Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Noxdarko

Placa-mãe desligando

Recommended Posts

Olá, amigos.

Estou quebrando a cabeça com um problema há algumas semanas, e mesmo já tendo pesquisado muito sobre meu problema resolvi  compartilhar com vocês.

 

Bom, tenho um PC que eu mesmo montei há 3 anos (especificações no fim do post),  e até hoje ele nunca havia dado problema. O problema começou há umas 3 semanas, quando ele começou a desligar sozinho. Ele desliga como se desarmasse a fonte, pois toda a energia dele é subitamente cortada. Como o problema coincidiu com minha mudança de casa, a princípio achei que fosse problema na rede elétrica, pois já tive problema parecido com um outro PC, onde devido a problemas na tensão a fonte não aguentava e desligava.

 

Pois bem, acreditei que o problema fosse na rede elétrica, mas queria descartar outras possibilidades antes. Comprei um multímetro e fiz testes na fonte. Aquele teste de ligar a fonte com um clips e testar ponto a ponto a tensão de cada pino da fonte, e aparentemente não havia problema. Sempre usei o PC sem estabilizador, uso apenas filtro de linha, então resolvi trocar o filtro, cabos de energia, até ligar o PC direto na tomada, mas nada adiantava.

 

Resolvi desmontar tudo e montar fora do cabinete. Troquei pasta térmica do cpu, limpei os fans, o dissipador, memórias, enfim, dei uma geral e continuava desligando. O desligamento é sempre bem aleatório, as vezes ele desliga sem estar rodando nada, as vezes leva poucos minutos para desligar, as vezes desliga após várias horas ou mesmo dias.  As vezes desliga antes do Windows subir, desliga até na tela da BIOS, então eu descartei totalmente a possibilidade de ser pau no Windows. Também verifiquei as temperaturas, imaginei que poderia ser o cpu, mas quando ele desliga a temperatura mal chega em 40°, os demais componentes também não atingem temperaturas altas.

 

Feito esses testes eu ainda liguei a placa fora do gabinete só com o cpu e memórias, testei uma de cada vez, em slots diferentes, e todas as vezes ele desligou. Resolvi testar com outra fonte, desligou. Testei com outro cpu, desligou. Testei com outro pent de memória e também desligou. Troquei até mesmo a bateria da placa-mãe e o resultado foi o mesmo. Ah, lembra que eu desconfiava da rede elétrica? Levei o PC pra testar em outro lugar, e adivinha? Desligou do mesmo jeito. Já resetei as configurações da BIOS, mas de nada adiantou. As vezes demora mais, as vezes demora menos, mas sempre desliga sozinho e religa após uns 3 segundos.

 

Excluindo todas as possibilidades possíveis,  eu concluí que o problema era a placa-mãe. Fiz uma lavagem nela com álcool isopropílico, limpei os conectores com limpa contato e após montar tudo de novo o problema ainda persiste. Já verifiquei tudo o que podia na placa, não há capacitores estufados, nem mesmo vazando, nem pinos tortos do cpu, eu simplesmente não sei mais o que fazer. Eu particularmente já condenei a placa e estou prestes a comprar outra, mas queria saber de vocês, se alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo ou se há algo que eu ainda possa tentar. Lembrando que o PC liga normalmente, o Windows sobe, tudo funciona como deveria, mas a qualquer momento ele desliga.

 

Segue minhas especificações:

 

Gigabyte ga-z68x-ud3h-b3

Core i5 2500k

2x Kingston 4Gb ddr3 1333mhz

Evga GTX570 1,2Gb

Fonte corsair GS800W Real

Western Digital 2TB

 

Bom, é isso. Desculpem a longa postagem, mas eu queria ser o mais específico possível. Os deixarei atualizados sobre qualquer novidade. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Colega bom dia, esses problemas de desligamento são uma pura dor de cabeça mesmo.

 

Ultimas duas coisas que vocês tem que testa GPU e HDD.

Tenta ligar sem a GPU e depois testa com outro HDD não tem muito o que fazer nesses casos.

Quando já foram feitos tantos testes... só essas duas coisas ai mesmo se não resolver, é trocar a MOBO e pronto.

Mas ainda assim não descarte uma verificação completa na rede da sua residência, pois picos de energia são um problema grave.

 

Espero ter ajudado bom dia meu caro :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jhonny TK, eu já havia feito estes, acabei esquecendo de comentar na postagem acima.

Eu testei com outro HDD, subiu o OS normalmente, mas minutos depois desligou.

E todos os testes que fiz fora do gabinete foi sem a placa de vídeo.

 

Bom, eu também não tenho mais ideias do que fazer, já estou procurando outra placa-mãe pra comprar.

Pensei em comprar outra da mesma, mas é difícil achar esse modelo por já ser meio antigo.

Há algum modelo semelhante ou com algum custo benefício melhor que vocês me recomendam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×