Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jk síncrono com dois displays 7 segmentos


RicarDo FS

Posts recomendados

Olá pessoal estou até com vergonha mas não teve jeito, a cachola travou.

Preciso projetar no Proteus um contador síncrono ( JK ) que apresente uma sequencia aleatória ( de 00 à 15 ) e mostre esta sequencia em dois displays de 7 segmentos.

O circuito está pronto com as saídas dos flip flops ligadas no 4511 e a contagem vai de boa em binário ( nas saídas do flip flop ) ou até 9 no display. O problema está com os números após o 9.

Na verdade a questão é como mostrar os números de dois dígitos.

Sei que existe um CI TDA4092 que resolveria meu problema, mas infelizmente este CI não tem no Proteus.

 

Nem vai dar tempo de apresentar o esquema para o professor, mas isso me tomou um certo tempo e acabou ficando pessoal.

Tentei pensar em dois contadores, um ficaria responsável apenas para o primeiro display que assumiria 0 ou 1 e outro contador para os outros números da sequência, mas como a contagem não é sequencial travei na tabela verdade.

Pelas tabelas de conversão que andei observando me parece que o problema é quando as saídas dos flip flops ficam 1010b ou 1011b porque a saída do 4511 assume 1 0000bcd ou 1 0001bcd o que faz com que o display apague.

Notei que tem um tópico parecido, mas o garoto sumiu, então fiz esse.

A sequencia é 00 12 05 08 14 15 04 09 01 06 07 10 13 03 11 02

Não coloquei o circuito por ser o basicão de sempre: 4 flip flops com as saídas ligadas no 4511 e este ligado aos displays ( síncrono ).

 

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando aparecer os números 12 ou 14 deve ter uma sequencia de portas lógicas e um Flip Flop a mais para acionar o número UM no segundo 4511 e mostrar o outro dígito no primeiro. A contagem tem de ser em BCD e não em binário puro.

Pense primeiro em como fazer a sequencia da unidade, o contador da dezena é a parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôpa Mestre 88, beleza@?

Então, pensei em dois contadores. Um para a unidade e outro par a dezena, na verdade a unidade não seria um problema, mas a questão é que mesmo que eu use portas lógicas para forçar o display das dezenas a ficar com o numero 1 quando precisar mostrar dois algarismos vai ter um conflito quando eu querer apenas o 2 por exemplo .

Tipo, se eu colocar uma sequencia de portas lógicas que quando o flip flop emitir 0010b nas saidas o segundo display mostre 1 ele sempre vai fazer isso impedindo o numero 02 de aparecer, pois sempre que as saídas forem 02 os displays mostrarão 12.

E assim com os demais algarismos de dois digitos.

 

Caso fosse um contador sequencial a ideia de dois contadores seria ótima, igual aos relógios que o pessoal monta com flip flops,mas o bicho do negócio é que a sequência é alternada.

 

Talvez eu não tenha compreendido bem sua ideia, então se puder dar uma esclarecida...

valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...