Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas não ativa


vitorals

Posts recomendados

Olá pessoal, tentei fazer alguns reparos sozinho no microondas antigão de casa, e surgiram alguns problemas depois da remontagem. 

É um CCE M-301 (900W), troquei o teclado do painel por um novo, a lâmpada e o prato. Na troca da lâmpada precisei desconectar o magnetron e soltá-lo, depois colocando de volta. 

Quando remontei todo o aparelho e liguei na rede, tudo funcional: lâmpada, ventoinha, rotação do prato, painel, mas após iniciar o aquecimento, o microondas para sozinho em alguns segundos.

 

Pesquisei sobre e vi que na maioria dos casos relatados era um problema no magnetron, que deveria ser trocado, mas o meu funcionava normalmente até a troca do teclado, não entendo como teria parado de funcionar assim. Acredito que possa ser algum erro de remontagem.

Gostaria de saber se alguém já teve problema parecido, ou se tem alguma ideia de como proceder para resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já tive problemas com teclados de membrana de reposição (dizia-se que era para determinado modelo, mas o mesmo apresentava diferenças consideráveis)... verifique se não é o caso... tente recolocar o antigo para ver como se comporta...(veja por trás as trilhas se são iguais)

 

verifique o sensor de temperatura, se foi ligado corretamente, ou se está com defeito...

 

neste curto período que o micro fica ligado, ele chega a esquentar um pouco se você colocar um copo com água?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas orientações amigo. Tentei fazer como você sugeriu, troquei o teclado pelo antigo e o problema persistiu. Não encontrei o sensor de temperatura nele, mas o resto todo do aparelho parece estar funcionando normalmente, ele só não continua o processo de aquecimento, ainda aborta depois de alguns segundos.

 

Sobre o calor não consigo perceber diferença porque é muito pouco tempo, mas posso tentar ligar várias vezes seguidas e ver se assim aquece, isso eliminaria a chance de o problema ser o magnetron né ?

Se tiver outras sugestões continuo tentando aqui, valeu a ajuda desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O sensor de temperatura tema a aparência da figura abaixo, e geralmente esta preso sobre o magnetron:

HTB19C5WFVXXXXcmapXXq6xXFXXXV.jpg

Verifique também se não tem mau contato nos conectores do capacitor e do filamento do magnetron, lógico verifique também as conexões do primário do trafo de alta que você desconectou para testes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não tenho muita experiência em medir a tensão nesses componentes achei melhor não arriscar hahaha, testei continuidade nos componentes: sensor de temperatura, primários do transformador, terminais do fusível de cerâmica e para todos, o multímetro apitou.

Testei também o magnetron, e não apontou curto com a carcaça. Já entre os filamentos a continuidade apitou (ao tentar usar o microondas, ele faz aquele som tradicional de ativação, que acredito que venha do magnetron, mas durava pouco tempo pra perceber se estava esquentando ou não, então não acho que seja ele o problema, já que funcionava normal).

 

Quando testei os terminais da placa do teclado, e os outros componentes dela, nenhum apitou e todos exibiram um valor variando. Até onde entendo o apito confirmava curto com o multímetro (bom sinal), ao não apitar algo deve estar errado, por isso desconfio da placa agora.

O que me deixa confuso sobre essa placa do teclado, é que ela funcionava antes - o botão "Ligar" estava quebrado, e era usado o "Pipoca" como contagem regressiva, e depois pausado. Ou eu mesmo danifiquei na remontagem, ou como o BloodCeltics desconfiou, ela é exatamente o problema.

 

OBS; Esse microondas não tem painel de toque moderno, com membrana, o teclado é literalmente um teclado com botões físicos que acionam a placa atrás. Vou colocar uma foto do teclado que me refiro que substitui.

 

Agradeço a ajuda até agora amigos, acho que estou perto hahahaha

 

Teclado: teclado-plast-de-funcoes-cce-mw300-mw301-m300-m301-m400-D_NQ_NP_299901-MLB20424852314_092015-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu também é bem antigo, e uma vez tive que refazer as soldas, pois algumas estavam partidas com o tempo.

Quanto ao capacitor, cuidado, ouvi dizer que estes capacitores de micro podem guardar uma boa tensão quando desligados, podendo, em caso de curto, danificar o multimetro ou mesmo a placa logica do micro.. e também a mão do técnico.

 

testou as chaves de segurança da porta? o meu tem acho que umas 3 chaves na porta... será que alguma delas não está com defeito, e faz com que o micro desligue por segurança?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como ele já é meio antigo, os capacitores de filtro da fonte podem estar ruim, ao ligar os capacitores estão praticamente sem carga, e ao acionar os reles, a tensão cai e os reles são desligados....

Troque os capacitores eletrolíticos da placa, se não corrigir essa falha, sugiro leva-lo a um técnico especializado!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tirei a placa do teclado e fiz uns testes nos componentes. O transformador grande dela, o varistor e os capacitores disco parecem estar normais, assim como o flat.
Mas 1 ou 2 capacitores eletrolíticos da placa e o próprio relê, mostram valores estranhos, que não sei interpretar direito. 
Acho que vou levar a placa em alguma loja de reparos de microondas aqui em sp no centro, quem sabe não acho até a mesma placa para substituir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! leve-a a uma oficina de eletrônica perto de você e peça que troque os capacitores eletrolíticos para você, e para sua segurança, faça uma marca nos relês da placa, se eles disserem que rocaram também os reles, você saberá se foi trocado ou não!... OK?

Boa sorte ai!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu comigo e era os relés que desacoplavam. Comprei novos por 6 reais cada um e troquei. Ficou novo.

 

Em último recurso pode comprar uma placa para o seu micro-ondas (usada, mas a funcionar) no mercadolivre por aproximadamente 50 reais.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760036590-placa-comando-microondas-cce-m-301-_JM

 

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...