Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC (que ainda vai fazer um ano de uso) ultimamente anda travando em jogos mesmo eu tendo boas especificações, eu sempre joguei jogos como BF4 e Overwatch no máximo sem nenhum lag (tirando o lag da minha net :p), mas mais ou menos depois da atualização de Overwatch de jogos de verão, meu PC ta travando até em CS:GO! Já formatei o PC e ainda não resolveu o problema.

Detalhe: Depois da formatação, criei um novo usuário no Windows 8.1, e depois de um tempo quando eu ia entrar só conseguia entrar em usuário temporário, tive que excluir meu usuário. (não sei se isso é importante)

Especificações:

placa-mãe PCWare IPMH81G1 1150 Hdmi

Processador Intel Core I5 4440 3.10 6M 1150

Memória (2x)DDR3 4GB 1333 Kingston

HD 01 Tbytes 7200rpm Sata2

Fonte 430w Corsair ATX – Potencia Real

Placa de Vídeo VGA Zotac GeForce GTX 750 Ti 2GB DDR5 128 Bit PCI-Express 3.0 x16 ZT-70605-10M

(Já atualizei os drivers, o windows e continua a mesma coisa, estou duvidando do meu HD pois meu PC ta demorando uma eternidade para iniciar e mais outros problemas como o uso de 100% do disco no gerenciador de tarefas, sendo Microsoft Compatibility Telemetry e Processo de Host para Serviços do Windows que utilizam tanto o disco, mas mesmo com o uso do disco baixo o jogo trava)

Vídeo do benchmark (usei o EVGA Precision):

Como vocês podem ver no vídeo, meu FPS fica muito baixo, como se minhas especificações fossem ruins.

Depois utilizei o HD Tune e o CrystalDiskInfo para verificar se o problema era mesmo no HD, abri o CMD e digiteI sfc /scannow, depois digitei chkdsk /f/r e esperei o pc 

verificar os arquivos.

Aí estão as imagens desse processo, se tiver algo errado me avise.

(Na imagem do cmd está escrito: "A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e não pôde corrigir alguns.")

Quem puder ajudar agradeço.

hd tune test error.png

crystaldisk teste 1.png

crystaldisk teste 2.png

cmd arquivo corrompido.png

Postado

@Light_Colossus Reparei que sua GPU está trabalhando abaixo da potência, deve haver alguma limitação aí. Reparei também que a temperatura dela está normal, então o problema não parece ser com ela, pode ser com seu processador, verifique a temperatura dele rodando o jogo, verifique a utilização da CPU também.

• Curtir 1
Postado

@Light_Colossus

Complementando o que o amigo disse, eu recomendo usar o tutorial do site Adrenaline, e muito bem explicado e rápido de fazer, os programas são MSI Afterburner e Riva Tunner.

Qualquer coisa é só pedir.

• Curtir 1
Postado

@Gibsom Obrigado, eu vi o tutorial.

@GuilhermeGB Aqui está o benchmark.

Uma dúvida: A minha placa-mãe não é ruim para o meu pc? Vi que a placa recomendada para meu pc era a h81m da ASUS, além de meus amigos que tem computadores piores que o meu terem essa placa.

Postado

@Light_Colossus amigo, faça um novo teste com o msi afterburner. Baixe o HWinfo64, instale e o execute junto com o MSI Afterburner. O HWinfo64 servira para monitorar o clock (frequencia) dos núcleos do seu processador. Vi uma imagem da sua placa-mãe, e ela tem a fase de alimentaçao do processador bem simplificada. então, monitorando o clock dos núcleos com a opcao "core clock" habilitada para todos os núcleos no HWinfo64, teremos como saber se o seu processador esta rodando no clock esperado dele. Grave o teste da mesma forma que voce fez antes, agora com o clock dos núcleos aparecendo na tela e coloque aqui no seu topico.

Abaixo tem um video ensinando como utilizar o HWinfo64. voce pode assistir a parti dos 5:42 minutos:

adicionado 33 minutos depois

@Light_Colossus vi de novo seu video, e o 1o problema a resolver é a temperatura do processador. Ele esta rodando na casa dos 100o. Esta muito quente. Qtas fans voce tem? Qual a direcao do ar delas? Quem instalou o cooler do processador?? Essa temp é bastante perigosa!

• Curtir 2
Postado

@Light_Colossus Sim, realmente, seu processador está correndo risco de queimar a qualquer momento, está a 100ºC e isso limita o desempenho dele. Verifique o funcionamento do cooler do processador, se está muito sujo ou se há pasta térmica suficiente aplicada entre o processador e o cooler.

• Curtir 1
Postado

@drcyberjr Não sei responder sobre quantos fans eu tenho, mas acho que tem apenas um que fica na frente do pc com umas aberturas do gabinete. Não sei a direção do ar. Quem fez todo o processo de montagem do pc foi um técnico.

@GuilhermeGB Também não sei como fazer como fazer esse tipo de coisa. 

Não seria melhor eu levar o computador para o técnico pedindo para que ele faça uma limpeza e observar essas coisas? Não confio em mim para fazer isso.

E como meu pc ainda n fez um ano eu tenho a garantia do processador, qualquer coisa eu poderia trocar.

Postado

@Light_Colossus sim, faca isso. Leve para a assistencia e diga tbem que o processador esta com problema de aquecimento, chegando a 100oC (esses processador deveria chegar no maximo e ja preocupantes 72oC). Leve os videos que voce gravou. Veja a possibilidade de incluir mais ventoinhas para melhorar a ventilação. Pelo menos 1 na forma de exaustao do gabinete. Boa sorte

• Curtir 1
Postado

Se você não tem segurança em fazer você mesmo, leve para alguém de confiança mexer. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças, você precisa apenas desligar o computador abrir o gabinete para ver como está o estado do PC, se estiver sujo, basta passar um pincel e ir limpando, nada de água ou líquidos.

Para trocar a pasta térmica do processador, desparafuse ou desencaixe o cooler, limpe qualquer resíduo de pasta térmica antiga do processador, é bom usar álcool isopropílico pra limpar (é um álcool com baixa porcentagem de água), depois passe a pasta térmica, bem pouquinho no centro do processador (procure tutoriais, tem que ser na quantidade certa) e encaixe o cooler, quando ele for encaixado ele vai espalhar.

• 2 semanas depois...
Postado

Enviei para o técnico e ele disse que era só obstrução no cooler, já consertou e já estou rodando tudo normal.

Agradeço muito pela ajuda de vocês, não tinha ideia do que era!

Se quiserem me add na steam para jogarmos algo: Light_Colossus.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...