Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Daniel Resende

Gambiarra na saída de som...

Recommended Posts

É o seguinte pessoal, o alto-falante do meu pc queimou, só sai ruído. Como preciso urgente desse computador com som para amanha pela manhã, resolvi fazer uma gambiarra. O circuito pode ser visto pela imagem (desenhado no paint... rsrs) . Eu separei os fios do fone de ouvido de forma que, conectando-se o fone no pc, os fios seriam a saída de áudio que seria conectado à entrada do circuito mostrado abaixo. A alimentação também é improvisada. Eu aproveitei um carregador de celular velho que tinha aqui pra servir como fonte. O transistor é o BD137 que percebi que esquentava bastante e tive que improvisar pra ele um radiador de calor. 

O circuito funcionou melhor do que eu esperava, o som ficou inclusive mais alto do que o meu pc tinha originalmente e não tem ruídos. Mas, como sou iniciante, tenho algumas dúvidas:

1-O capacitor que eu usei é eletrolítico e isso me preocupa pois sei que esses capacitores não podem funcionar em correntes alternadas, e a entrada de som é corrente alternada. O circuito corre algum risco por causa disso?

2-Suponho que a impedância de entrada do transistor nessa configuração seja bem baixa. Exatamente por isso procurei um capacitor de grande valor a fim de acoplar o sinal com o mínimo de perdas. Fiz o correto ou não?

3-Meu pc corre algum risco com essa engenhoca? Gostaria de enfatizar que não é permanente, é só uma solução de emergência que encontrei...

aaaa.JPG

Desde já obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro, existem melhores soluções mas até que não está 100% ruim não. Dá até pra sentir "na pele" o conceito do transistor como amplificador. E você até relata uma satisfação com o som uai. Então tá bão.

Só não alimente com bateria 9V

Não há risco pro pc mas coloque um resistor chute 27 ... 100R em série com o capacitor e também um R no emissor

Em tempo: mas uma destas sinistras coincidências cronológicas...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas Isadora. O circuito funcionou muito bem. O único problema foi que eu tive de gastar um bom tempo explicando o que era aquela "bugiganga" conectada ao pc.. rsrsr

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais