Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super aquecimento após pasta térmica


JPPedro

Posts recomendados

Olá pessoal. Fiz uma limpeza no meu PC e burramente achei de trocar a pasta térmica da placa de vídeo, coloquei uma da marca Wurth (tubinho 10g). Depois disso a temperatura tem chegado facilmente aos 90ºC, antes chegava no máximo aos 81ºC nos jogos mais pesados, sendo que normalmente ficava na casa dos 71ºC.  Isso tem me deixado bastante preocupado. Já troquei a pasta térmica (pela mesma) duas vezes, uma vez colocando mais outra menos. Dessa vez que coloquei menos, notei que diminuiu a temperatura, mas não chegou em nível aceitável. Nessa situação, o que posso estar fazendo para resolver o problema? não está dando pra jogar tranquilo com essa temperatura absurda.

 

Segue algumas imagens em anexo que podem ajudar na solução do problema.

 

Desde já obrigado pela atenção.

 

Config:

placa-mãe: IPMH61P1
Vídeo: GTX 760
Processador: i7 2600k + Cooler Master v10
8GB Ram
Fonte: Corsair cx600

PASTA-TERMICA-G.png

Captura de Tela (71).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JPPedro muito provavelmente porque você comprou uma pasta genérica, tipo Implastec. Fazer manutenção no micro com produtos genéricos nunca é uma boa ideia. Você precisa comprar uma pasta decente, compatível com a peça de hardware de alta tecnologia que é uma placa de vídeo como a GTX 760. 

 

Se estiver sem grana - DeepCool Z5 - dá para 14 aplicações.

Uma pasta melhor - Xigmatek PTI-G4512 - dá para 8 aplicações.

Pasta topo de linha - Fusion X1 - dá para 14 aplicações.

 

Como a Xigmatec está quase o preço da Z5, eu levava ela.

 

Outra possibilidade é de você ter arrancado os adesivos que cobrem o VRM e os mosfets, capacitores. Algumas placas de vídeo vem grudada não só nos parafusos, mas nesses adesivos. Você precisa tirar com cuidado para recolocar da mesma forma. Você recolocou a capa da placa de vídeo corretamente?

 

Mas não precisa entrar em pânico. Hardware é igual 2+2=4. Se fizer direito e você não ter quebrado nada antes, vai melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Realmente a pasta térmica é genérica (ou é da ruim). Infelizmente na minha região não encontro pasta térmica boa. Comprar pela internet sai caro por causa do frete. Estou tentando providenciar uma melhor do que essa que apliquei, mas aqui na região está difícil.

 

Anexei algumas fotos de outra coisa que também pode ser um problema, a parte de alumínio de uma das extremidades deu uma sutil descolada. Por não ser tão grave estou achando que o problema pode não ser ai (não completamente), mas que pode estar agravando.

 

Agradeço muito pela atenção!

5445asfa46s5f.jpg

photo_2016-10-29_08-46-00.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JPPedro não, essa parte de metal é só para dissipar o calor. Só de manusear a gente entorta as aletas. O importante mesmo na refrigeração são os heatpipes (os canos que serpenteiam pelo radiador) e a parte que entra em contato com o chip da placa de vídeo.

 

Mas isso que está aí na foto é poeira? Limpou depois ou deixou assim mesmo? Só isso faz uma boa diferença.

 

Mas se estiver tudo instalado corretamente, o problema é a pasta mesmo. Essas pastas genéricas vão dar uma diferença que pode passar e muito dos 10ºC. Dependendo da aplicação, ainda mais.

 

Você não conhece nenhum amigo que tenha uma pasta térmica para emprestar? Ou se você tiver cartão, ou outra pessoa, você pode parcelar em dez vezes e pagar 3-4 reais por mês. Mas com essa pasta vai continuar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa atualmente está sujo igual a foto, e olha que foi o mais limpo que conseguir deixar usando pincel. Parece que a poeira petrificou, mas estava boa antes de eu ter trocado a pasta térmica. Em idle a temperatura fica normal, mas é só executar tarefa pesado igual a execução de algum jogo que o bicho pega, chega a 90ºC. Fiz vários testes, tentei também diferentes níveis de aplicação da pasta térmica que tenho aqui, consegui em uma das tentativas diminuir uns 5ºC.

 

Estou enviado uma foto de uma das aplicações que fiz. Esgotei quase todas as opções, única coisa que me resta agora é colocar uma pasta térmica de qualidade e vê como fica, se o problema realmente é esse.

 

b5343d44-abc1-4e5a-82d6-9df8fbcc5a86.jpg

85fe1d8d-0b7a-45bd-817b-bf6c61693536.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JPPedro é, então não tem saída. Se está tudo montado direito, e a quantidade de pasta está normal, o lance é esperar a hora que puder comprar uma pasta.

 

Dá para tirar uma fodo depois que montar o dissipador e tirar? Para ver se ela está espalhando corretamente - se fica aquela marca de carimbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Essas fotos foram tiradas ontem, estava realizando algumas tentativas com diferentes níveis de aplicação. Consegui uma pequena melhora na temperatura com menos pasta térmica. Como é possível notar, na foto está exagerada a quantidade. (não estou usando assim agora).

 

Fica tanto a marca de carimbo que gruda uma parte na outra. Repito, estou usando uma quantidade menor de pasta térmica agora.

 

Muitíssimo obrigado pela atenção.

photo_2016-10-29_12-03-45.jpg

photo_2016-10-29_12-07-13.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Obrigado pelas dicas, farei isso. Só tenho que conseguir o álcool isopropílico.

adicionado 10 minutos depois

Vou dar uma última olhada na placa hoje, tentar limpar o máximo os dissipadores. Após isso vejo como fica com uma pasta térmica melhor (quando conseguir uma). A partir de segunda vou ver se será possível levar no único técnico que entende de placa de vídeo aqui na cidade. Ele parou de trabalhar com placa de vídeo, mas ele disse que poderia dar uma olhada nela essa semana.

 

Fora isso só me resta usar como está até quando possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...