Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena upgrade de fx 6300 para fx 8370e


megadets

Posts recomendados

Então galera, to com um pc com o fx 6300 e com o lanamento da linha zen imagino que os processadores fx vão ficar bem mais em conta, então minha pergunta e vale a pena trocar o fx 6300 pelo fx 8370e ou outro modelo se os preços realmente baixarem ou a diferença vai ser muito pequena e não vale o investimento. Se quiserem ver meu pc completo ta ali do lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma diferença boa, e a primeira delas é que o 8370e é muito melhor de OC. Eu Sei porque já testei os 2, e tenho o 8370e. Outra coisa é que o 8370e só vale a pena se estiver disposto a fazer overclock. Nesse caso, se você não estiver com nenhum upgrade em vista e o preço dos FX der uma boa caída, acho que vale o upgrade sim.

 

Em alguns jogos, dependendo da GPU e do jogo o desempenho vai ser parecido sim. Porque em alguns jogos os núcleos não fazem muita diferença e mesmo um i5 2500k pode ter desempenho semelhante a um 6700k. Sendo que esses testes são tendenciosos, as vezes um zoom numa arma ou uma olhada pro sol em um jogo, um mapa diferente já é o suficiente pra alterar a FPS, mas o cara que faz o teste roda o jogo num lugar leve onde os 2 tem praticamente o mesmo desempenho, ou por malícia ou por ignorância. Fora stutters em certas partes que dependo do jogo vão ocorrer com mais frequência em processadores com menos núcleos. Witcher 3 por exemplo no vídeo abaixo, tudo parece legal com o FX 6300, até o cara resolver pegar o cavalo no fim do vídeo.

 

Pessoal aqui tem um certo ódio pela AMD e está condicionada a responder dessa forma. Então recomendo que pesquise na neweeg, amazon, Redit, foruns e outros sites de venda, o que outras pessoas que fizeram upgrades parecidos 6300 pra 8320,8350,8320e,8350 8370 e 8370e, tem a dizer.

 


 

 

CPU_01.png

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, megadets disse:

@Ryudo pois é também tenho impressão que o povo tem um rage contra amd, tenho um i5 da quarta geração no meu notebook e sinceramente não da nem pra comparar com o fx 6300 ele é muito mais lento. 

 

Na verdade não dá pra comparar processadores de notebooks com processadores pra desktop. Os de notebooks são geralmente capados. Normalmente esses i5 de notebook tem apenas 2 núcleos e 4 threads, diferentemente do i5 de desktop que tem 4 núcleos físicos. Ou seja, são na verdade um i3. O do meu notebook por exemplo i5 3230M, é um processador bem rápido, mas na realidade é um i3 disfarçado. 

 

Mas o rage é real, e muita gente sai repetindo coisas por ai sem nunca nem ter visto um FX rodar. Pessoas usando com chipset errado.. e por ai vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, megadets disse:

@Ryudo Sim eu sei disso, mas eles dizem que os fx perdem até para os i3 em desempenho o que eu não acredito de forma alguma.

Tem testes que mostram i3 skylake ganhando dos i5 haswell em jogos. No entanto você não vê ninguém falando mal desses i5 por isso. Imagina os FX 6300 que tem uns 5 anos de diferença na idade. É uma comparação injusta. Acho que eles ainda rodam os jogos até bem demais pra idade deles. Isso acontece porque a maioria dos jogos ainda não utilizam os núcleos propriamente. Mas não quer dizer de forma alguma que um i3 é superior a um i5 ou a um FX. Pode ser em alguns jogos, mas experimenta abrir algumas coisas a mais enquanto joga, ou a fazer alguns tipos de encodes e tarefas mais complicadas, que o limite do i3 vai ser exposto. São processadores diferentes. 

 

Além disso, com exceção de um jogo ou outro, em fullHD a FPS é quase sempre parecida pra todos, o processador faz pouca diferença. Mas tem muito teste patrocinado por ai em que o cara provavelmente coloca o gráfico em low 720p e faz o teste favorecendo um ou outro.

 

Sinceramente não me vejo trocando de processador tão cedo, nem para os Zen. Pelo menos por enquanto os jogos que costumo jogar tem rodado dentro da velocidade média FPS da maioria que tenho visto no youtube e testes. E sempre procuro comparar logo com os melhores 4790k e 6700k. Já fiz alguns testes benchmark e também consegui pontuações relativamente boas. No unigine (Heaven e valley) por exemplo foi até superior um pouco a um com 6700k e mesma placa de vídeo que vi, o que deve ser um bom sinal. Ele roda suave, abre 300 coisas, sem lag, sem stutter e em temperatura relativamente baixa. Nunca teve qualquer problema de desempenho.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, megadets disse:

@Ryudo Alias você tem algum gargalo com sua vga, porque vi muitos comentários dizendo que nenhum amd roda uma 1060 sem gargalar... ainda mais se for de 6gb

 

 

Pelo menos nos jogos que joguei não senti nenhum gargalo não. Fiz um vídeo do witcher 3 com tudo no máximo incluindo hairworks e você pode comprar com outros. Fiz em mata fechada e batalhando, pois é onde acontece as maiores quedas de FPS devido aos efeitos das arvores balançando, neblina etc.

 

Gravei com o msi afterburner e ele reduz o desempenho em mais de 5fps. Ia usar o shadow que não reduz quase nada, mas ele agora tem que ter conta da nvida pra usar agora depois da ultima atualização que fiz... Depois faço isso.

 

O witcher 3 é o único jogo atual que tenho pra testar.  Mas todos os outros que testei como black ops 3 e rainbow six siege que é um lixo de jogo também rodam perfeitamente.
 

O primeiro vídeo é o meu. Só achei 3 usando a GTX 1060 com hairworks ligado e 1080p. Sendo que o do I5 6500 só vale os 30 primeiros segundos, porque depois o cara corre pra caverna e em lugares fechados a FPS dispara, sem contar que a hairworks dele tá setada em 2 ao invés de 8 como no meu e nos outros vídeos.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, megadets disse:

@Ryudo pois é também tenho impressão que o povo tem um rage contra amd, tenho um i5 da quarta geração no meu notebook e sinceramente não da nem pra comparar com o fx 6300 ele é muito mais lento. 

Um I5 de notebook quarta geração é inferior a um I3 de quarta geração de desktop.

 

9 horas atrás, Ryudo disse:

Tem testes que mostram i3 skylake ganhando dos i5 haswell em jogos. No entanto você não vê ninguém falando mal desses i5 por isso.

Eu já vi por diversas vezes usuários querendo montar kits com I5 haswell e os membros do fórum recomendando eles irem para skylake.

 

9 horas atrás, Ryudo disse:

Imagina os FX 6300 que tem uns 5 anos de diferença na idade. É uma comparação injusta. Acho que eles ainda rodam os jogos até bem demais pra idade deles.

Não sei por que injusta, não tem nenhuma outra opção da AMD no mercado que a gente possa comparar. Que eles rodam bem para a idade isso ninguém duvida, porém este fato não faz com que eles sejam melhores que os processadores da Intel.

 

9 horas atrás, megadets disse:

@Ryudo Alias você tem algum gargalo com sua vga, porque vi muitos comentários dizendo que nenhum amd roda uma 1060 sem gargalar... ainda mais se for de 6gb

Com todo respeito, esse negocio de gargalo em 90% dos casos é frescura, mesmo que seu FX 6300 dê uma gargalada, e dai? Você vai conseguir continuar jogando tranquilamente e duvido muito que esse gargalo seja percebido ou estrague sua gameplay. Seja feliz com sua placa e guarde seu dinheiro para partir para os Zen ou Kabylake.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Zucchini disse:

Um I5 de notebook quarta geração é inferior a um I3 de quarta geração de desktop.

 

Eu já vi por diversas vezes usuários querendo montar kits com I5 haswell e os membros do fórum recomendando eles irem para skylake.

 

Não sei por que injusta, não tem nenhuma outra opção da AMD no mercado que a gente possa comparar. Que eles rodam bem para a idade isso ninguém duvida, porém este fato não faz com que eles sejam melhores que os processadores da Intel.

 

Com todo respeito, esse negocio de gargalo em 90% dos casos é frescura, mesmo que seu FX 6300 dê uma gargalada, e dai? Você vai conseguir continuar jogando tranquilamente e duvido muito que esse gargalo seja percebido ou estrague sua gameplay. Seja feliz com sua placa e guarde seu dinheiro para partir para os Zen ou Kabylake.

 

Antigamente o fórum tinha regras. A primeira pergunta era qual a configuração e a segunda o quanto a pessoa pretende gastar. Agora o cara chega aqui dizendo que tem um FX, e os caras já respondem algo como, "é FX então troca tudo","assim que sair ZEN" troca, ou troca pra SKYLAKE agora. Como se todo mundo estivesse disposto financeiramente a trocar a configuração toda quando convém. Olha a primeira resposta que ele obteve lá em cima. Como assim, não vai segurar ?

Eu to usando FX agora e estou obtendo médias próximas ou até mais do que alguns testes com processadores atuais. Por isso tive o trabalho de fazer o vídeo, pra mostrar justamente isso. Se o cara ta montado do zero é uma coisa, vai na arquitetura mais atual obviamente. Mas se ele já tem uma build qualquer, é outra história...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o usuário tem orçamento limitado um FX 8320E ou FX 8370E são ótimas opções, tem tdp de 95W, menor leakeage comparado com os outros Piledriver, litografia 32nm completamente amadurecida, facilidade maior para overclock.

 

Se o usuário tem um FX 6300  e for possivel fazer overclock melhor manter o FX 6300.

 

Se tiver  mobo 970 e boa refrigeração dá para investir em um upgrade em FX 8370E, arrumando comprador para o FX 6300 já paga boa parte do que gastou no octa-core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero confirmar que o OverClock ajuda.

 

Fazendo OC de 3.5 para 4.1 já deu um bom ganho de desempenho, mas eu decidi ir além. Agora estou com 4.1 GHz e 1.22v (1.26 na BIOS, vdroop pra 1.24 e 1.22 as vezes), e não passo de 65ºC em FullLoad com cooler box - não confie muito em programas como prime95 para estressar, eles não estressam tanto quanto uma renderização no Blender ou compilação de Kernel Linux, pelo menos é o meu caso. Se puder testar renderizar uma cena no Blender, seria ótimo para ver a que temperatura chega.

 

Outra coisa: OverClock no "CPU North Bridge" e no "HT Link" de 2000 para 2420 MHz reduziu em quase 1/7 o tempo de renderização da BMW no Blender (mantendo o mesmo clock na CPU).

 

O que eu alterei na BIOS:

CPU Clock Ratio                      [x17]     4114 MHz

CPU NB Frequency                 [Auto]   2420 MHz

CPU Host Clock Control         [242] 

HT Link Frequency                 [x10]     2420 MHz

Memory Clock                         [x8]      1936 MHz

(DCT's Mode = Ganged 128 bit)

 

NorthBridge Voltage Control       +0.1v    (1.2v)

DDR3 Voltage                                1.53v

CPU Voltage Control                      1.26v

CPU NB VID Control                       1.21v (crasha com 1.19v)

 

---------------------------------

 

Ai já na outra página, "Advanced BIOS algumacoisa"

 

Load Line Control                 [Regular]

Virtualization                         [Enabled] (senão não dá pra usar VirtualBox nem QEMU)

 

Deixo C1E desabilitado, C6 State Habilitado (não faz diferença), Cool and Quiet habilitado pra economizar energia/fan/temperatura, mudo a ordem de boot, e habilito o SMART para todos HD's.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr Bem interessante, hoje vou instalar meu ssd e vou fazer um over pra ver como fica o desempenho. De refrigeração to usando o hyper t4 com a pasta original e 2 coolers da cm em sistema pull and push. Meu gabinete ventila bem acredito que não terei problemas com temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, megadets disse:

Bem interessante, hoje vou instalar meu ssd e vou fazer um over pra ver como fica o desempenho. De refrigeração to usando o hyper t4 com a pasta original e 2 coolers da cm em sistema pull and push. Meu gabinete ventila bem acredito que não terei problemas com temperaturas.

É, com refrigeração "Aftermarket" dá pra garantir ótimas temperaturas. Eu só não fui além de 4.1 porque ele se desliga hehehehe. Não vale a pena ficar instável e fritando só pra ter 400 MHz a mais. Se for pra fazer um over além disso, eu preciso de um cooler melhor, essa coisinha da AMD é péssima.

 

6 horas atrás, OCCT disse:

Não sabia que aumentar o NB e HT dava mais desempenho.

 

Vou tentar fazer isto aqui também.

Dá muito em alguns casos onde o chipset limita um pouco as coisas. Acho que quanto pior o chipset, maiores serão os ganhos de se fazer over neles.

 

3 horas atrás, drcyberjr disse:

esse over no HT, é quase um upgrade pro chipset 970 (é comum o 970 rodar o ht em 2400mhz)... nao sabia que o 760g conseguiria isso.

Se não mudar o FSB, ou seja, mudar só o multiplicador, ele não consegue chegar a 2400 por algum motivo. E também por outro motivo desconhecido, mudando o FSB de 200 pra 242 faz com que você consiga chegar a 2420 MHz com tensão de 1.21/1.23v.

 

Pra fazer over no HT quase nem precisa de tensão. Pra falar a verdade eu nunca testei com a tensão padrão (1.19v), mas eu sempre setei como +0.1v (1.2v) e nunca deu problema em 2400 MHz.

 

3 horas atrás, drcyberjr disse:

Nao foi possivel rodar em 4.1ghz so alterando o multiplicador do clock e aumentando a tensão da cpu??

Parabens pelo over.

Sim, é completamente possível. A questão é que se eu mudar só o multiplicador, não consigo deixar o CPU NB acima de 2000. Eu tentei deixar em 2200 e o HT Link em 2400, mas se o CPU NB estiver em uma frequência abaixo do HT Link ele é setado para o padrão.

 

Naqueles dias frios de inverno aqui do Sul eu consegui 4.7 GHz tranquilamente (não lembro a tensão), mas foi por pouco tempo pois ele chegava a 80ºC e fazia throttling. Isso também com o cooler box.

 

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...