Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre pic e infra vermelho


Posts recomendados

@Giovanne Barbosa ,

 

Ok, vou te explicar o começo da coisa toda.

 

Um controle remoto de TV envia um determinado código através de modulação de luz infravermelha. A maneira de se modular depende do controle remoto.

 

Existem três padrões muito usados, então tem de começar escolhendo qual é o controle remoto que voce quer usar.

 

Vai precisar receber esse sinal de luz infravermelha e fazer um programa apropriado para decodificar qual tecla que foi apertada.

 

Acredito que será bem mais fácil se voce usar um desses conjuntos que o pessoal vende por aí, composto de um pequeno transmissor e um CI receptor de infravermelho apropriado, que voce encontra fácilmente no Mercado Livre.

 

Esse transmissor usa o padrão NEC de modulação, e acredito que será bem mais fácil voce encontrar programas decodificadores para esse padrão.

 

Este é um kit do tipo que eu indico :

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720847157-controle-remoto-infravermelho-arduino-modulo-ir-arduino-_JM

 

Agora, voce precisa escolher o seu Pic, e "bolar" o seu programa.

 

Você terá de receber esse sinal, decodificar, e acionar uma determinada saída do Pic conforme a tecla acionada, usando um simples transistor que vai acionar o seu relé.

 

Se quiser fazer do zero, acredite, vai ter de estudar sobre como o sinal é modulado, ver a temporização envolvida, e isso não é para principiantes.

 

Mas se mesmo assim você preferir por este caminho, eu posso te indicar alguns sites com essas informações, pois eu já fiz isto uma vez, mas para outra família de microcontrolador.

 

Ou você pode escolher usar algum projeto existente na Internet, e adaptar o programa para a sua necessidade.

 

Por exemplo :

 

http://www.circuitvalley.com/2012/09/infrared-ir-nec-microcontroller-pic-avr.html

 

Lembro mais uma vez que não posso te ajudar na programação para Pics, pois não entendo patavina nenhuma de C.

 

Veja o que você quer fazer.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

(paulão kk)
 

vá de arduíno, avr e basic. Continuo achando que ouvi dizer que é muito fácil

Se você esperar alguns anos, tô pra fazer um treco destes com mc mesmo.  Comprei da china baratin um treco que conversa qualquer controle remoto com wifi-smartphone. A ideia (minha) é controlar alguns trecos a distância

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão tenho mente aberta (se bem que tá mais pra buraco na cabeça) portanto não confirmo nem nego. Pena que não tenho certeza absoluta que existe bascon pra virtualmente todos os mc que tenho contato avr (claro), 8051's, msp430, lpcxxx, st's, o famigerado pic e .. desculpe se esqueci de alguém ou de algum aque ainda vão lançar.

 

Sobre receber sinal ir em c, até que tenho algo pronto mas (pena que sempre tem um mas) foi um projeto comercial e não me sinto a vontade em publicar.

 

Que bom que o garoto não disse a linguagem que vai usar!!! Se eu fosse ele ia de bascom mesmo! kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.sbprojects.com/knowledge/ir/nec.php

Boa tarde a todos eu tô fazendo um projeto similar ao que você quer fazer,porém indico este site acima dê uma estudada.

Fiquei semanas aí estudando o protocolo NEC que quase até que desisti ,porém UFA consegui pegar o conceito do tal protocolo e consegui decodifcar os controles com PIC ,porém confesso poxa no arduino tá de brincadeira,muito mais muito fácil mesmo.

Na empresa aqui os projeto não são tão complexo que precise de mc tão poderoso,os projetos podem ser feitos nesse PIC e até AVR,porém como aprendi a programar nos famosos Pic e então acabei ficando relaxado ficamos só nisso,porém reconheço que AVR com ajuda do ARDUINO tudo ficou mais fácil e quando tiver tempo vou começar a dar uma estudada .

adicionado 11 minutos depois

Impressionante fiquei varias semanas para decodificar controle com protocolo NEC e o filho de um amigo fez em ALGUNS dias com ARDUINO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...