Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como utilizar uma bateria estacionária para alimentar lâmpadas?


Posts recomendados

Se as lâmpadas forem de 127/220V voce vai precisar de inversor, para dimensionar o inversor voce precisa somar a potencia de cada lâmpada, atentando para o tipo de lâmpada:

 

Incandescente => apenas some a potencia em Watts das lâmpadas

Fluorescente/LED => multiplique os Watts de cada lâmpada por 0,5 para obter o consumo em VA e depois some o resultado

 

O valor total será a menor potencia em VA que o inversor terá que ter para alimentar tudo, é recomendado que o inversor tenha uma margem mínima de 30% acima desse valor.

 

Para dimensionar a duração da bateria voce deve somar 20% correspondente as perdas do inversor a potencia total das lâmpadas, já calculada anteriormente, e que ele vai alimentar e dividir pela tensão da bateria, por exemplo, supondo que voce tenha um consumo total de 240VA e use apenas uma bateria de 12V voce dividiria: 240/12=20A

 

Usando a tabela do datasheet de uma linha de baterias freedom como exemplo (pag: 7)

 

http://www.logik.com.br/download/ManualTecnicoBateriasFreedom.pdf

 

voce tem que para uma autonomia de 6 horas a 20A uma freedom DF2500 de 150Ah lhe atenderia, se fosse necessário 10 horas de autonomia puxando os mesmos 20A o modelo seria o DF4001 de 220Ah

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller No caso, seria uma lâmpada de vapor metálico de 400w mais ou menos, com um reator pra lâmpada de 220v (pelo que eu entendi vou precisar de um desses certo?)

 

E de qual bateria estou falando: seria aquelas baterias estacionárias, mas não sei exatamente qual.. como eu disse, sou bem leigo em relação a esse assunto, nesse thread eu iria inclusive perguntar qual bateria vocês recomendariam!

 

E com autonomia você quis dizer quanto tempo de duração? Pra mim o ideal seria 13 horas abastecendo essa lâmpada com o reator, mas não precisa ser exatamente 13h, pode ser menos! Queria ter uma ideia de quanta energia mais ou menos seria usada pra recarregar a bateria?

adicionado 2 minutos depois

@F4b10  No caso, como disse acima, usando uma lâmpada de vapor metálico de 400w com um reator de 220V eu precisaria usar o inversor então? Não sei em qual das categorias essa lâmpada encaixa ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que ver qual reator voce usaria, se for o reator tradicional, com ignitor, teria que ser um inversor senoidal, a eficiencia desses reatores é mediana/alta, um reator para lâmpada de 400W consome cerca de 500W, mas o fator de potencia desses reatores é corrigido, chegando a 0,95 então um inversor de 700VA já daria conta de um reator de 400W

 

Se for um reator eletrônico, teria que ver no modelo, se ele tem correção de fator de potencia, geralmente tem, mas se for um reator eletrônico ching ling o FP pode ser tão baixo quanto uma fluorescente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

500 Watts x 13 horas vai dar 500 x 13 = 6500 Watts de demanda total.. Se for uma bateria de 12 Volts teríamos 6500/12 = uma bateria de algo como 550 Amperes hora..

Duas dessas ai:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684115524-bateria-estacionaria-freedom-df4001-240ah-promoco-_JM

1200 reais cada uma.. Vais querer continuar e agregar um custo de 2400 reais em bateria mais um mil reais em carregador da mesma ou vamos parar por aqui mesmo e aterrissar desse sonho maluco???

A festa já está em R$ 3.400...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, faller disse:

500 Watts x 13 horas vai dar 500 x 13 = 6500 Watts de demanda total.. Se for uma bateria de 12 Volts teríamos 6500/12 = uma bateria de algo como 550 Amperes hora..

Duas dessas ai:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684115524-bateria-estacionaria-freedom-df4001-240ah-promoco-_JM

1200 reais cada uma.. Vais querer continuar e agregar um custo de 2400 reais em bateria mais um mil reais em carregador da mesma ou vamos parar por aqui mesmo e aterrissar desse sonho maluco???

A festa já está em R$ 3.400...

Não sabia mesmo se era possível fazer isso; como já havia dito, não entendo nada sobre o assunto, foi por esse motivo mesmo que vim perguntar.  Alimentar algumas lâmpadas com uma bateria não me parece um "sonho maluco"; na verdade parece algo até bem simples, mas essa impressão se dá infelizmente à minha ignorância na área.

 

Obrigado pelaatenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Victor Pietro disse:

Não sabia mesmo se era possível fazer isso; como já havia dito, não entendo nada sobre o assunto, foi por esse motivo mesmo que vim perguntar.  Alimentar algumas lâmpadas com uma bateria não me parece um "sonho maluco"; na verdade parece algo até bem simples, mas essa impressão se dá infelizmente à minha ignorância na área.

 

Obrigado pelaatenção

Mas é simples hehe.

Apenas baterias e um inversor senoidal que suporte a potência. Por último um carregador inteligente. 

 

Três equipamentos encontrados facilmente no nercado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, albert_emule disse:

Mas é simples hehe.

Apenas baterias e um inversor senoidal que suporte a potência. Por último um carregador inteligente. 

 

Três equipamentos encontrados facilmente no nercado. 

Nessas horas me parece prudente, embora não tenha sido perguntado, citar que o custo pode ficar superior a R$ 4.000,00..

 

Que é para espantar ideias murchas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...