Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
OldHutter

Libreoffice base multiusuário.

Recommended Posts

Olá senhores, não sabia se postava na sessão de Banco de Dados ou aqui na de LibreOffice. Espero estar postando no local correto e que os nobres membros desse fórum possam me ajudar.

 

Estou com a necessidade de criar um simples cadastro de clientes, poderia até fazer no Calc ou Excell mas preciso que esse arquivo de cadastro de clientes seja visto e alterado por mais de uma pessoa na rede ao mesmo tempo.

 

Ver o arquivo na rede: OK

Abrir ao mesmo tempo em mais de um PC Windows: OK

Editá-lo ao mesmo tempo: ...... não consegui. O LibreOffice Base fica lento e depois trava.

 

Como mencionei acima, estou usando o LibreOffice Base para tal, gostei bastante do software e criar uma base de dados Open Source me facilitará e muito quando migrar as máquinas de Windows para Linux.

 

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Editado por OldHutter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Em 27/10/2016 às 15:22, OldHutter disse:

[..]

Editá-lo ao mesmo tempo: ...... não consegui. O LibreOffice Base fica lento e depois trava.

 

Não conseguiu porque o LO Base com banco de dados HSQLDB embarcado não suporta acesso multiusuário. Na sua configuração básica, o LO Base é exclusivamente para uso monousuário e em aplicações com banco de dados pequenos.

 

Em um cenário com rede, acesso simultâneo de dois ou mais usuários, a melhor opção é jogar as tabelas para um servidor de Banco de Dados mais parrudo, como MySQL, MariaDB, etc., e usar o LO Base como conector (Front-end). Assim, o controle de acesso, a segurança e a integridade dos dados ficará a cargo do servidor  enquanto os formulários, consultas e relatórios ficará no próprio Base em um arquivo .odb.

 

Não conheço tutoriais em português, mas neste link existem mais de 90 vídeos tutoriais (em inglês) sobre o LO Base. A partir do nº 80 ele ensina a instalar, configurar e usar o MySQL com o Base.

 

[]s.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TianK, primeiramente muito obrigado por responder. De fato, pelo que andei lendo o Libre Office Base não irá atender minhas necessidades. Ora por falta de "competência" do software, ora por incompetência da minha parte por não saber usá-lo.

 

Estou lendo sobre o Microsoft Access, uma pena pois eu gostaria mesmo de fazer esse pequeno DB no Libre OfficeBase, mas isso de usar um "banco externo" hsqldb, não entrou na minha cabeça (burrice minha, claro).

 

É fato que aprender algo novo nem sempre é fácil, e se esse algo novo é em um idioma que você não domina, é mais difícil ainda.

 

Agradeço novamente seu tempo e .... vamos ver, vou tentando aqui. Se você encontrar algum tutorial em PT-BR que explique como proceder, serei  muito grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×