Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gustavo Monteiro Gonçalves

Capacitor ideal para mini gerador

Recommended Posts

Estou montando um minigerador com um motorzinho de impressora. O motor funcionará uns 4 segundos numa rotação depois inverterá o sentido por 4 segundos também. Coloquei uma ponte de diodos para ter uma polaridade fixa na saída, mas penso que bom acrescentar um capacitor eletrolítico para normalizar a tensão. Alguém poderia me passar uma especificação para esse capacitor? e também se eu poderia acrescentar um outro componente para melhor a retificação, pois pretendo carregar 4 pilhas regarregáveis de 1,5 volts cada (A saida do motorzinho é de 7,5 volts em média, ainda não medi a corrente).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode ser acima de 2200uF/25V. A V de saída depende da velocidade de rotação.

Seja qual for o regulador de tensão pra sua pilha, haverá alguma perda. Isto pode não ser muito importante pra o momento seu. Mas nada impede você de:

-pesquise sobre a técnica MPPT (avançado d+ pro seu momento mas conhecimento a+ não faz mal...)

-colocar um regulador linear de 6V (algo como lm317)

-não dar bola pra isso agora. (Ligue direto nas suas baterias pois provavelmente a corrente é muito baixa--- "motorZINHO")

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais