Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Decodificador 74hc138 para multiplexação


Visitante

Posts recomendados

15 horas atrás, RAPOSA YOKO disse:

Meus Amores :lol: vai me dizer que vocês não vão fazer o circuito todo certinho , e essa historinha de dar um chutinho no 595 como se eu não soubesse programar um pic para enviar os bits a entra RsrsrKkkkkkkkk ;)

então faz ai um mapa com as entradas individuais do 74hc138 o que custa ??

vai me dizer que comprando um circuito de portas logicas ,todas as portas que tem o circuito o tempo de propagação delas são iguais é?? ai é pra mim acabar de rir velho , ai é doze conta outra KKKKKKKKKK :lol: isso aqui não é piada não é a mais pura verdade ! os tempos de propagação das portas não são iguais , ta pensando que é magica ? e vocês sabem que não é, e pra que essa gloria toda :D ajuda Ai HO KKKKKKKK Rsrsr! você mesmo disse , paulo Rsr que Como a @Isadora Ferraz KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Mencionou kkkkkkkkkk:lol: então eu concordo ja chega Rsrs !

 

Bom .... pelo jeito você vai ficar insistindo numa ideia sem sentido, e eu vou insistir em não fazer.

 

Primeiro, quem te disse que os tempos de propagação do seu querido 74hc138 é o mesmo para qualquer combinação das entradas ? Pois é, não é o mesmo. E daí ?  Nada mudou, meu amigo. O projetista tem de saber ler o datasheet, identificar se isso causará algum problema, e tomar uma atitude a partir deste ponto. E tem mais, quer fazer tempos iguais de propagação ? Bem-vindo aos circuitos síncronos, meu amigo !

 

Quer saber como é o circuito interno do seu 74hc138 ?  Veja  na página 2 :

 

http://ee.hawaii.edu/~sasaki/EE260/Labs/Datasheets/sn74ls138.pdf

 

Se você quiser fazer a equação lógica de cada saída, é só olhar o circuitinho e escrever , vai perder 10 segundos em cada uma das saídas.

 

Em 1972, quando foi feito o datasheet, tudo isso era novidade, era eletrônica de ponta, e os fabricantes sempre tentavam colocar o circuito interno de cada um desses CI's para servir como referência ao aprendizado. Eu já estudava isso em 1975, e até 1979 eu tinha vista dezenas de CI's nesses manuais. Depois, em 1982 em diante eu ficava lendo os datasheets dos Ci's microprocessadores e seus periféricos, e as memórias Dram, pois isso era o top daquela época.

 

Hoje, quase 50 anos depois, eu olho isso tudo e vejo o quão inútil é isso para os dias de hoje, exceto que ainda continuo lendo os datasheets dos microcontroladores que utilizo.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falei que não é o mesmo dês do inicio ,você leu o comentario :D pra acabar de desmantelar tudo ate os transistores , basta medir a capacitancia deles  todos os Ci do paraguai também Rsrs! [email protected] estou com priguiça de simular isso no proteus ate de fazer o mapa , se tiver uma apostilha eu compro ,coloca no mercado livre e diz o preço ! mas gostei do datasheet da texas instrument é pra mim uma das melhores empresas e  fabricantes de circuito eletrônicos .

:D por que ela não fabrica cis com sinais espúrios indesejáveis KKKKKKKK pra você ter um ideia cada sub familia por exemplo a TTL tem tempo de propagação médio por porta (ns) diferentes é logico. valeu pessoal estou cansado Rsrs.

O conhecimento dos tempos de atraso é muito importante no projeto  prático dos circuitos.ou ter o conhecimento de onde eles ocorrem, deve-se fazer o chamado diagrama de tempo que consiste em desenhar as formas de ondas afetadas pelos diversos tempos de propagação , ta bom acabou vai e pronto e vai HA rsr fui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, RAPOSA YOKO disse:

O conhecimento dos tempos de atraso é muito importante no projeto  prático dos circuitos.ou ter o conhecimento de onde eles ocorrem, deve-se fazer o chamado diagrama de tempo que consiste em desenhar as formas de ondas afetadas pelos diversos tempos de propagação

 

Menos .....  o conhecimento de que em qualquer circuito que combine portas existem tempos de propagação diferente é importante, pois deixou de ser "muito importante" fazem décadas.... Não se faz diagramas de tempo de propagação, o que se faz é avaliar numa olhada qual é o local onde ocorre o maior tempo de propagação ( regra prática : onde um sinal passa pelo maior número de portas lógicas ), e considerar se esse tempo influi em alguma coisa. Para os circuitos simples que a gente eventualmente precise implementar no dia a dia isto é mais do que o suficiente.

 

Karnaught, tempos de propagação, circuitos combinacionais, máquinas de estado digital : tudo isso é coisa do passado, substituídos por FPGA ou CPLD, os quais são projetados usando um software proprietário, que faz a programação interna desse dispositivo para obter os sinais que você precisa, sem se preocupar com detalhes .....

 

Volte ainda não percebeu isso, mas logo vai perceber, e aí sim poderá dedicar seu tempo a coisas mais importantes.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aphawk  e seus AVRs e agora  FPGA ou CPLD Depois Processador spin , Processador Fotonico , Rsrs depois Laser Torcidos que conseguem carregar maior quantidade de bit:rezando:s e etc :lol:  KKKKKKKKK! eu preciso ler Mais :D Cadê o botão para fechar o topico:tw_angry: aqui Hoo!!!!!!!!:eek:

KKKKKKKK:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...