Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Immunity

Máquina para 3d, games e desenvolvimento (6-10k).

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

Estou em uma jornada para montar um computador que cumpra as seguintes funções:

• Modelagem 3D (Maya, Cinema 4D, Zbrush, etc);
  • Shading e Texturing (Quixel, Substance Painter/Designer, 3DCoat, etc);
  • Render (O foco é GPU - Octane Render, Redshift, etc). Alguns renders serão realizados via CPU (VRay, etc);
  • Programas Gráficos e um pouco de edição e pós (Photoshop, Illustrator, After Effects, Nuke, etc);
  • Games e desenvolvimento dos mesmos (jogos atuais, além de Unity e Unreal).

A princípio, os focos seriam:

• Um gabinete robusto que estivesse preparado para possíveis expansões (até 4 placas de vídeo, por exemplo). Se possível, silencioso e sóbrio (nada piscando alucinadamente);
  • Um ou dois SSD (para o SO e alguns programas) e um HD de 1 ou 2 TB para salvar diversos itens que não serão acessados com frequencia;
  • Duas placas de vídeo (para propósitos de render GPU). Tenho a intenção de trabalhar no final com 4, mas de início, 1 ou 2 serão o suficiente;
  • Uma placa-mãe adequada e que permita um upgrade adequado dos itens em um prazo de 6 a 8 meses;
  • Um processador parrudo. Algo para ajudar nos renders não-GPU e no processamento geral. Pensei num i7, mas se conhecerem soluções melhores (xeon, etc), fiquem a vontade para comentar;
  • 16 a 32GB de memória. Acho que está de bom tamanho, mas vocês podem me informar melhor;
  • Um cooler (ou sistema de refrigeração) adequado;
  • Uma fonte de alimentação bacana para segurar isto.

Alguns pontos que valem a pena comentar:

• Estou usando como benchmark de GPU o teste do Octane Render (https://render.otoy.com/octanebench/results.php);
  • Não inseri na configuração, mas vou aproveitar e reservar uma grana para teclado, mouse e um monitor.

A verba pode variar de 6 a 10 mil reais. Sem contar teclado, monitor e mouse (verba a parte, podem mandar opções bacanas - nada muito absurdo). A princípio, não preciso das 4 placas de vídeo (uma ou duas) e pode ser apenas um SSD (em vez de dois); depois faço o upgrade com o tempo. A internet por aqui é cabo, mas pretendo trabalhar com fibra óptica daqui a uns meses. Tenho alguns monitores aqui (costumo usar dois na bancada), mas opções novas são bem-vindas!

Peço desculpas por qualquer informação que tenha faltado. Obrigado pela leitura e pelo interesse em ajudar. Costumo fazer este tipo de auxílio com 3D, então se alguém precisar de algumas dicas ou orientações, é a maneira que posso contribuir com o fórum!

Obrigado mais uma vez e desejo uma excelente tarde a todos!

Editado por Immunity

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Immunity Olá, Vou completando a resposta com o tempo. 

- Gabinete p 4 placas e tal..SHOW, mas se você for de NVIDIA 1000 series...ela só deixa fazer 2 way. 

- Se prefente usar 4 GPUS (acho q n vale a pena, ok?) ou use as novas radeons, ou as nvidias antigas (900)

- SSD. Já que investirá, pegue um ssd pci ou m.2, se possível faça RAID para o sisstema operacional e programas. Arquivos!?Só no HD. 

Editado por Alex Temnyk

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Alex Temnyk disse:

@Immunity Olá, Vou completando a resposta com o tempo. 

- Gabinete p 4 placas e tal..SHOW, mas se você for de NVIDIA 1000 series...ela só deixa fazer 2 way. 

- Se prefente usar 4 GPUS (acho q n vale a pena, ok?) ou use as novas radeons, ou as nvidias antigas (900)

- SSD. Já que investirá, pegue um ssd pci ou m.2, se possível faça RAID para o sisstema operacional e programas. Arquivos!?Só no HD. 

Oi Alex, obrigado pela força.

Então, bom saber isto da NVIDIA quanto ao 2-way. Mas não preciso me preocupar agora, visto que o Octane não utiliza o SLI. De qualquer maneira, penso em fechar com duas GTX 1080 (só duas mesmo, nada de quatro). :)

Quanto a Radeon, tanto o Octane quanto o Redshift só usam CUDA (por hora, nada de OpenGL), então só vale NVIDIA.

Estou anotando estas dicas do SSD! :D

Obrigado pela dica!

Editado por Immunity

Compartilhar este post

Link para o post

@Immunity  tem está config aqui =

Procs = http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-intel-core-i7-6700-skylake-3-4ghz-8mb-quad-core-bx80662i76700-box

HD = http://www.pichau.com.br/hardware/hard-disk-e-ssd/hd-western-digital-1tb-caviar-blue-sata-iii-3-5-wd10ezex-oem

Fonte = http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-600w-cx600-v2-certificado-80-plus-pfc-ativo-cp-9020048-ww-box

VGA = http://www.pichau.com.br/placa-de-video-galax-geforce-gtx-1080-hof-8gb-gddr5x-256bit-80nsj6dhl2sn-box

placa-mãe = http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-asus-z170-e-ddr4-chipset-z170-lga-1151-box

Memoria ram = http://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-kingston-hyperx-savage-32gb-4x8gb-ddr4-2800mhz-hx428c14sb2k4-32-box

SSD (x2) =  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757262091-ssd-samsung-850-evo-500gb-3d-v-nand-sata3-6gbs-25-540mbs-_JM

Leitor de DVD = http://www.pichau.com.br/hardware/drive-optico/leitor-e-gravador-dvd-cd-asus-24x-black-drw-24f1mt-oem

Total = 8563,00. Agr se você n tiver pressa espere o lançamento da gtx 1080ti ( o diabo dentro de uma placa ) ae você pode vim ate pegar uma dela que vai fazer um estrago.Caso esteja com pressa você pode larga a gtx 1080 mesmo e colocar outra dela depois, veja como vai ser o desempenho dela e se você vai precisar mais mesmo ( melhor do que sair colocando varias e no final n chegar a usar todo o poder dela ), ah a intel vai tá lançando seus novos procs tb, ae você pode tá fazendo a troca de procs e largando todo o resto dos componentes.

Compartilhar este post

Link para o post
54 minutos atrás, Angern disse:

@Immunity  tem está config aqui =

Total = 8563,00. Agr se você n tiver pressa espere o lançamento da gtx 1080ti ( o diabo dentro de uma placa ) ae você pode vim ate pegar uma dela que vai fazer um estrago.Caso esteja com pressa você pode larga a gtx 1080 mesmo e colocar outra dela depois, veja como vai ser o desempenho dela e se você vai precisar mais mesmo ( melhor do que sair colocando varias e no final n chegar a usar todo o poder dela ), ah a intel vai tá lançando seus novos procs tb, ae você pode tá fazendo a troca de procs e largando todo o resto dos componentes.

Boa ideia, Angern!

Posso ir com a gtx 100 e quando a ti sair, eu compro. É um investimento que dá para fazer no ano que vem, lá para março.

Compartilhar este post

Link para o post

@Immunity man se der pra segurar ate março então faça isto, pegue a gtx 1080ti + um procs intel ou um amd zen ( veja os testes e veja qual se sai melhor, e pra você o ideal seria um i7 ou um top da amd ) e se for de intel você pode larga muito bem os restos do componentes, ah em vez de colocar 2 ssd coloque um ssd 850 + um samsung 950 pro ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805849181-ssd-samsung-950-pro-m2-256gb-pcie-30-x4-pronta-entrega-_JM )

Isso ae vai da uma diferença tremenda. Lembrando que você só vai poder trabalhar com ate no maximo 2 VGA 1080, agr caso queira colocar mais que isso a amd vai lançar suas placas "top" no começo do ano ae você da uma olhada e ve qual se sai melhor ^^.

Editado por Angern

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tudo bem?

Olhei a Pichau e baseado nos conselhos que vocês me passaram, cheguei nesta configuração (em anexo).

Algumas dúvidas:

1) Deixei o cooler normal, mas qual seria o cooler indicado para esta configuração?

Lembrando que eu desejo colocar uma outra placa de vídeo no ano que vem.

2) Não encontrei no site da Pichau o SSD da Samsung, portanto eu retirei da lista o SDD.

De qualquer maneira, há uma outra opção no site deles para SSD que seja bacana?

Ou eu devo só pedir o HD mesmo, compro o SSD no mercado livre e depois instalo o windows no SSD?

Estava pensando em já pedir com o SSD (nem que seja um simples) e depois compro um da Samsung adicional.

3) Também não encontrei a fonte de alimentação indicada. Esta que coloquei vale a pena? Ou há opções melhores no site?

4) O que acham do gabinete? Indicações?

-----

Quanto a teclado, mouse, caixa de som e tudo mais, deixei sem, mas pretendo comprar também.

Ouvi falar sobre um teclado mecânico. Ele é interessante? Vi que é caro, mas gostaria da opinião de vocês. Mouse também, se tiverem alguma dica, será bem-vinda!

Lembrando que esta máquina é tanto para a produção de 3D e desenvolvimento de games, quanto para jogar games recentes em "alta".

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Comp_1.jpg

Editado por Immunity

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tudo bem?

Só queria agradecer a todos, no final minha máquina chegou ontem.

A configuração:

Processador Intel Core I7-6700K Skylake, 4.0GHz, 8MB, Quad-Core - BOXBX80662I76700K

Water Cooler Corsair Hydro H55 120mm, CW-9060010-WW - BOXCW-9060010-WW

placa-mãe MSI Z170A SLI Plus, DDR4 Chipset Z170, Socket 1151 - BOXZ170A SLI Plus

Memória Kingston DDR4 HyperX Predator 32GB (2X16), 3000Mhz, HX430C15PB3K2/32 - BOXHX430C15PB3K2/32

Placa de Vídeo Zotac GeForce GTX 1080 AMP Edition 8GB GDDR5X 256-bit, ZT-P10800C-10P - BOXZT-P10800C-10P

SSD Intel 600p Series 256GB M.2 80mm PCIe 3.0 x4, SSDPEKKW256G7X1SSDPEKKW256G7X1

HD Seagate 1TB, 3,5" 7200 RPM, 64MB Cache, Sata III, ST1000DM003 - BOXST1000DM003

Gabinete PCYES! Mid tower Jaguar, 03 Fan, JAGUAR - BOXJAGUAR

Ventoinha PCYES Fury F4 120mm 1700 RPM Preto, F4120PT - BOXF4120PT

Fonte EVGA 750 GQ 80 Plus Gold 750W PFC Ativo, 210-GQ-0750-V0210-GQ-0750-V0

Caixa de Som Multilaser 2.0 1w Rms Slim USB, SP053 - BOXSP053

Kit Teclado e Mouse Cooler Master MasterKeys Lite L RGB, SGB-3040-KKMF1-BRSGB-3040-KKMF1-BR

Microsoft Windows 10 PRO 64Bit Trial, 30 Dias - Instalacao em maquinas - Windows 10 Maquinas

Algumas fotos:

Agora preciso de um monitor e uma webcam.

Três dúvidas:

1) Tem alguns pedaços de papelão dentro do computador (foto anexada), eles estão lá só para segurar cabos e etc? Não pode atrapalhar as fans?

2) Qual deve ser a melhor maneira para proceder com a 1080? Fiz alguns testes e em determinado momento ela chegou a 85ºC e as fans ligaram. Qual é a faixa de temperatura que devo trabalhar e se aquele papelão pode atrapalhar? Algum software para indicar, ou configuração?

3) Usar DVI, HDMI, DisplayPort? Alguma config de monitor?

[ ]'s e obrigado a todos!

15134552_10206168355967794_4032324475340511952_n.jpg

15171077_10206168355567784_3399928193837552739_n.jpg

15230642_10206168355927793_1306378115647728590_n.jpg

15253480_10206168354967769_9124912996787583436_n.jpg

15267801_10206168354127748_7001954904992588995_n.jpg

Editado por Immunity

Compartilhar este post

Link para o post

Então, quanto ao papelão, acho que a melhor coisa a fazer é ligar para onde você comprou. Não existe gente melhor que eles para dizer o motivo deles.

Já quanto à temperatura, provavelmente a empresa que fabricou sua placa de vídeo tem um programa de gerenciamento da placa, ou seja, lá você pode aumentar ou diminuir a velocidade das ventoinhas (ou fans, como quiserem)

Acho que o melhor a usar é HDMI.

Boa sorte com esse PC, e meu deus que inveja. Quando for comprar um monitor, não economize, se não o dinheiro gasto com essa placa terá sido jogado fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais