Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medindo a temperatura do cpu!


Visitante

Posts recomendados

Opa, se alguem for bom em eletrônica e puder ajudar eu agradeceria, eu estava pensando em uma maneira barata e eficiente de medira a temperatura do cpu, até q me surgiu a ideia se pegar aqueles termometros digitais vendidos em farmacia e adaptalos, com visores maiores e com um fio levar o medidor de temperatura até a cpu..

Mas aí me veio um empecilho!!  esse termometro não tem respostas imediatas.. Ele demora para medir a temperatura..

Sera que existe como dinamizar o termometro, fazendo com que sua latencia fique menor?? Se alguem já se aventurou nessa ideia ou sabe de alguma dica, por favor me ajude.

Um abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Braun@30 Jun. 2002, 01:39

é q eu queria monitorara via hardware  e não por software, e também, iria ficar 10 no meu case..

Não sei o que você diz que é monitorar via hardware e não via software. você irá colocar um novo sensor?

Esse sensor que você está tentado fazer, terá precisão ainda pior que o que tem na board.

Existem alguns muito bons que são vendidos (lá fora), mas você também irá estar limitado a temperatura do dissipador ou terá que fazer com que ele se aproxime ao máximo do die, mas você ainda não terá uma medida tão melhor.

Esses termometros digitais não são aconselhados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode por termometro digital sim e sem problemas nenhum, conforme já te disse, a minha maq. esta trabalhando com um a meses. Le perfeito sem problema nenhum, sem erros e corrente de consumo baixissima. Mas é caro e difícil de se achar, mas não é impossivel de se fazer, porém requer conhecimentos de eletrônica.

já o LCD vem semi pronto e é só instalar os programas, e fazer os cabos de ligação (serial ou paralelo), creio que todas as placas atuais tenham sensores, instale o Speedfan e verifique quais sensores a sua tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Braun@02 Jul. 2002, 00:12

então a melhor saida é o lcd??

Mas todas as placa-mãe suportam, ou melhor, possuem termemotro interno para que o lcd leia??

Já tem bastante tempo que as placas tem sensores de temperatura, tensão e também lê a rotação da ventoinha.

O sensor de temperatura de algumas não é muito bom, mas melhor que muitas formas que você possa fazer. Por ele medir a temperatura embaixo do processador (alguns pelo menos chegam a encostar, outros nem isso) fica abaixo do valor do processador (uns 10ºC). Mas com um sensor você não irá conseguir fazer muito melhor. Teria que fazer encostar no processador, mas é difícil (ainda mais para sempre ficar assim).

Melhor você comprar uma board que faça a leitura do sensor de dentro de processadores como Athlon XP/MP, P3/Celeron e P4.

Ai você pode usar um programa como o MBM5 e um plugin para mostrar a temperatura no LCD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...