Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: como coletar informações sobre seu computador!


Posts recomendados

  • Coordenador

Olá pessoal,

 

é extremamente importante, neste setor e em outros, a descrição completa da configuração da máquina. Além disso, pode ser importante também a verificação das temperaturas e clocks. Este guia busca ajudar usuários com menor experiência a aprender como obter essas informações. 

 

Nota: os programas aqui citados são apenas sugestões. Você pode escolher outros. Nosso Fórum não tem ligação de qualquer tipo com os desenvolvedores de tais programas.

 

1) Primeiro ponto: crie tópicos com títulos específicos e seja objetivo.

 

A criação de tópicos com título direto e chamativo ajuda tanto a você (que terá maior visibilidade do tópico) quanto a nós na organização do Fórum. Neste setor, procure criar títulos como "Quedas de desempenho em Battlefield 4 com i5 4670K + GTX 760".

 

Para o texto do tópico descreva, em linguagem clara e condizente com o ambiente do Fórum, de forma objetiva, o seu problema. Por exemplo:

 

"Olá, pessoal. Tenho enfrentado problemas de quedas de performance no jogo Battlefield 4. As quedas ocorrem de forma momentânea, sempre que explosões muito grandes ocorrem. Meu jogo está configurado em qualidade alta, em resolução 1920x1080p e está com a sincronização vertical (vsync) ativada. Obtenho taxa constante de 60 FPS, salvo nessas ocasiões em que ocorrem quedas. A configuração do computador, assim como as temperaturas encontradas para os componentes, estão descritas abaixo".

 

Vamos agora aprender a obter tais informações, que são sempre pedidas para os usuários e de extrema importância para que possamos ajudar.

 

2) Como descobrir o modelo da fonte de alimentação

 

A fonte de alimentação é o componente mais importante do computador, aquele que faz tudo funcionar e deve entregar energia com segurança. Para descobrir qual é a fonte de alimentação instalada no seu computador, será necessário ler a etiqueta do produto manualmente. Comece removendo os parafusos da lateral esquerda do gabinete:

 

Parafusos.png

 

A fonte estará na parte superior ou inferior do gabinete:

 

Localização da fonte.png

 

Colete as informações dispostas na etiqueta ou, melhor, tire uma foto e use em seu tópico. Eis a parte importante:

 

Etiqueta da fonte.jpg

 

Para o exemplo, temos: modelo OCZ600MXSP, especificamente OCZ ModXStream Pro 600W, de potência divulgada 600W. 

 

Importante: não deixe de descrever como liga o computador na tomada! Você liga diretamente? Usa filtro de linha ou algum outro equipamento? Se sim, descreva-o e cite o modelo. Aproveito para deixar claro aqui que estabilizadores NUNCA devem ser usados.

 

Parâmetros de fontes de alimentação não serão discutidos aqui. Algumas informações podem ser encontradas neste tópico:

 

 

3) Obtendo informações básicas (processador, placa-mãe, memórias, placa de vídeo) sobre a configuração. Sugestão de exemplo: CPU-Z. O programa é gratuito e o download oficial pode ser feito aqui

 

Abra o programa. A aba "CPU" informa o modelo do processador, a aba "Mainboard" informa o modelo da placa-mãe, a aba "Memory" informa a quantidade e a configuração das memórias instaladas, a aba "SPD" informa o modelo das memórias instaladas e a aba "Graphics" informa o modelo da placa de vídeo.

 

Processador.PNGPlaca-mãe.pngMemória.pngModelo memória.pngPlaca de vídeo.png

 

4) Obtendo informações sobre o HD ou SSD e sua condição. Sugestão de exemplo: Crystal Disk Info. O programa é gratuito e pode ser baixado do site oficial aqui.

 

HD ou SSD.png

 

5) Obtendo máximos e mínimos de temperaturas, clocks e uso dos componentes. Sugestão de exemplo: HWMonitor. O programa é gratuito e seu download oficial está aqui

 

Deixe o programa aberto e ele vai registrar os máximos e mínimos alcançados. Para ver os índices de um componente específico, selecione clicando no "+".

 

HWMonitor.png

 

Nota¹: apesar de ser mais simples e não ter este fim, o programa também pode ser usado para identificar os componentes da máquina.

 

Nota²: processadores AMD FX apresentam problemas conhecidos de detecção de temperaturas em vários programas e a única alternativa realmente confiável é o AMD Overdrive.

 

Tutorial AMD Overdrive: em construção.

 

6) Obtendo temperaturas, clocks, memória utilizada e outras informações em tempo real enquanto joga. Sugestão de exemplo: MSI Afterburner (apesar de levar o nome da MSI, pode ser usado com qualquer componente de qualquer fabricante). O programa é gratuito e pode ser baixado do site oficial aqui. 

 

Abra o programa e clique em "configurações":

 

Configurações MSI Afterburner.png 

 

Clique na aba "On-Screen Display". Defina as teclas que serão usadas para ativar e desativar os medidores durante o jogo. O programa já vem com um padrão de fábrica, pode ser ele mesmo. Ao terminar, clique em "OK":

 

Teclas MSI Afterburner.png

 

Vá até a aba "monitoring". Selecione o que deseja medir e clique em "Show in On-Screen Diplay". Ao terminar de selecionar todos que quer medir, clique em "OK":

 

OSD MSI Afterburner.png

 

Deixe o programa aberto e você verá os medidores na tela ao jogar. Se não aparecer, basta apertar a tecla de ativação previamente definida. 

 

O que é importante saber: 

  • "GPU temperature": temperatura da placa de vídeo;
  • "GPU usage": uso de processamento da placa de vídeo;
  • "Fan speed": porcentagem de uso dos fans da placa de vídeo;
  • "Fan tachometer": velocidade de rotação dos fans da placa de vídeo;
  • "Core clock": clock da placa de vídeo;
  • "Memory clock": clock da memória da placa de vídeo;
  • "Memory usage": uso de memória da placa de vídeo;
  • "CPU n temperature": temperatura individual de cada núcleo "n" do processador;
  • "CPU temperature": temperatura do processador;
  • "CPU n usage": uso percentual de cada núcleo "n" do processador;
  • "CPU usage": uso do processador;
  • "Ram usage": uso de memória ram;
  • "Pagefile usage": uso do arquivo de paginação.

 

*Considerações finais. 

 

Tópico em constante construção e aprimoramento. Sugestões, elogios e críticas construtivas são muito bem vindos. Se você encontrou algum trecho que lhe parece confuso, não deixe de indicar.

 

  • Curtir 19
  • Obrigado 3
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Dieg@o Obrigado por compartilhar. Eu nem sequer tinha visto esse tópico. :o

 

De qualquer forma, os links das imagens nele ficaram quebrados e não engloba a parte de clocks e temperaturas. 

 

@Contiusa @AmarildoJr Vocês dois sabem lidar com o AMD Overdrive, correto? Alguém poderia ajudar nessa parte do tutorial? Não tenho computadores AMD mais (roubados :() para poder fazer essa parte.

adicionado 2 minutos depois

No caso, precisaria da descrição e imagens de como obter temperaturas através dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Belíssimo tópico! Vai ser extremamente útil :thumbsup:

 

Em relação ao AMDOverDrive: eu sinceramente não confio nesse programa, pouco importa se a AMD diz que a leitura dele é a correta, eles nem conseguem ler o vcore direito (dá quase 0.1v a mais) e já bugaram os sensores de temperatura também, então a palavra deles nesse assunto não vale NADA pra mim.

Eu ja parei os fans da minha placa de video pra sentir quanto é 70 e 80 graus (pelo PCB, sei que não é preciso mas é bem aproximado), e meu processador não chega a 90 como diria o AMDOverDrive (porque 80 em TODOS os outros sensores seria igual a 90 pelo AMDOverdrive).

 

Ainda quero tirar o cooler da placa de video e da CPU  e medir as temperaturas com laser pra ver qual é mais aproximado, o AMDOverDrive ou todo o resto (porque só o OverDrive é o "diferentão" heheheheheheh).

 

agora, Foxwalt disse:

No caso, precisaria da descrição e imagens de como obter temperaturas através dele.

Faz um tempinho que não vou pro Windows, mas a ultima vez que li a descrição era algo assim:

 

Citação

As temperaturas mostradas indicam quantos graus faltam para se atingir o TJMax.

 

Então se o TJMax for de 80ºC, e a sua margem térmica no OverDrive estiver sendo mostrada em 20ºC (em azul), isso significaria que seu processador está a 60ºC. Ai com base nesse valor você faria o cálculo: "Se o processador está a 60 (isso segundo a AMD), mas o AIDA64 mostra 50, então a diferença do erro de leitura de todos esses outros programas é de 10ºC, sempre que eu ler a temperatura deles eu adiciono 10ºC para saber exatamente a temperatura."

 

Mas como eu disse, EU pessoalmente não confio nesse programa ou no que a AMD diz. O vcore é sempre abaixo do real (ou fica sempre em 1.2v quando na verdade está a 1.26), e acredito que as temperaturas também sejam. Não há nada que a AMD ou outros usuários digam que vá mudar a minha opinião, a não ser que eu veja alguém medindo as temperaturas no case com laser e sem cooler.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt depois eu tiro um print e te mando. Mas eu só sei ver a margem térmica. Eu nunca parei para analisar o aplicativo inteiro. Depois, com mais calma, eu estudo melhor o aplicativo.

 

Seria importante mesmo, porque quase todo mundo chega aqui usando as temperaturas dos outros programas, que são todas erradas. Complicado, porque o pessoal se agarra nessas temperaturas e não larga :P Quase todos os posts que eu dou a dica as pessoas continuam a citar temperaturas do HWmonitor (por exemplo) até o fim (hahahahaha)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@AmarildoJr @Contiusa E essa conversão seria para usar a leitura de outros programas?

 

Sei que tem alguns programas que ficam dando temperatura abaixo do ambiente, e nesses casos fica meio difícil saber se o erro é realmente constante durante todas as faixas de temperaturas. Encontrei este tutorial aqui, vejam. E parece que as APUs também apresentam esse comportamento.

 

"Is Core Temp only reading 10C but it's not possible because your room is 28C? The reason is that these and other 3rd party programs are not interpreting the AMD TCTL signal correctly, although they seem to work fine for Intel CPUs."

 

E o HWMonitor é um bom programa, moderno e funcional, para ver as temperaturas dos componentes em geral (tirando o probleminha citado dos FX)?

 

6 horas atrás, drcyberjr disse:

@Foxwalt sugiro incluir o HWinfo64 como opcao de monitoramento em tempo real dos clocks dos núcleos da cpu. Ele faz isso em conjunto com o msi afterburner, na tela, e demonstra se a cpu esta em Throttling.

Parabéns pelo tópico :thumbsup:

Opa, muito obrigado pela dica. Mas, para isso, deve ser alterada alguma opção no HWMonitor? Como isso é feito? Não encontrei aqui.

 

@Kelvin182 @GabrielLP14 Obrigado pelo apoio. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt eu não recomendo mais fazer a conversão. Eu pesquisei nos fóruns internacionais nos últimos meses e ninguém realmente sabe como converter. Já teve usuário aqui do fórum que a conversão não funcionou. A última informação que eu tive é que o limite do AMD Overdrive é mais ou menos 10ºC da temperatura recomendada. Que na verdade o limite do AMD Overdrive é quando a CPU começa a fazer o throttling. Ou seja, se o FX-6300 tem limite de 71ºC, o AMD Overdrive vai ter o limite de 81ºC - a partir daí começa o throttling.

 

Mas isso tudo é suposição. A AMD não está nem aí. O ego corre solto nos fóruns também, então ninguém quer admitir que não sabe. Eles preferem dizer que basta usar o AMD Overdrive.

 

Mas o único aplicativo correto é o AMD Overdrive. Quanto a isso não tem polêmica nos fóruns internacionais (nem entre os representantes da AMD).

 

O meu conselho para quem gosta de ver temperatura nos outros aplicativos é comprar um Intel. Resolve logo o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Contiusa Mas então o número encontrado para a temperatura em si através do Overdrive é só pegar e pronto?

 

Infelizmente não, porque ninguém sabe o valor do limite para fazer a conta - que realmente seria a única maneira segura de converter qualquer valor. Só dá mesmo para saber se está "quente" ou "frio", perto do limite ou não. Isso pela margem térmica.

 

Eu criei alguns tópicos lá fora para tentar descobrir o valor do limite e nada. Ninguém se importa com isso também, porque as seções da AMD nos fóruns me passa a impressão de casa mal assombrada, com meia dúzia de gatos pingados arrastando correntes.

 

Exemplo - no site mais famoso de overclock que eu conheço, o único tópico importante de overclock da AMD, em placas-mãe da ASUS, tem 384 páginas. Parece muito, não é? Aí você precura um tutorial de overclock da Intel e só dos que eu vi, desde o Sandy Bridge até o Skylake, reúnem 4502 páginas. Ou seja, ninguém se mostrou muito preocupado com o bug do FX.

 

Eu até pensei em escrever para a AMD, mas os representantes também falam uma porção de besteiras. Talvez eu me anime se sobrar um tempinho.

 

Por enquanto, quem quiser usar outros programas para ver a temperatura precisa estudar a placa-mãe, escrever para o suporte desses aplicativos, tirar dúvida com o fabricante da placa-mãe, etc. Um dos tópicos que eu criei eu descobri que um dos TMPINs da minha placa-mãe indica a temperatura correta, informação passada por um representante da AMD, mas ele mesmo disse que não sabe como converter de maneira universal. O que ele falou é o que todo mundo fala, para usar o AMD Overdrive.

 

Mas eu não posso dizer para todo mundo que TMPIN é esse, pois eles variam de placa-mãe para placa-mãe. Ou seja... A pessoa tem que correr atrás e pesquisar muito, mas não pode passar a fórmula para outra pessoa, pois cada caso é um caso. E nem eu tenho certeza de que esse TMPIN está correto. Como é o meu micro reserva e o meu cooler é bom, eu encaro como eletrodoméstico. Tá funcionando, beleza. 

 

Vamos ver se o Zen chega diferente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt no meu lugar, eu colocava um print do AMD Overdrive com a margem térmica e dizia que só dá para ver por ele. Ou então para pesquisar por conta própria como converter os valores ou entender como o algorítimo funciona. Porque uma conversão universal (que seja 100% confiável) ainda não apareceu na internet.

 

O que o último cara me disse, que que a margem térmica é 10ºC acima do limite recomendado, faz sentido. Porque eles não iniciam o throttling no limite recomendado, mas sempre com uma margem acima. Mas eu nem parei para ver isso.

 

Eu acho que eu vou escrever para a AMD, mas tem uma grande chance de eles não respoderem e alegarem "segredo industrial" ou de que eu não tenho nada com isso.

 

Sobre o print, seria este aqui. Pode pesquisar outros se quiser. A Margem térmica é o que está indicando "Temperature". Quando chega no zero é o limite. Como ninguém sabe o valor limite, fica difícil de recomendar, mas eu costumo dizer para se preocupar abaixo de 10ºC / 5ºC. O meu fica em 36ºC rodando o OCCT com temperatura ambiente de 24ºC. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt estou longe do pc, mas com relação ao Amd Overdrive, no menu "Monitor de Status", a 4a opcao é "Registro de Log". Nessa opcao voce tem como fazer um registro continuo da margem termica. Como ele atua em segundo plano, fica fácil visualizar apos o teste. Nesse registro, ele mostra a margem termica minima durante o registro.

Com relação ao acompanhamento do Throttling pelo HWinfo64, vou deixar um vídeo que você pode assistir a partir de 5:40min. onde o Lucas Peperaio ensina a usa-lo para esse fim. A versao mais recente do HWinfo64 tem um skin um pouco diferendo da usada no video e, a opcao que acompanha o clock do núcleo é a "Core ## clock". Como disse, estou longe do pc e nao quero deixar voce sem resposta.

Mas uma vez, parabens. Topico de grande valia!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, só para compartilhar o que eu sei sobre os AMD e os aplicativos de temperatura, isso é o que eu encontro em praticamente todas as avaliações de usuários de FX na Internet. No Kabum é a mesma coisa. Avaliações e mais avaliações de usuários com temperaturas erradas.

 

Esse aí embaixo é da Newegg, depois de o cara trocar o cooler por um Seidon 120M, mas ele extrapolou tanto que eu resolvi postar aqui (para que as pessoas entendam o problema):

 

Citação

 

Other Thoughts: I have had this cooler for over 3 years now and it is fantastic. I us it with a AMD FX-4100 Zambezi Quad-Core 3.6GHz overclocked to 4.2 and it stays around 27c while gaming.

 

Considerações adicionais: Eu já tenho esse cooler há mais de 3 anos e ele é fantástico. Eu uso com um AMD FX-4100 Zambezi Quad-Core com overclock de 4,2GHz e ele fica por volta de 27ºC durante os jogos.

 

 

Claro que ele usou um programa que indica a temperatura, e não a margem térmica do AMD Overdrive.

 

Infelizmente o suporte da AMD ainda não se tocou do problema, mas é importante que as pessoas saibam que ele existe e é real, até porque quem faz overclock pode colocar em risco a CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o tópico se tornou "Falar mal dos processadores da linha FX, da AMD e de seus consumidores"  em vez de um Tutorial sobre como obter informações gerais. Uma pena, um tópico tão bem construido. Na minha opinião poderia ser fechado no primeiro post e usado como referência só, como se fosse um artigo, ou no máximo manter a discussão sobre as informações. Pior é ver gente criticando "fanboys" mas sugerindo ir para a marca concorrente por causa do péssimo erro de leitura nas temperaturas. Faz todo sentido ÇIM :thumbsup: (sem esquecer, claro, de falar num sentido pejorativo dos consumidores da AMD, da empresa, etc, mostrando na minha opinião um comportamento "fanboyístico" com "ódiozinho" em relação a um determinado grupo/empresa, e muito provavelmente tentando se sentir superior ao diminuir um grupo ou uma empresa que teve alguns sérios problemas).

 

Para resumir: A linha FX é "bugada" nas leituras de temperatura e ninguém sabe exatamente onde elas ficam, embora a APROXIMAÇÃO em Full-Load possa ser feita. Vi em alguns fóruns que um suposto representante da AMD disse que o TCTL dos FX é de 71 graus, então essa é pelo menos uma referência para se usar na margem térmica dessa linha de processadores, já que não é uma afirmação absurda.

 

Qualquer menção a outros aspectos como: a quantidade de páginas sobre OC de uma marca vs a outra em um fórum sobre overclock; falar de modo pejorativo do fato de algumas pessoas ficarem surpresas e felizes com as temperaturas erradas ou de um erro da empresa ou de seus consumidores; dentre outros; é completamente irrelevante ao assunto do tópico.

 

Meus 2 centavos.

 

(PS: não vou responder a quaisquer menção desse post, foi só um desabafo. Se alguém quiser manter esse assunto comigo, mande uma mensagem privada para não desandar o tópico mais do que já está).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Foxwalt Boa tarde

 

Excelente atitude, passar a configuração da máquina é extremamente importante não só quando o assunto é referente a informática, como eletrônicos em geral como TV, Home Theater, Blu-Ray, etc; eu sempre falo em quase todos os tópicos passar a informação e descrição do equipamento ou foto.

Se a pessoa não quer escrever ela pode colocar na assinatura ou abaixo do avatar.

Outro problema que estou vendo é que tem muitos usuários colocando tópicos que não tem nada a ver em "Outros problemas de hardware", como se toda duvida se encaixasse nessa área; exemplo:

Possuo um computador com o Windows 10 e está aparecendo mensagem de disco C: com espaço insuficiente.

Esta claro que esse tópico se encaixa perfeitamente em "Windows 10", o layout do fórum está bem claro e simplificado.

 

Att Edvaldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa @AmarildoJr O objetivo não era provocar tamanha discussão sobre o assunto. Perguntei sobre uma solução exata e certeira, que acreditava eu que já existia. Aparentemente, não é esse o caso e ainda há muitos detalhes sobre o assunto.

 

Minha opinião: acho que esse foi um erro grosseiro da AMD, algo que jamais poderia ter acontecido, e eu sinceramente esperava que eles já tivessem tomado alguma iniciativa para resolver. Mas daí a dizer que os processadores deveriam ser boicotados por tal fato já é outra história.

 

Enfim, agradeço aos dois pela participação. Vou acrescentar um trecho ali depois apenas colocando como observação. Deixemos o tópico continuar naturalmente agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...