Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração para oc


Posts recomendados

1 hora atrás, Camporez disse:

@Contiusa achei um H55 por um preço bacana aqui na olx, o cara disse que usou só durante 1 mês, ele tem o desempenho parecido com o H60, será que ele vai suprir minhas necessidades?  

 

Ele provavelmente quer vender porque é barulhento. Como eu já disse, fan de 3 pinos. Você vai ter que rodar ele no máximo o tempo todo. Também deve ser um fan bem mais ou menos, tipo OEM legal. Eu não conheço o H55, mas acho arriscado. Ele já é um projeto antigo que não parece ter passado por revisões. O problema é que se você não gostar do barulho dos fans você vai ter que gastar 50 pratas em um bom fan PWM. 

 

Faça as contas. Ele quer vender por quanto? Mas ele vai ser mais fraco do que o H60 e o Maelstrom 120. A bomba também é Asetek, um pouco mais fraca do que a bomba do H60 (CoolIT). Para gastar 200 reais em um water cooler usado e um fan novo, compre o Maelstrom 120T que será melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Com 200-300 reais você compra um aircooler médio. Não sei se o mesmo pode ser dito de um watercooler.

Só sei que o melhor aircooler é quase tão bom quanto o melhor watercooler, a diferença é muito pequena (entre 2 e 5 graus, pelo que lembro).

 

Eu acho que não é bem assim. Primeiro que o gabinete dele não cabe um air cooler decente. Se for para trocar de gabinete e comprar um air cooler, é mais jogo e mais barato colocar logo um H80i. Muito pouca gente leva em consideração o espaço para um air cooler bom na hora de comprar o gabinete. Mesmo fabricantes como a Corsair fazem poucos gabinetes com por exemplo 180mm de espaço para um cooler.

 

E os air coolers não estão tão bem na fita assim. Air coolers muito bons como o Lucifer V2 e o "lendário" NH-D14S da Noctua não conseguem passar water coolers de entrada como o H60 e o Maelstrom 120. Isso no soquete LGA 115X. Eu não consigo imaginar um NH-D15 à frente de um H100i. A menos que os radiadores de 240 e 280 não deem ganho praticamente nenhum em relação aos de 120, mas acho difícil. O mais provável é que o NH-D15 empate ou fique ligeiramente atrás do H100i. Mas eu tive várias surpresas nos testes, até air cooler de 3 heatpipes andando próximo do NH-U14S, então tudo pode acontecer.

 

A vantagem do air cooler é a (falta) de manutenção e o silêncio. Eu preferiria mil vezes um Lucifer V2 ou NH-U14S do que um H60, mas tem quem não se preocupe com barulho. Tem também os water coolers AIO custom, como o EK-XLC Predator 280, com radiador bem mais grosso e de cobre, que não é tão absurdamente mais caro se levarmos em conta que ele tem fans tão bons ou melhores do que os Noctua e dá opção para resfriar a VGA também.

 

Water cooler parece estar sempre um passo ou dois à frente dos air coolers. E nem falamos de water cooler 100% custom. Mas eu só vou poder afirmar isso a hora que eu testar um H110i e, quem sabe, um NH-D15.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

Eu acho que não é bem assim. Primeiro que o gabinete dele não cabe um air cooler decente. Se for para trocar de gabinete e comprar um air cooler, é mais jogo e mais barato colocar logo um H80i. Muito pouca gente leva em consideração o espaço para um air cooler bom na hora de comprar o gabinete. Mesmo fabricantes como a Corsair fazem poucos gabinetes com por exemplo 180mm de espaço para um cooler.

Pois é, eu confesso que nem vi qual o gabinete dele, pois estou muito ocupado ultimamente. Mas não acho que isso seria um problema, até os aircoolers grandalhões costumam ter espaço em gabinetes comuns. Mas há casos onde o design da placa-mãe impede, pois a placa de video fica mais perto do processador.

Tem que ver as memórias também, aquelas com dissipadores grandes (como as Corsair Vengeance) podem atrapalhar.

 

agora, Contiusa disse:

E os air coolers não estão tão bem na fita assim. Air coolers muito bons como o Lucifer V2 e o "lendário" NH-D14S da Noctua não conseguem passar water coolers de entrada como o H60 e o Maelstrom 120. Isso no soquete LGA 115X. Eu não consigo imaginar um NH-D15 à frente de um H100i. A menos que os radiadores de 240 e 280 não deem ganho praticamente nenhum em relação aos de 120, mas acho difícil. O mais provável é que o NH-D15 empate ou fique ligeiramente atrás do H100i. Mas eu tive várias surpresas nos testes, até air cooler de 3 heatpipes andando próximo do NH-U14S, então tudo pode acontecer.

Exatamente. Eu consigo facilmente ver o Noctua passando o H100i, hehehehe. Mas todo o resultado tem lá seus poréns, raramente é algo realmente científico. O importante nesse caso é que um air cooler de 80 dólares tá praticamente empatado com um watercooler de 100. Se isso não é estar bem na fita, rsrs.

Então pra mim fica claro que watercooler raramente tem vantagem, ainda mais quando o orçamento é mais apertado. Na minha opinião, watercooler é mais usado como "exibição" do que "é melhor". Pela forma que os "fanboys" de watercooler falam, parece que eles conseguem 30-40 graus de diferença do que os air, o que obviamente não é verdade.

 

 Se for botar na balança: preço, barulho, e principalmente risco de falha (bomba falhar ou o sistema líquido vazar, o que pode ferrar placa-mãe, processador, e placa de vídeo - e talvez fonte, se ela tiver embaixo), a vantagem ainda é do Aircooler. A não ser, claro, que o usuário não se importe em gastar mais e se arriscar mais só por 1 ou 2 graus, coisa que pode ser fácilmente atingida com uma pasta térmica diferente ou até mesmo aumentando um pouco a rotação do FAN dos aircooler (fan esse que é a única fonte de barulho e de falha).

 

Mas claro, tudo depende do computador, teria que ver se esse cooler é compatível com o computador do OP.

agora, Contiusa disse:

A vantagem do air cooler é a (falta) de manutenção e o silêncio. Eu preferiria mil vezes um Lucifer V2 ou NH-U14S do que um H60, mas tem quem não se preocupe com barulho. Tem também os water coolers AIO custom, como o EK-XLC Predator 280, com radiador bem mais grosso e de cobre, que não é tão absurdamente mais caro se levarmos em conta que ele tem fans tão bons ou melhores do que os Noctua e dá opção para resfriar a VGA também.

Interessante. Não conhecia esses modelos. Obrigado!

 

agora, Contiusa disse:

Water cooler parece estar sempre um passo ou dois à frente dos air coolers. E nem falamos de water cooler 100% custom. Mas eu só vou poder afirmar isso a hora que eu testar um H110i e, quem sabe, um NH-D15.

Aqui tem um teste bem completo: http://www.relaxedtech.com/reviews/noctua/nh-d15/8

 

Dá pra ver que nem há comparação quando o assunto é barulho hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Citação

até os aircoolers grandalhões costumam ter espaço em gabinetes comuns.

 

Justamente o contrário. A realidade aqui do fórum é clara que a maioria dos gabinetes tem limitações para coolers acima de 165mm (o filé dos air coolers começa em geral acima dos 165mm). Muitos sequer aceitam coolers acima de 150mm. 

 

Citação

 

Fala sério, vai :lol::):D H80i 2ºC mais frio do que o Hyper 212??? Só o H60 é 8ºC mais frio do que o Hyper 212 nesse over de 4.6Ghz no mesmo i7-3770K que eu tenho. O H80i será mais de 10ºC mais frio do que o Hyper 212. NH-U14S 2ºC mais frio do que o H80i em performance mode? Ele sequer passa o H60. Chega a ser engraçado esse teste.

 

A realiade é que 99% dos testes ou são tendenciosos, ou feitos com metodologia errada ou até com dados inventados. Eu vejo muitos resultados de coolers com push pull que eles simplesmente parecem 'subtrair 2ºC' do resultado. Duvido muito que eles realmente testaram. Esses "supostos 2ºC" de ganho no push pull estão em praticamente todos os sites de reviews. Mas esses 2ºC não é o que eu vi na prática de 90% dos coolers que eu testei. 

 

Testes com números inteiros também indicam "números imprecisos", como você pode ver em um teste que eu fiz de oscilação de temperatura: 

 

Ou seja, quem leva em consideração a máxima, ou até a máxima média, vai invariavelmente trocar coolers de posição sem querer, ou pastas térmicas. Seria preciso fazer pelo menos seis testes seguidos e tirar uma média para que a máxima tivesse uma variação de 0,5ºC ou menos. O ideal mesmo é uma variação de 0,2ºC. Isso a pessoa tendo um bom termômetro com sonda para colocar no intake do fan.

 

Depois tem a montagem e a famosa folga do backplate dos water coolers da Corsair. Nenhum site de review menciona isso. Aí você vê um H80i comendo poeira do NH-U14S, ao lado de coolers como o Hyper 212, e você pensa... "Será que o cara instalou, viu a folga e testou assim mesmo de malandragem para punir o fabricante?". Considero um disserviço ao público entusiasta. Será que ninguém viu isso? Vários posts na internet mencionando a folga.

 

Não foi à toa que eu comecei a testar os coolers. Foi justamente porque não dá para confiar na maioria dos testes que se encontra na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

Justamente o contrário. A realidade aqui do fórum é clara que a maioria dos gabinetes tem limitações para coolers acima de 165mm (o filé dos air coolers começa em geral acima dos 165mm). Muitos sequer aceitam coolers acima de 150mm. 

Essa pode ser a realidade aqui do fórum, mas a realidade para o exterior é outra. Além, claro, do fato de que eu posso ter visto artigos e videos diferentes dos que você viu. É por isso que divergimos nesse assunto ;) Não há muito o que debater aqui.

 

agora, Contiusa disse:

Fala sério, vai :lol::):D H80i 2ºC mais frio do que o Hyper 212??? Só o H60 é 8ºC mais frio do que o Hyper 212 nesse over de 4.6Ghz no mesmo i7-3770K que eu tenho. O H80i será mais de 10ºC mais frio do que o Hyper 212. NH-U14S 2ºC mais frio do que o H80i em performance mode? Ele sequer passa o H60. Chega a ser engraçado esse teste.

Pode achar engraçado, é um direito seu, mas não é só esse teste que confirma.

 

http://www.overclock.net/t/1610396/noctua-nh-d15-vs-corsair-h100i-v2-my-comparison-and-my-little-test

 

Esse video mostra que o Noctua se saiu melhor que um H105. Mas não sei qual é o melhor entre o H100i ou 0 H105.

 

E tem o teste do Overclock3d também, que mostra o Noctua apenas 2 graus atrás do H100i.

 

Dentre dezenas de outros. Basta pesquisar "NH-D15 vs h100i".

 

Não estou desmerecendo seus testes e nem sua opinião, apenas salientando que, segundo vários outros testes, não há muita vantagem em se ter watercooler. De 39 pra 42, isso é risível, ainda mais com todo aquele esquema de bomba, mangueiras, fluido, preço mais alto, ruído alto, risco de  perder componentes se vazar, etc. Pra mim, gastar mais num watercooler pra ter 2-3 graus a menos é burrice, é perfumaria, exibição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

42 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Esse video mostra que o Noctua se saiu melhor que um H105. Mas não sei qual é o melhor entre o H100i ou 0 H105.

 

E tem o teste do Overclock3d também, que mostra o Noctua apenas 2 graus atrás do H100i.

 

A questão é que você acabou de (se) provar que esses testes não valem nada. O que você escreveu aí em cima é uma contradição total. O H105 tem radiador de 38mm, enquanto o H100 tem radiador de 27-30mm. Ou seja, o H105 é para o H100 o que o H80 é para o H60 - uma versão com radiador bem mais grosso.

 

Ou seja, desconsidere (mesmo) os dois testes aí de cima que você lincou e mais alguns, especialmente esses testes de usuários que postam uma foto do stress test e dizem: "Ah, ganhei 6ºC com o cooler novo".

 

Entendeu o tamanho do problema? Eu pesquisei todos esses coolers, e praticamente todo teste possível, porque eu tenho pesquisado todos eles há uns de 5 anos para trocar o meu Zalman 9900NT. Há um ano eu troquei pelo NH-U14S. Acontece que eu testei uma dúzia de air coolers e water coolers e voltei para o meu velho e bom 9900NT :P Os testes que eu fiz não foi de brincadeira. Eu desenvolvi uma metodologia durante meses para começar os testes e investi em termômetros, fans, pastas térmicas, tempo de pré-testes, etc.

 

Muito provavelmente eu vou testar o H110 e o NH-D15 em 2017. Aí eu vou saber (e eu digo eu / individualmente) onde estão exatamente, e eu digo exatamente, os water coolers H110, H100, H105 e o air cooler NH-D15 (possivelmente o Assassin II) na equação.

 

Se a roda viva permitir, é claro :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

A questão é que você acabou de (se) provar que esses testes não valem nada

Só porque há algumas inconsistências (parte com os seus resultados)? Todos os testes que eu vi, não importa a fonte, mostram que o NH-D15fica praticamente empatado com os melhores watercoolers. Leia o que eu disse lá em cima: "Só sei que o melhor aircooler é quase tão bom quanto o melhor watercooler, a diferença é muito pequena (entre 2 e 5 graus, pelo que lembro)"

 

A minha posição continua de pé.

 

agora, Contiusa disse:

Ou seja, desconsidere (mesmo) os dois testes aí de cima que você lincou e mais alguns, especialmente esses testes de usuários que postam uma foto do stress test e dizem: "Ah, ganhei 6ºC com o cooler novo".

E vamos todos confiar só no Contiusa, porque só os testes dele e que concordam com ele que são verdadeiros :thumbsup: Desconsiderem todo o resto, rsrsrsrs. (sei que você não falou isso, mas é o que parece. Desculpa mesmo hehehehehe).

 

agora, Contiusa disse:

Os testes que eu fiz não foi de brincadeira

Isso implica que todos os testes que te contrariam foram "de faz de conta"?

 

agora, Contiusa disse:

Eu desenvolvi uma metodologia durante meses para começar os testes e investi em termômetros, fans, pastas térmicas, tempo de pré-testes, etc.

Tudo bem, acho ótimo. Essa é a sua versão dos testes, não desmereço ela. Há vários testes pela internet,  e o usuário decide em quais vai confiar.

 

agora, Contiusa disse:

Muito provavelmente eu vou testar o H110 e o NH-D15 em 2017. Aí eu vou saber (e eu digo eu / individualmente) onde estão exatamente, e eu digo exatamente, os water coolers H110, H100, H105 e o air cooler NH-D15 (possivelmente o Assassin II) na equação.

 

Se a roda viva permitir, é claro :)

Hehehehe. Tudo bem. Por favor faça ;) E me marque também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau... 

Não era essa a intenção do tópico mas deu para aprender muita coisa, obrigado aos dois @Contiusa

@AmarildoJr.

Treta.jpg

 

Conclui que existem tanto WC bons como AC bons também, porém tenho que levantar algumas questões, estou rejeitando a ideia de aircooles pois os top são muito grandes e não cabem no meu gabinete, e pensando em um WC intermediário para que fique dentro do meu orçamento, vou esperar até final de novembro para achar alguma promoção boa. 

 

Valeu ai e abraço a todos!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr

11 horas atrás, AmarildoJr disse:

Só porque há algumas inconsistências (parte com os seus resultados)?

 

Cara, foi você que postou os dois links :P:):D a inconsitstência é de você com você mesmo. Ou eu preciso explicar isso também?

 

Por favor, me deixe fora dessa bagunça que você está 'pesquisando'. Eu não tenho nada com isso.

adicionado 2 minutos depois

 

O que não quer dizer que eu estou dizendo que o H100i e o NH-D15 estão aqui ou ali na escala de coolers. Eu só estou dizendo que eu só vou saber o dia que eu testar o H110 e o NH-D15. Que isso fique bastante claro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que que é válido dizer que os water coolers por natureza dissipam melhor o calor do que os aircoolers. E não acho que um air cooler top iguale um WC top não. Pelo que tenho visto nos testes em geral, um air cooler high-end iguala no máximo um WC mid-end. 

 

Mas eu particularmente prefiro um bom air cooler com fans de 140mm do que um WC, devido a praticidade. Os WC são muito complicados, muitos detalhes que podem dar errado. Bomba, Radiador, tubos... O cara deve ficar meio neurótico olhando todas essas coisas, barulhos etc. E a quantidade de relatos de RMA pra water coolers assusta. Cada marca parece ter um problema diferente...O air cooler você coloca e esquece que existe. 

 

A maioria compra pelo hype, pra mostrar pros amigos. No geral acho que WC só vale a pena mesmo pra entusiasta high-end que não tem problema em gastar no PC, ou pra quem quer fazer OC extremo.

 

A real vantagem que vejo nos WC, é para pessoas que tem gabinete pequeno. Porque em alguns casos, mesmo que o cara consiga colocar um air cooler grande no gabinete pequeno, se esse mesmo gabinete não tiver um bom fluxo de ar, o air cooler não será suficiente pra por o ar quente pra fora propriamente, gerando calor dentro do gabinete. E nesse caso o water cooler tem a vantagem de conduzir melhor o calor pra fora do gabinete. Eu sei porque tenho 2x fans de 140mm na parte frontal, e quando os filtros frontais estão muito sujos a temperatura da CPU aumenta drasticamente, coisa de 5º em stock.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

Cara, foi você que postou os dois links :P:):D a inconsitstência é de você com você mesmo.

Não sei onde. O que eu falei inicialmente, e continuo falando até agora, é que "o melhor air cooler chega bem perto ou melhor que o melhor water cooler". Essas inconsistências de "H60 com tal aircooler" pra mim pouco importa, porque como disse, não há como verificar o método usado por qualquer um, não há uma maneira realmente científica de se provar qual o melhor, o que dá pra ver é a consistência dos resultados de quem faz os testes. O que importa pra mim é que a maioria esmagadora dos testes mostra que o melhor aircooler não perde muito ou chega igual a o melhor watercooler. Se pra você, com seu equipamento, com seu método, deu resultados diferentes dos que eu citei e de tantos outros que se confirmam, ótimo, é mais um pra botar na lista, mas não passa disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 horas atrás, Ryudo disse:

Pelo que tenho visto nos testes em geral, um air cooler high-end iguala no máximo um WC mid-end. 

 

Nos fóruns internacionais, onde os water coolers custom são muito populares, eles consideram os water coolers de loop fechado de entrada. Ou seja, para eles um H110 seria um water cooler de entrada.

 

Mas aí o buraco é mais embaixo. Mas os AIO da EKWB são interessantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...