Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Marcos Dario

Grafo desconexo nao orientado

Recommended Posts

Preciso fazer um programa em java para ller um arquivo de vertices, (tipo 1 2 3 4 5 6 7 8 ) , arestas (tipo 1 3, 2 3, 5 6, 5 7) e dar como resposta ,

1 2 3 

4

5  6 7

8

consegui abrir e ler o arquivo mas na hora de separar os pares só estou conseguindo ler as duplas uma vez, aí pode haver falhas alguem tem uma dica de algoritmo para resolver esse problema? o programa deve ler qualquer arquivo co mais ou menos numeros.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grafos são complicados ... e a forma que você explicou foi mais ainda ...

Pelo que entendi você deveria receber um arquivo que tem a lista de Vertices e suas arestas ... mas o maior problema: você não postou o que você já fez ... 

Em todos os casos que utilizei Grafos, eu recebo algo como

Citação

VerticeOrigem, VerticeDestino, PesoAresta

Assim você consegue montar o Grafo sabendo que Vertice liga com quem ...

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente, bastante confuso, rss. bom vamos lá, os grafos  são desconexos e sem peso ou direção, apenas devemos abrir o arquivo dizer quantos grafos tem e mostrá-los. 

tipo assim. entrada 

1 2 3 4 5 6 7 8 9

1 2 

2 4

4 5

5 6 

8 9

9 5 

a resposta deve ser

3   grafos

1 2 4 5 6 8 9

3

7

bom e o que eu fiz foi pouco apenas fiz a leitura do arquivo com BufferedReader li a primeira linha separadamente e coloquei todo o resto dentro de um arraylist, agora empaquei como uma mula. 

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que entendi ... a primeira linha mostra todos os Vertices ... as linhas subjacentes são as descrições das arestas ... como objetivo é apenas mostrar quais são os vértices que não estão sendo conectados no grafo, acredito que você pode fazer assim:

1- Coloca todos os vértices num List 

2- Pra cada aresta, haverá dois vértices ... apenas remova esses vertices da lista e inclua em uma outra lista de 'vértices utilizados' (Claro, se eles ainda estiverem na lista inicial, senão basta ignorar)

3- após remover todos os vértices, você tem a lista de todos que foram removidos e o que restou na lista inicial são os vértices que não tem conexão ... com isso você pode exibi-los tranquilamente ... 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais