Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração para oc


Posts recomendados

Bom dia Galera do Clube do Hardware 

 

Tenho um FX6300 e a placa-mãe ga 970a d3p, pretendo fazer um overclock futuramente nesse CPU para rodar uma placa de vídeo mais robusta, porém estou em dúvida sobre a refrigeração para ele, coloco um aircooler ou um watercooler? tenho a disposição uns 200 a 300 reais para gastar. 

 

No aguardo, Abraços a todos. 

 

@AmarildoJr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Estava pensando nisso também, o meu é um aerocool GT black edtion, muito pequeno, quando montei esse pc achava que o gabinete não era muito importante então comprei um barato, mas tive dificuldade na hora de montar, e agr que quero da rum up vejo que se for colocar um aircooler muito grande não vai caber, e não sei se ele tem suporte para WC, estou até pensando em trocar ele também, se for preciso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando para o manual dele não vejo espaço para um watercooler.Explico: a saída da ventoinha de 120 traseira ficaria obstruída pelo radiador do WC. A opção vai ser por um aircooler.

Mesmo assim teria que ver se na MB não vai ter interferencias( se for daquelas mATX, e dependendo da altura das memórias podem atrapalhar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX e se no lugar da ventoinha traseira eu colocar o watercooler e essa ventoinha eu coloca-la na lateral da tampa? 

 

adicionado 3 minutos depois

@Hugh Laurie mas eu coloco ele atras da ventoinha traseira? estou pensando em fazer uma adaptação e instalar esse watercooler em cima, se a mangueira der comprimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

a saída da ventoinha de 120 traseira ficaria obstruída pelo radiador do WC.

 

Você quer dizer que o water cooler ocuparia o espaço da ventoinha de exaustão? O water cooler fará o mesmo papel da ventoinha de exaustão - tirar o ar do gabinete. Se fosse assim, os water coolers de 120 não poderiam ser instalados atrás.

 

@Camporez não compre o H55. Ele é bem simples e vem com ventoinha de 3 pinos. Vai rodar no talo o tempo todo e fazer barulho. Melhor então seria um Maelstrom 120T.

 

O seu gabinete só aceita CPU coolers de até 158mm, o que elimina as melhores opções de air cooler. Pode comprar um Gammaxx S40 ou um Frio Silent 12, mas não será a mesma coisa que um air cooler mais forte. Mas talvez dê para chegar aos 4.5Ghz, Só não é garantido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, PedraX disse:

Com essa MB pode instalar tranquilo qualquer modelo de aircooler.Eu recomendaria a Hyper T4, mas tem uns maiores(e mais caros)

 

O T4 não é recomendado para o soquete AMD. Ele só monta para o teto. Nem grelha superior o GT tem. E a maioria dos fans não funciona idealmente na horizontal. Os maiores também não vão caber, pois o gabinete dele só aceita coolers de até 158mm.

 

@Camporez o Maelstrom 120T deve ficar na faixa do Thermaltake L32 (que não cabe no seu gabinete) neste teste. Ou seja, um pouco mais fraco do que o H60 e o Maelstrom 120 (que está por $290). Pode tentar também o Seidon 120v. O H60 está por 300 na Terabyte.

 

Eu ficaria entre o Maelstrom 120T, Maelstrom 120 e Corsair H60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX  @Contiusa  desculpe mas vocês estão em deixando confuso, qual desses coolers são mais eficientes para o oc do FX6300, o T4 tem 152mm então cabe no meu gabinete,  o Gammaxx S40 tem 143 mm, o Frio Silent 12 tem 140, então posso colocar algum desses aircoolers né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Camporez disse:

@PedraX  @Contiusa  desculpe mas vocês estão em deixando confuso, qual desses coolers são mais eficientes para o oc do FX6300, o T4 tem 152mm então cabe no meu gabinete,  o Gammaxx S40 tem 143 mm, o Frio Silent 12 tem 140, então posso colocar algum desses aircoolers né? 

 

Esquece o T4, ele não monta direito no seu soquete (como eu falei aí em cima).

 

O Gammaxx S40 e o Frio Silent cabem. Mas não sei se dá para fazer um over muito forte, porque vai depender do Vcore que cada chip alcança. Os water coolers tem uma margem a mais de refrigeração. Você pode dar uma pesquisada em OC de FX e ver até que ponto eles pedem uma refrigeração mais forte. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

5 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Esquece o T4, ele não monta direito no seu soquete (como eu falei aí em cima).

 

O Gammaxx S40 e o Frio Silent cabem. Mas não sei se dá para fazer um over muito forte, porque vai depender do Vcore que cada chip alcança. Os water coolers tem uma margem a mais de refrigeração. Você pode dar uma pesquisada em OC de FX e ver até que ponto eles pedem uma refrigeração mais forte. 

@Contiusa Agora você abriu minha mente kkkk

Estou lendo o tópico que me mandou, não estou querendo custo/benefício e sim um desempenho (desde que fique na margem de preço que citei logo acima) que segure o OC do Fx6300, estou pesquisando aqui no fórum sobre o OC deste CPU. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É recomendado sim:http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-air-cooler/hyper-t4/

Sei lá Contiusa, o gabinete é pequeno, watercoolers costumam ser barulhentos e só em caso de Over extremos tem a indicação de WC.

Eu uso o Hyper 212(bem velhinho) e com meu i7 nunca passa de 40 graus.

Acho que tudo isso deve ser levado em consideração, pois estamos falando de um FX6300 e não de um monstrão como um FX 8320 ou maiores.

Minha opinião é essa.

Mais tarde, se for montar outro PC mais potente, aí sim, compre um gabinete mais adequado e pode colocar qualquer modelo de WC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PedraX disse:

 

Escute os outros. Não é recomendado, não. Ele só monta para cima. O gabinete dele sequer tem abertura em cima. Pela foto do manual dá para ver que ele fica atravessado nas memórias (para cima). 

 

 

12 minutos atrás, Camporez disse:

 

@Contiusa Agora você abriu minha mente kkkk

Estou lendo o tópico que me mandou, não estou querendo custo/benefício e sim um desempenho (desde que fique na margem de preço que citei logo acima) que segure o OC do Fx6300, estou pesquisando aqui no fórum sobre o OC deste CPU. 

 

 

Cara, nada contra. Eu ficaria então entre o Maelstrom 120 e o H60. Os dois estão abaixo de 300 reais. Como o colega aí citou, o FX-6300 não é dos que esquenta mais, só que o Vcore é uma loteria. Você pode até ter dado sorte de ter pegado um chip bom que faz OC de 4.6Ghz em um air cooler mais fraco, mas pode não ser assim. Então, se você quer aqueles 0.1Mhz a mais de over, vá com os water coolers. 

 

@PedraX uma foto do manual do T4 para você entender:

 

 

hypert4amd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Contiusa disse:

Cara, nada contra. Eu ficaria então entre o Maelstrom 120 e o H60. Os dois estão abaixo de 300 reais. Como o colega aí citou, o FX-6300 não é dos que esquenta mais, só que o Vcore é uma loteria. Você pode até ter dado sorte de ter pegado um chip bom que faz OC de 4.6Ghz em um air cooler mais fraco, mas pode não ser assim. Então, se você quer aqueles 0.1Mhz a mais de over, vá com os water coolers. 

Pois é, penso da mesma forma, quero ter um bom desempenho e ter uma margem de segurança para o OC, e sendo um WC de boa qualidade posso usar em CPU's em futuros upgrades. 

 

Obrigado ai pelas dicas @Contiusa @PedraX @Hugh Laurie 

 

Agora só esperar aquela black Friday no final de novembro para comprar alguns Hardwares hehe 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PedraX disse:

não ví que mudaram o sistema de montagem do T4, mas mesmo assim tem o 212 EVO que é bem mais simples de montar, um pouco mais caro mas bem eficiente:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-hyper-212-evo-da-cooler-master/2390

Em relação aos water cooler esse 212 EVO é barato, mas tem o mesmo desempenho que os water cooler citados acima pelo @Contiusa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Camporez disse:

Em relação aos water cooler esse 212 EVO é barato, mas tem o mesmo desempenho que os water cooler citados acima pelo @Contiusa

 

Nem de perto. Nos testes que eu linquei você pode ver que eu testei o Hyper 212X, que é o modelo mais novo da linha 212 vendido aqui e tem especificações iguais, com o mesmo fan do Evo. Ele é 6ºC mais quente do que o Maelstrom 120 / H60 na média em tempo real. Na máxima média chega a 7ºC. Isso é um abismo em termos de desempenho.

 

São duas categorias completamente diferentes de coolers.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...