Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizadores ou filtros de linha? eis a questão.


Posts recomendados

  Oi!

 Tudo certo gente? Então, como o tópico já diz, essa dúvida cruel ainda perdura, bom, irei direto ao ponto e as especificações técnicas do computador

 

Processador: i5 (alguma coisa)

Placa mãe: asus p8h61-m lx2

RAM: 12gb

Gabinete: um grande da raidmax com 2 ventoinhas integradas

Fonte: Strike X da aerocool de 1100w com PFC ativo e selo 80 plus gold

Placa de vídeo: AMD Radeon R9 390(8gb)

HD: 2 HDs de 500gb

 

 Então...

 Antigamente o computador tinha exatamente a mesma configuração, eu ligava ele no meu 3° estabilizador, porque os dois últimos torraram, mas no terceiro, o que queimou foi a fonte, uma Corsair CX 850M, então eu tirei a fonte, e remontei meu PC sem a placa de vídeo (que precisava de no mínimo uma fonte de 750w) e com uma fonte antiga de 500w, aí eu comprei uma fonte nova que é a que esta nas especificações acima, bom, enquanto o computador estava com a fonte antiga(a Corsair), ela emitia varios TICs (principalmente quando alguém ligava o chuveiro de casa), não sei o que acarreta isso ou se é um problema, enfim, com o novo computador eu resolvi comprar um bom filtro de linha que foi indicado por alguém do forum (clamper multiproteção 8) e ligar o computador direto nele, sem o estabilizador, mas hoje, eu liguei para um técnico e ele disse que com uma rede elétrica instável que é o caso da minha casa, o mais indicado é um estabilizador de qualidade (o que aparentemente os 3 que eu tinha não eram), enfim de novo, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto, desde ja agradeço a atenção, e perdão pelo texto relativamente grande

 

Valeu!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Samuel Luis A única função do estabilizador é danificar seus equipamentos, como ocorreu com a fonte de alimentação. O filtro de linha, por outro lado, agrega proteção contra surtos.

 

Portanto, não há dúvida alguma: livre-se do estabilizador imediatamente. Você deu sorte de não ter perdido mais nada.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Samuel Luis A única função do estabilizador é danificar seus equipamentos, como ocorreu com a fonte de alimentação. O filtro de linha, por outro lado, agrega proteção contra surtos.

 

Portanto, não há dúvida alguma: livre-se do estabilizador imediatamente. Você deu sorte de não ter perdido mais nada.


Faller disse uma vez e não me esqueço.

"Estabilizador é igual um zagueiro gordo, chega sempre atrasado e chutando as bolas de algum companheiro de time ...."

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Samuel Luis disse:

mas hoje, eu liguei para um técnico e ele disse que com uma rede elétrica instável que é o caso da minha casa, o mais indicado é um estabilizador de qualidade (o que aparentemente os 3 que eu tinha não eram)

 

 Existe Estabilizador de Qualidade ?? :ph34r::crazy:

 

 Se a rede é instável., o correto é verificar a fiação do imóvel.. e se for o caso substituir.... e colocar chaves seletoras separadas... ( veja com um eletricista) --

Na "minha" residência por exemplo., tenho uma chave exclusiva para o chuveiro.... uma para geladeira..... uma para o computador..... uma chave para cozinha/copa/banheiro(luz) e assim vai....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Hugh Laurie Perfeita comparação. :P

 

6 horas atrás, Samuel Luis disse:

...e remontei meu PC sem a placa de vídeo (que precisava de no mínimo uma fonte de 750w)...

Apenas corrigindo: uma fonte de 500W de qualidade já suportaria seu sistema. Se você queria aumentar a folga, que comprasse uma fonte um pouquinho acima disso. Sua fonte atual é muito exagerada, nem há palavras para descrever tamanho exagero... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ltbp_Aero_cool_1100W_general_view_8.JPG

 

strike-x1100-07.jpg

 

Resumindo, qualquer variação de tensão dentro da faixa citada é absorvida pela própria fonte.

 

Se houver um surto de tensão, não vão ser os relés do estabilizador que vão segurar esse tipo de coisa. Vão ser os varistores que estão presentes no filtro de linha (em tempo, sua fonte tem internamente um estágio de filtragem de transientes, com bobinas de ferrite, capacitores X, capacitores Y e varistor).

 

Ah, e boa sorte tentando achar um estabilizador que tenha potência adequada para segurar uma fonte de 1100 W. Se com uma fonte de 850 W já deu problemas, com uma de 1100 a coisa é ainda pior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...