Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd travando depois de clear cmos


Posts recomendados

Olá amigos,

 

~a história é meio longa, se não quiser ler no final tem um resuminhho kkkk~

 

Meu computador estava com problema de "chassis intruded". Eu pesquisei sobre o tema e descobri que precisaria dar clear cmos - pra fazer isso, eu li o manual da minha placa-mãe, mexi no jumper e aproveitei para trocar a bateria do cmos também, que eu tinha comprado há algum tempo porque o computador frequentemente perdia as configurações de data e hora. Aqui o passo a passo do que eu fiz:

      - abri o computador (desligado);

      - descarreguei a energia eletrostática segurando em uma parte metálica sem tinta do gabinete;
      - removi a placa de vídeo, porque ela fica em cima da bateria do cmos e também dos jumpers usados para resetar ele;
      - mudei o jumper para a posição que o manual da placa-mãe indicou para resetá-lo por 10 segundos e depois voltei para a posição normal dele;
      - troquei a bateria, colocando uma bateria de mesmo modelo (CR2032 de 3V) e repeti o procedimento acima;
      - liguei o PC e entrei no BIOS para configurar a data e a hora.

 

Nos primeiros 30 minutos o computador estava perfeito, resolvi o problema do chassis intruder e tudo mais. Porém, ele deu uma travada violentíssima que me fez reiniciá-lo. Depois de reiniciado, ele travou de novo e reiniciei mais uma vez. O windows fez checagem da consistência do disco rígido, encontrou problemas em um (ou alguns, não sei) clusters e ficou a noite toda reiniciando para fazer reparações. Eu tentei inclusive restaurar o sistema para um ponto no qual tudo estava funcionando bem, mas mesmo assim o computador continua travando.

 

Eu notei que quando ele trava o HD faz um barulho, parece que ele está começando a girar do zero. Depois de passar a noite toda reiniciando e tentando reparar o problema, os freezes ficaram mais suaves, agora eu nem preciso mais reiniciar o PC que tudo volta ao normal, mas eles são frequentes (uma vez a cada 15 minutos, mais ou menos).

 

Resumo da ópera:

    - resetei o CMOS e o computador começou a travar com frequência;
    - tenho windows 7 x64, MoBo: M5A78L-M LX CPU: AMD FX-6100 Memória: x1 4GB Kingston DDR3 HD: HD WD SATA3 500.0GB 7200RPM Caviar Blue 6Gb/s WD5000AAKX Placa de vídeo: GTX 760 OC Windforce Gigabyte PSU: Corsair CX-500;
    - restauração de sistema não funcionou e a checagem da consistência do disco rígido apontou algum problema com clusters (não sei bem o que é isso);
    - imagino que seja o HD por causa do barulho que o computador faz quando trava, é como se o HD estivesse começando a girar do zero e depois de uns 90 segundos tudo volta ao normal.

O que vocês acham que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...