Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conexão wc na mobo


Posts recomendados

Boa tarde galera! 

 

Venho mais uma vez com uma dúvida nessa minha montagem do novo PC.

Eu comprei a Asus Maximus VIII Ranger, e ela tem uma entrada específica para watercooler, dei uma pesquisada por cima e em alguns foruns em inglês o pessoal não utiliza, liga direto no CPU Fan, queria saber a opinião de vocês, ou de quem tem uma MOBO parecida, onde eu ligarei meu WC.

 

Abaixo segue o esquema retirado do site oficial da Asus:

mobocpu.PNG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Schneider CPU-FAN é para os fans / ventoinhas do CPU cooler, como o próprio nome já diz. O bloco / bomba do water cooler pode ir em qualquer conector, desde que ele esteja setado para rodar a 12v (máximo). 

 

Em teoria, pelo conector do bloco ser de 3 pinos, ele rodaria no máximo em qualquer conector da placa-mãe, mas isso não acontece na prática. Em alguns conectores ele pode funcionar com rotação menor se você não setar no BIOS para o máximo.

 

Se quiser colocar o bloco, bomba nesse water pump header, tudo bem, mas vá no BIOS e veja se está a 12v.

 

Falando, nisso, qual é a sua configuração completa, inclusive o modelo de water cooler? Estou aqui falando de gaiato sem perguntar o básico -inclusive gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma mobo com fan header dedicado para a bomba.

 

Cara, no meu caso eu deixo a bomba nesse fan header criado para a bomba mesmo pois:

 

1- o conector da bomba é de 3 pinos, não preciso de um header PWM apesar do meu ser

 

2- particular da minha placa, meu header da cpu joga o rpm da bomba no máximo pois a bomba não tem o quarto pino PWM. Como não quero minha bomba nos 1500RPM, coloco no lugar certinho criado pra ela (OPT_HEADER) e dali configuro a velocidade pelo software (ou na bios , talvez no seu caso).

 

concluindo, se você quiser proloongar a vida util de sua bomba, como eu faço deixando ela em uns 700-800RPM, coloque-a num header QUE TE OBEDEÇA, no meu caso se eu colocar no header maluco da cpu eu perderia a bomba mais cedo.

 

* coloca num header proximo, em que você possa fazer um cable management otimizado, tipo este em que o cabo foi meio enrolado  ao redor da bomba e preso com presilha tipo cinta

 

Abç

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Meu PC completo seria o seguinte:

 

I7-6700K 

WC Corsair H60 (por enquanto)

A mobo é a que citei acima

16GB DDR4 2400mhz

1 SSD 120GB e um HDD 1TB

Fonte Zalman Plus Gold 550W (por enquanto)

Gabinete é um Corsair Spec Alpha.

adicionado 1 minuto depois

@Gamer_PC Interessante! Não estava sabendo das rotações, ACHO que a MOBO tem um painel para fazer todas essas configurações que tu citou, já tenho a mobo em mãos, e acho que esse conector da bomba é de 4 pinos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gamer_PC disse:

concluindo, se você quiser proloongar a vida util de sua bomba, como eu faço deixando ela em uns 700-800RPM

 

Sabia que você está justamente arriscando a sua bomba de quebrar? Essas bombas de water cooler closed loop foram feitas para rodarem a 12V (máximo, talo, 100%, toda velocidade). Por isso que elas são de 3 pinos, entende? Pesquise um pouco que você vai descobrir que as bombas quebram mais rápido fora dos 12v, às vezes em questão de meses.

 

6 minutos atrás, Guilherme Schneider disse:

Interessante! Não estava sabendo das rotações, ACHO que a MOBO tem um painel para fazer todas essas configurações que tu citou, já tenho a mobo em mãos, e acho que esse conector da bomba é de 4 pinos também.

 

Não está correto, você precisa rodar a bomba a 12v.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Schneider eu dei uma olhada no BIOS e esse water pump header já vem desabilitado o controle pelo default (eles sabem o que estão fazendo). Mas é bom ir no BIOS e conferir para ver se ele está realmente no "disable". Isso faz com que o header funcione sem controle, sempre a 12v, como os engenheiros da Corsair recomendam (já escrevi para o suporte também, e eles não recomendam sair dos 12v).

 

Se por acaso, no futuro, você quiser controlar uma bomba que o fabricante permite a troca de rotação, você tem duas opções:

1- coloque em DC mode se o conector for de 3 pinos para controlar pela tensão.

2 - coloque em PWM mode se o conector for de 4 pinos para controlar pelo PWM.

 

3 minutos atrás, Gamer_PC disse:

@Contiusa conhece um link pra compartilhar aqui, sobre RPM de bomba? 

 

Você pode pesquisar no fórum da Corsair. Eu já escrevi para o suporte mais de uma vez para confirmar essa informação e os engenheiros dizem "só recomendamos rodar a bomba a 12v". Acho que os manuais da Cooler Master vêm até escrito. Parece que a Corsair tem uns modelos de H110 com Corsair Link que permitem mexer na curva da bomba, mas todos na internet falam que as bombas foram feitas para rodar no máximo. A rotação baixa cria vibração e o futuro desgaste da bomba, que começa a fazer barulho e futuramente para de funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Schneider pode, só confirme no BIOS se ele está em disable. 

 

O interessante desse water pump header é que você pode trocar as opções sem mexer nos outros conectores da placa-mãe. Em geral, para passar de DC para PWM você tem que fazer isso em todos os conectores da placa-mãe, que são interligados. Nessa ASUS parece que esse water pump header é dedicado, e você pode trocar as opções sem mexer no resto. Gostei disso.

 

Mas no seu caso é para deixar em disable mesmo. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gamer_PC é, cara, até porque você está perdendo um desempenho rodando a bomba a 50%. Veremos o que o suporte brasileiro diz... Mas no fórum e no suporte da Corsair global todo mundo sabe disso. Senão eles fariam a bomba com 4 pinos. Eles diviam colocar essa informação no manual, porque muita gente aparece aqui no fórum com defeito na bomba por causa disso. 

 

De qualquer forma, se quebrar você faz o RMA que eles mandam um novo, às vezes um modelo melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Em anexo as imagens

 

Não lembro se apenas coloquei o RPM no máximo ou se troquei o conector para o CPU_FAN. Acho que apenas aumentei (pois o CPU_OPT (bomba) fica ao lado do CPU_FAN)

 

O pessoal da Corsair Brasil disse pra colocar no CPU_FAN mas minha pergunta sobre o RPM não foi respondida, to perguntando de novo pra ver se agora funciona

 

abç

1.PNG

2.PNG

3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gamer_PC ah, tá, por isso que eu estranhei.

 

Mas você colocou esse conector que a bomba está ligada em 12V? Não lembro mais do post, mas se você estava com a bomba em um conector variável, ela provavelmente desgastou e está rodando bem abaixo da velocidade normal, que costuma ser de 2200-2400. 

 

A sua bomba é Asetek, e eu sei que o H75 tem rotação de 1500rpm, mas acho que os outros modelos são todos de 2200-2400rpm.

 

Depois eu dou uma olhada.

 

Qual é o modelo exato do seu H110? Exato que eu falo é tipo "CW-9060026-WW".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...