan é pedir barulho em excesso em determinadas situações (como reclama na hora dos jogos um amigo que possui uma gtx 750ti de 1 fan), mas com 2 fan é silêncio garantido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 25/10/2016 às 10:59, Boris_The_Blade disse:

Talvez uma limitação na prioridade de uso possa rolar, se eu não estiver delirando, acho que  o Bruno usa uma 1070 e consegue foldar e jogar ao mesmo mas isso faz o rendimento da gpu cair muito pois o windows dá prioridade para o game.

Digo, poder limitar estando a placa de vídeo inicialmente em idle mesmo.

 

@Correr Aqui minha GTX 760 faz um barulho considerável quando vai a 100%... É o modelo da Gigabyte Windforce com três fans. Pensei na possibilidade de fazer underclock e undervoltage quando for foldar... Será viável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Posso separar processamento de CPU e GPU no folding@home?
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...