Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alessandro Guimaroes

Regulador de tensão 7812

Recommended Posts

bom dia novamente pessoal preciso  da ajuda de vocês ,estou com uma fonte aqui na bancada hayama modelo hy123/5 que diz me entregar 3,5a em 12v sem querer fechei um curto na saida e se foi os 3 reguladores 7812 então gostaria de saber se daria pra mim deixar com apenas um que vou colocar no lugar e se esse esqueminha ai funcionaria perfeitamente? para me entregar ate uns 4a ja que esse regulador so pode me oferecer 1a e se esse esquema funcionaria, como trabalha esse 2n6133 ?e se eu poderia substituilo pelo (2sc2625 que e o que eu possuo aqui) desde ja agradeco...

art0156_05.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, esse esquema aí funciona. Até melhor que os 3 7812 em paralelo. 

O transistor usado nesse tipo de circuito é PNP, então o que você tem aí não serve pois é NPN. 

Deve usar um transistor de potência como o TIP147 Por exemplo. 

Use um dissipador grande e se for prender junto ao 7812, não se esqueça de fazer a isolação. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se for usar o TIP147 coloque um resistor de 0,1ohm / 10W. 

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Mestre88 disse:

Se for usar o TIP147 coloque um resistor de 0,1ohm / 10W. 

Cuidado, se trata de um transistor darlington com Vbe da ordem de 1,3 Volts, portanto em se colocando 0,1 ohms o transistor jamais entrará em condução.. pois a máxima tensão sobre R1 seria 1A x 0,1Ohms = 100 mVolts, insuficiente para abrir corrente pelo transistor..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@faller tem razão. o transístor tem dois transístores montados internamente de modoa aumentar o ganho, em contrapartida, precisamos de uma tensão maior, 1,2V ou 1,3V para que ele comece a conduzir.

Como o a família 78xx fornece no máximo 1A na saída, o resistor R1 deve fazer uma queda ali de 1,2V ou 1,3V para que o transístor sature.

ASSIM, o cálculo do R1 fica: 

1,3V : 1A = 1,3ohms

Portanto, quando a corrente for a máxima, 1A, o transístor conduz e desvia a corrente pra saida, controlando assim a tensão e corrente.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, eu confundi os resistores. 

Então nesse caso o resistor usado seria de 1,5 ohm, sendo esse o valor comercial mais próximo. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Classificados Mineiro 

adicionado 11 minutos depois

@faller agora ficou um poquinho mais claro intao aqueles 0,9 da formula seria a tensão pra quele transistor do esquema poder entrar em conducao?certo

na formula diz I-reg então eu usei 4 porque pensei que seria a corrente regulada que eu gostaria e vocês usaram 1A

me entendeu né?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @Mestre88 estamos todos no mesmo barco. O importante é a participação.

Em relação ao resistor...

O 1R3 é comercializado também.

adicionado 2 minutos depois

No cálculo de R1 levamos em consideração a máxima corrente que o regulador suporta.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Classificados Mineiro agora entendi,,, obrigado pelo tempo reservado a nos ajudar e pela colaboracao

e sim o importante e a participação mesmo o tempo que todos vocês ai reservam para ajudar os que tem dificuldade a algum ponto abraços a todos aie valeu....

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais