Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lmonteiro22

Hd travando depois de clear cmos

Recommended Posts

Olá amigos,

~a história é meio longa, se não quiser ler no final tem um resuminhho kkkk~

Meu computador estava com problema de "chassis intruded". Eu pesquisei sobre o tema e descobri que precisaria dar clear cmos - pra fazer isso, eu li o manual da minha placa-mãe, mexi no jumper e aproveitei para trocar a bateria do cmos também, que eu tinha comprado há algum tempo porque o computador frequentemente perdia as configurações de data e hora. Aqui o passo a passo do que eu fiz:

- abri o computador (desligado);

- descarreguei a energia eletrostática segurando em uma parte metálica sem tinta do gabinete;
      - removi a placa de vídeo, porque ela fica em cima da bateria do cmos e também dos jumpers usados para resetar ele;
      - mudei o jumper para a posição que o manual da placa-mãe indicou para resetá-lo por 10 segundos e depois voltei para a posição normal dele;
      - troquei a bateria, colocando uma bateria de mesmo modelo (CR2032 de 3V) e repeti o procedimento acima;
      - liguei o PC e entrei no BIOS para configurar a data e a hora.

Nos primeiros 30 minutos o computador estava perfeito, resolvi o problema do chassis intruder e tudo mais. Porém, ele deu uma travada violentíssima que me fez reiniciá-lo. Depois de reiniciado, ele travou de novo e reiniciei mais uma vez. O windows fez checagem da consistência do disco rígido, encontrou problemas em um (ou alguns, não sei) clusters e ficou a noite toda reiniciando para fazer reparações. Eu tentei inclusive restaurar o sistema para um ponto no qual tudo estava funcionando bem, mas mesmo assim o computador continua travando.

Eu notei que quando ele trava o HD faz um barulho, parece que ele está começando a girar do zero. Depois de passar a noite toda reiniciando e tentando reparar o problema, os freezes ficaram mais suaves, agora eu nem preciso mais reiniciar o PC que tudo volta ao normal, mas eles são frequentes (uma vez a cada 15 minutos, mais ou menos).

Resumo da ópera:

- resetei o CMOS e o computador começou a travar com frequência;
    - tenho windows 7 x64, MoBo: M5A78L-M LX CPU: AMD FX-6100 Memória: x1 4GB Kingston DDR3 HD: HD WD SATA3 500.0GB 7200RPM Caviar Blue 6Gb/s WD5000AAKX Placa de vídeo: GTX 760 OC Windforce Gigabyte PSU: Corsair CX-500;
    - restauração de sistema não funcionou e a checagem da consistência do disco rígido apontou algum problema com clusters (não sei bem o que é isso);
    - imagino que seja o HD por causa do barulho que o computador faz quando trava, é como se o HD estivesse começando a girar do zero e depois de uns 90 segundos tudo volta ao normal.

O que vocês acham que pode ser?

Editado por lmonteiro22

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais