Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
SE7E

Gerenciador De Boot

Recommended Posts

pessoal, eu normalmente uso o grub, mas gostaria da opinião de vocês sobre o LILO, quais as vantagens e desvantagens.

outra coisa, só instalo o grub na partição e nunca na MBR, pois já tive problema com o LILO no RedHat, mesmo depois de desinstalar, eu não conseguia instalar outra distro que não fosse o RedHat. Alguém sabe o porquê disso?

Agradeço.

7

B)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual era o erro que dava se você tenta-se instalar outra distro?

Mesmo desistalando o sistema o Grub ou Lilo ficam residentes na area de arranque do hd (mbr), para fazer a remoção do gerenciador de boot da mbr você pode usar um dico de boot do Win98 e executar o comando:

fdisk /mbr

Com esse comando ele "zera" a mbr e você pode utilizala novamente sem mais problemas. Inclusive caso você possua algum Windows instalado ele voltará a tomar conta do setor de boot como se você nunca tivesse instalado o Linux em sua máquina.

[]s

Anderson

Compartilhar este post

Link para o post

Eu atualmente prefiro o LILO...

Motivo: Dizem que pode ter alguma incompatibilidade do GRUB com kernel 2.6 com WinXP e seria este o motivo dos erros quando instalados o Fedora Core 2 e o WinXP no mesmo computador.

Ao instalar o Linux o WinXP não entrava mais...

Compartilhar este post

Link para o post

k40s

quanto ao "fdisk/mbr", eu já tinha usado num outro computador em que eu queria instalar o Win98 e deu certo.

neste computador mesmo fazendo isso eu não consigo instalar o Conectiva, mas consigo instalar o Windows ou o Redhat novamente.

estranho.

7

:wacko:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

cara o GRUB tem uns 43278732 probleminhas, inda + em HDs q não têm UDMA e coisas assim.... portantu, LILO na veia!

Compartilhar este post

Link para o post

O LILO pode dar problema se formatação acima de 1024 cilindros. Para configurar o LILO você precisa estar no Linux e restartar o lilo. O LILO não permite passar parametros ou fazer alterações no momento do boot.

O GRUB é o contrário do que foi descrito acima. Isso faz maior diferença quando você faz alguma meleca no arquivo de configuração. Se acontecer com o grub, você simplesmente reinstala o grub (grub-install) já o lilo......

Uso o GRUB e tenho instalado Windows XP e RH 9 kernel 2.6.7, já instalei e desinstalei várias vezes. Nunca deu problema.

Na minha opinião, GRUB!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, outra coisa, a função do ReiserFS de em um único bloco poder alocar mais de 1 inode e ainda colocar tail de inode armazenado em outro bloco não é suportada pelo LILO! Não funciona!

Compartilhar este post

Link para o post

eu sempre usei grub, sendo q acho o arquivo de configuração mais simples.........já tive algumas experiências meio desagrádaveis com lilo........então peguei uma certa antipatia......mas prefiro GRUB.

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais