Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
KairanD

Troca de Cooler Master Hyper T4 por DeepCool Maelstrom 120T: compensa?

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

começarei sendo sincero: nunca gostei da ideia de usar water coolers, especialmente esses modelos de entrada que julgo como produtos de baixo custo x benefício. Contudo, comecei a pesquisar e acabei ficando interessado por alguns deles, considerando diversos fatores condicionantes. 

 

Começando pela explicação da minha situação: pois bem, o Hyper T4 não ficou exatamente da forma que eu queria dentro do meu gabinete... Ele ficou na posição horizontal, forçando um dos três pentes de memória de 4GB que eu tenho e impossibilitando a instalação de um quarto pente. Isso me incomoda. Os 8GB de memória que eu tinha anteriormente não eram suficientes para minhas atividades e, apesar de os 12GB estarem até então cumprindo bem a tarefa, quero colocar um quarto módulo de 4GB (principalmente devido ao fato do modelo específico que estou usando ter alcançado preços muito baixos).

 

Além disso, estou participando ativamente do Folding at Home e, apesar do meu computador não ter problemas de temperatura do jeito que está, gostaria de ver números mais baixos, principalmente levando em consideração que ele fica ligado direto uma média de 6 a 8 horas por dia trabalhando com o processador em intervalos de uso que variam sempre de 75% a 100%. Com o calor infernal que está fazendo aqui em Belo Horizonte agora, o processador chega a alcançar picos próximos de 65ºC quando chega a 100% de uso, e isso com o turbo core desativado... E detalhe: meu gabinete tem todos os fans instalados, totalizando 5, sendo um frontal, um traseiro, um inferior e dois superiores. Eu não desligo o Folding nem quando vou jogar, apenas limito a atividade dele.

 

Outro ponto é a estética. Confesso que tem hora que fico na dúvida, mas acho que o modelo de water cooler que me interessou ficaria bem interessante para a estética do meu gabinete (e isso é importante para mim). O modelo em questão é o DeepCool Maelstrom 120T

 

Algumas considerações sobre o que procuro:

1) Meu computador, mesmo em carga máxima e com os fans na velocidade normal, não faz ruído a ponto de incomodar, mal é audível. Como passo muito tempo estudando e preciso do computador para isso, o silêncio é muito importante. Já vi opiniões divididas quanto a isso, com pessoas dizendo que o water cooler é mais silencioso e outras dizendo o contrário... O modelo que eu selecionei será mais silencioso que o Hyper T4?

2) Manutenção e durabilidade. Assisti a um vídeo de um canal grande no Youtube em que o autor disse que as bombas desses water coolers de entrada apresentam qualidade muito menor que a de water coolers maiores e que costumam estragar em aproximadamente 3 anos para alguém que força o computador como eu. Essa informação procede?

3) Sou bem cuidadoso com a máquina e sei instalar esse tipo de coisa. Mesmo assim, o risco de vazamentos existe. Como é esse risco para esses water coolers selados de entrada?

 

@Contiusa Você analisou no seu tópico o modelo DeepCool Maelstrom 120. Gostei dele. Será o DeepCool Maelstrom 120T muito inferior, por ter radiador mais fino? Será o fan de tão boa qualidade quanto?

 

Quanto mais leio sobre a DeepCool, mais gosto da marca... Mas apenas para ter certeza, como pode ser comparado um Cooler Master Seidon 120V ao DeepCool Maelstrom 120T?

adicionado 0 minutos depois

Adicionando: considerar possibilidade de overclock leve no Core i5-4670K, coisa de 4 GHz.

adicionado 1 minuto depois

Adicionando²: o preço desses produtos parece ter caído ultimamente. Caiu mesmo ou fui eu que não acompanhei direito? Essa é outra razão de terem despertado meu interesse.

adicionado 13 minutos depois

Adicionando³: considerando o Folding, há a possibilidade de eu acabar colocando uma segunda placa de vídeo, mais simples, só para tal fim. Baseado nisso, o water cooler também me parece interessante por retirar o calor proveniente do processador de forma mais rápida e evitar a interferência com todo o calor gerado pelas placas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt o Maelstrom 120T pode se comportar como um H75, que tem a mesma espessura de radiador. Se eu tirar um dos fans do H75, ele perde de 2ºC a 3ºC, mas eu credito isso à velocidade da bomba Asetek (1500rpm) contra os 2200-2400rpm dos water coolers tradicionais. Talvez pelo fluido rodar mais devagar no radiador o fan extra faça uma diferença. Até porque o H45, que ficou à frente de todos os outros coolers tem bomba de 4200rpm (já vi de 4400rpm em reviews). 

 

O Maelstrom 120T tem uma bomba ligeiramente melhor (2400rpm) e um fan ligeiramente mais lento (1800 contra 2200 do 120), então eu esperaria uma queda de 1-2ºC também, o que o coloca exatamente na faixa do Thermaltake NiC L32, que custa 157 reais :P ou seja, o NiC L32 está envergonhando esses water coolers no quesito custo benefício.

 

O Seidon 120V, pelo que tudo indica, radiador igual ao H60, bomba com a mesma rotação, fans de perfil parecido, vai se comportar como um H60. Ele tem fan de 2400, contra os 2000 do H60, mas o fan não influencia muito, especialmente acima de 1600-1800rpm.

 

Sobre o barulho, water coolers são mais barulhentos, especialmente por dois fatores:

 

os fans tem perfil mais agressivo, com fans que vão de 1800-2700rpm. Talvez seja impressão minha, mas as trocas de rotação são mais pronunciadas, talvez pela curva do PWM? Não sei. Um bom air cooler costuma ter fans de 1400-1600rpm. Mesmo um Hyper T4 ou Hyper 212X, com fans de 2000rpm, vão ser mais silenciosos, devido a outro fator:

 

os radiadores de water coolers closed loop (esses que vêm prontos) tem aletas mais unidas. Um heatsink de air cooler tem aletas bem mais espaçadas do que os fins de um water cooler, então eles fazem mais barulho em rotações altas. Para quem gosta de silêncio, o air cooler é a única solução, ou então você compra um H110i e coloca fans Noctua e deixa o PWM em silent ou controla por um controlador e deixa em rotação constante para evitar as trocas de rpm.

 

Já um water cooler custom, com radiador de cobre, tem aletas mais abertas e são mais silenciosos. O chamado PFI (fins per inch).

 

Mas o meu quarto é silencioso, então os fans / unidades mais barulhentas abrem o bico logo.

 

Sobre a durabilidade, acho que usuário de water cooler não pode se preocupar com isso. Se passar de 2-3 anos, está no lucro :lol: Isso usando corretamente, com a bomba sempre a 12V (como recomendado de fábrica).

 

Mas para fazer esse over de 4 / 4.2GHz, eu comprava um air cooler. Pena que o Lucifer V2 está esgotado no mercado. Opção excelente. Mas tanto o 120T como o NiC L32 vão segurar um over no i5 a 4.2Ghz. Se você quiser, pode trocar o fan do 120T por outro mais silencioso, mas aí você corre o risco de chegar perto do desempenho do seu Hyper T4.

 

Ah, eu fiz o RMA do Corsair H45 e vou enviar segunda-feira. Da última vez, eles foram ninja na troca, então, se o que voltar tiver bomba silenciosa, você pode comprar um H45 e trocar o fan (que é muito barulhento). Sairia por uns 300 reais a brincadeira, mas você ficaria com um water cooler casca-grossa de 120mm. Ele só tem uma extensão embaixo do radiador e requer placas-mãe com a VGA no segundo slot (abaixo do PCI pequeno). Não sei se caberia na maioria dos gabinete também, como um water cooler de 120 costuma caber.

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, só para lembrar, já que você vai comprar um cooler que terá um desempenho na média de 5-6ºC melhor do que o Hyper T4, o que não é uma diferença claramente visível ao se olhar as máximas, que variam muito, o ideal é você fazer um teste de estresse antes com o Hyper T4 e anotar a média em tempo real do HWiNFO64. 

 

Eu digo isso porque as pessoas se enganam muito com a troca de coolers e medições de temperatura. Assim você sabe exatamente o ganho que você teve.

 

Rode um Prime ou OCCT por uns 13-15min e anote a média em tempo real do HWiNFO64 (foto abaixo). Fica na aba sensores. Mas é melhor dar o reset no primeiro minuto, para começar a tirar a média com a CPU em carga. O ícone do relógio, na parte de baixo da janela, reseta as leituras.

 

HWinfo6402.jpg

 

Mas você precisa anotar a média um minuto antes de terminar o teste e acompanhar para ver se algum valor muda, pois a média não é fixa como a máxima. A hora que o teste parar ela vai começar a diminuir e você vai perder os valores. Então tem que anotar os valores um pouco antes e ver se muda alguma coisa até chegar no fim.

 

Aí você soma os quatro valores e divide por quatro que você terá o desempenho do cooler com uma margem de erro de 0,4ºC (muito preciso). Aí você instala o novo cooler, water cooler, e repete o mesmo teste. Você vai saber com exatidão o ganho que você teve.

 

Mas você precisa de um termômetro para anotar a temperatura ambiente e, se possível, fazer os dois testes, com o Hyper T4 e com o cooler / water cooler novo, com o gabinete na mesma posição na mesa / ou não chão, da mesma forma e com condições semelhantes (sem televisores ligados ao lado, Sterilair, caixas da NET (esquentam para burro) lâmpadas, ventiladores de teto, chão, e esse tipo de coisa. Desabilitar o antivírus e o Wimdows Update durante o teste também. Pode até anotar as condições que cada cooler foi testado para repetir o mesmo processo. Só desconsidere a troca do fan exaustor de trás por um possível water cooler porque eles trabalham da mesma forma - tirando o ar do gabinete. Janela aberta também influencia o fluxo de ar, um pouco, então é bom lebrar se foi feito com a janela aberta ou fechada e repetir o mesmo processo com o cooler / water cooler novo.

 

Os termômetros de relógio de cabeceira são bem legais. O meu ainda tem valores quebrados - tipo 25,6ºC. 

 

Abaixo é o setup que eu uso no OCCT.

 

OCCT2.jpg

 

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Contiusa disse:

O Maelstrom 120T tem uma bomba ligeiramente melhor (2400rpm) e um fan ligeiramente mais lento (1800 contra 2200 do 120), então eu esperaria uma queda de 1-2ºC também, o que o coloca exatamente na faixa do Thermaltake NiC L32, que custa 157 reais :P ou seja, o NiC L32 está envergonhando esses water coolers no quesito custo benefício.

6 horas atrás, Contiusa disse:

O Seidon 120V, pelo que tudo indica, radiador igual ao H60, bomba com a mesma rotação, fans de perfil parecido, vai se comportar como um H60. Ele tem fan de 2400, contra os 2000 do H60, mas o fan não influencia muito, especialmente acima de 1600-1800rpm.

Então o Seidon 120V seria um pouquinho inferior ao Maelstrom 120T? Ele está mais barato, encontrei por R$185,00.

 

6 horas atrás, Contiusa disse:

os fans tem perfil mais agressivo, com fans que vão de 1800-2700rpm. Talvez seja impressão minha, mas as trocas de rotação são mais pronunciadas, talvez pela curva do PWM? Não sei. Um bom air cooler costuma ter fans de 1400-1600rpm.

os radiadores de water coolers closed loop (esses que vêm prontos) tem aletas mais unidas. Um heatsink de air cooler tem aletas bem mais espaçadas do que os fins de um water cooler, então eles fazem mais barulho em rotações altas. Para quem gosta de silêncio, o air cooler é a única solução, ou então você compra um H110i e coloca fans Noctua e deixa o PWM em silent ou controla por um controlador e deixa em rotação constante para evitar as trocas de rpm.

Ah, isso eu configuro para deixar a níveis aceitáveis. É algo que já faço com o Hyper T4. Tenho também alguns fans sobrando, posso ir trocando e testando. Ou quem sabe colocar o fan do T4 nele?

 

6 horas atrás, Contiusa disse:

Já um water cooler custom, com radiador de cobre, tem aletas mais abertas e são mais silenciosos. O chamado PFI (fins per inch).

Longe demais para mim, em todos os sentidos. :P

 

6 horas atrás, Contiusa disse:

Mas o meu quarto é silencioso, então os fans / unidades mais barulhentas abrem o bico logo.

Aqui também é.

 

6 horas atrás, Contiusa disse:

Sobre a durabilidade, acho que usuário de water cooler não pode se preocupar com isso. Se passar de 2-3 anos, está no lucro :lol: Isso usando corretamente, com a bomba sempre a 12V (como recomendado de fábrica).

Estou ciente dessa questão da bomba. Vou fazer certinho. 

 

Mas eles são tão descartáveis assim? Considerando meu perfil de uso? :o

 

6 horas atrás, Contiusa disse:

Mas para fazer esse over de 4 / 4.2GHz, eu comprava um air cooler.

Dessa vez acho que vou procurar parar de apedrejar os water coolers, como sempre fiz, e experimentar. :lol:

 

6 horas atrás, Contiusa disse:

Se você quiser, pode trocar o fan do 120T por outro mais silencioso, mas aí você corre o risco de chegar perto do desempenho do seu Hyper T4.

Meio difícil, não? O Hyper T4 apanha bem do Hyper 212. 

 

Estou dividido entre o Maelstrom 120T e o Seidon 120V.

 

Vou fazer os testes na hora da troca. Muito obrigado pela ajuda. :thumbsup:

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Citação

Então o Seidon 120V seria um pouquinho inferior ao Maelstrom 120T? Ele está mais barato, encontrei por R$185,00.

 

Eu imagino que o Seidon seja melhor, mas pouca coisa, de 1 a 3ºC, assim como o H60. Porque a bomba tem quase o mesmo rpm e o fan do Seidon é mais forte. Acho que o radiador seria o diferencial. O bloco também pode fazer a diferença. 

 

Citação

Mas eles são tão descartáveis assim? Considerando meu perfil de uso?

 

Eu acho que se usar direito eles duram. Já vi usuário com H60 há mais de 5 anos. Mas só quem vai saber disso é o pessoal do RMA, porque a informática é relativamente nova, então um usuário jamais vai saber se eles duram ou não (em geral, não isoladamente). Mas se a Corsair dá garantia de 5 anos é porque eles devem durar.

 

Citação

Meio difícil, não? O Hyper T4 apanha bem do Hyper 212. 

 

Você deve se referir a este review, não? Eu acho que esse cara viajou na batatinha. Quase 30ºC de diferença em overclock é a diferença de um cooler box para talvez um Lucifer V2. Mesmo os 6ºC em stock é muita coisa. Um Loki II com fan de 92mm anda na mesma faixa do Hyper 212X (apesar de ser uma turbina). Então o TX3 não estaria muito longe, e o Hyper T4 deve estar no meio. O que invalida os 6ºC em stock. Mas 30ºC seria impossível. Eu imagino que o Hyper T4 seja 2ºC mais fraco do que o Hyper 212X, a menos que ele tenha um erro de engenharia absurdo. Mas já teriam tirado ele do mercado.

 

Mas os coolers enganam. Só testando mesmo. Uma hora eu testo o T4 só para tirar a limpo o review desse cara.

 

Eu também dei uma olhada no fan do 120T e ele é de 1800rpm. Deve ser mais silencioso. 

 

Mas tudo isso é suposição, pois eu não testei o 120T, o Seidon 120V e o Hyper T4, mas já dá para ver uma tendência na forma que eles trabalham, especialmente os water coolers. Mas eu não esperaria mais do que 5ºC de ganho para o T4 (a menos que o T4 seja realmente um fracasso como engenharia). Ou pode ser que o 120T tenha o mesmo desempenho do 120. O que daria uns 6-7ºC de ganho em over de 4.2Ghz.

 

Ou seja, esses coolers tem um gancho de esquerda perigoso :P você vai pensando uma coisa e descobre outra :D

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Contiusa disse:

Eu imagino que o Seidon seja melhor, mas pouca coisa, de 1 a 3ºC, assim como o H60. Porque a bomba tem quase o mesmo rpm e o fan do Seidon é mais forte. Acho que o radiador seria o diferencial. O bloco também pode fazer a diferença. 

Então entre o Seidon e o Maelstrom, devo ficar com o Seidon, correto? Ele ainda é mais barato. E como é o RMA da Cooler Master por aqui? O da DeepCool eu sei que é bom.

 

2 horas atrás, Contiusa disse:

Eu acho que se usar direito eles duram. Já vi usuário com H60 há mais de 5 anos. Mas só quem vai saber disso é o pessoal do RMA, porque a informática é relativamente nova, então um usuário jamais vai saber se eles duram ou não (em geral, não isoladamente). Mas se a Corsair dá garantia de 5 anos é porque eles devem durar.

Vou tomar todos os cuidados necessários. Aproveitando, tenho esta placa-mãe:

8098_big.jpg

Ela tem 5 conectores para fans, todos de 4 pinos, sendo CPU_FAN, CPU_OPT (que seria justamente feito para water coolers e sistemas de push pull, correto?) e três SYS_FAN. Como você recomenda a conexão dos componentes do water cooler? O fan dele poderia ir no CPU_FAN e a bomba no CPU_OPT?

 

2 horas atrás, Contiusa disse:

Você deve se referir a este review, não?

Sim, esse mesmo que eu tinha visto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt eu acho que a Cooler Master não tem RMA no Brasil. Acho que só a Corsair. Como eu não conheço os dois e o Seidon 120V é antigo, fica elas por elas. Mas eu imagino que o Seidon seja mais forte. Eu fico em cima do muro :P

 

Eu dei uma olhada no manual da sua placa-mãe, mas parece que tem um erro de grafia no CPU_OPT. Era para ter controle normal, silent, manual e disable. Mas nesse CPU_OPT repete o silent no lugar de disable - que é o que você precisa habilitar para a bomba rodar a 12v. Acho que foi só um erro de grafia. Mas ele é um header como os outros, só com a vantagem de soar o alarme caso a bomba ou o fan morram (do que eu vi). Alguns desses headers tem controle independente para passar de PWM para DC.

 

Se no BIOS tiver a opção disable neste CPU-OPT, tranquilo, pode plugar a bomba nele. Poderia nem mexer em nada, pois as bombas são de 3 pinos e elas vão naturalmente rodar a 12v, independentemente da opção que estiver marcada, mas um dos conectores da minha placa-mãe deixa as bombas rodando a 2/3 da capacidade se eu mantiver o conector em normal (PWM padrão). Eu preciso colocar em disable para a bomba rodar a 100%. Não sei por quê. Então é melhor garantir que ela vai rodar a 100% e selecionar disable (para desabilitar qualquer controle e deixar sempre a 12v).

 

E os fan você coloca no CPU fan. Se fizer push pull é só usar um splitter que não tem problema. Os fans em geral consomem de 1,5W a 5W e um CPU_FAN deve ter no mínimo 1A (12W).

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt@Contiusa como o colega esta inclinado pela deepcool, nao seria uma possibilidade pegar um air cooler e trocar a fan por uma mais parruda, tipo akasa piranha, ou coolermaster jetflo?? Melhoraria o desempenho do original?

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr com air cooler não faria muita diferença. Eu testei o Raijintek Evo com dois Piranha em push pull e não mudou muita coisa. Acho que os radiadores de air coolers tem uma eficiência meio que passiva. Por isso que eles colocam fans de 1400-1500rpm na maioria deles. Talvez com um NH-U14S com push pull e um octacore LGA-2011v3 você pode ver uma diferença de 2-3ºC. Mas esses LGA 115X não puxam muito do cooler.

 

Talvez melhore fazer um push pull com dois Piranha no 120T, mas aí sai mais barato comprar um H60 ou M120. Eu também sou fã do Maelstrom, mas acho que o Seidon vai ser mais forte. Mas pelo Maelstrom ser mais novo e ter fan com led e tudo, seria mais uma questão de escolha pessoal. 

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa então, colocar a fan do air cooler rodando manualmente a, p.ex. 1800 rpm ou 1900, nao conseguiria desempenho melhor do que ele no automático a 1500rpm (como geralmente acontece quando em full)? Isso se tiver um programa que faca esse incremento de rotacao manual.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr não muito. Por exemplo, o H45 tem um fan barulhento (2300rpm). Eu coloquei ele em silent e a temperatura só subiu 1ºC. A rotação cai 200-300rpm. A maioria dos coolers não teve diferença maior do que 1ºC com o fan a 12v.

 

Por exemplo, o Thermaltale NiC L32 tem fan de 1800rpm. Eu testei em stock e ele chega a 1318rpm no OCCT. Com o fan a 12v ele chega a 1713rpm. A diferença em 12v é de 0,7ºC mais frio na média e de 1ºC mais frio na máxima média.

 

 

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Um dos fans do meu gabinete é de três pinos e, estando ligado em um dos SYS_FAN, há controle de velocidade do mesmo jeito. Portanto, acho que devo desativar o recurso para o conector específico que for usar para a bomba mesmo. Tenho a impressão de que ele vai cismar de controlar a velocidade em qualquer dos conectores se não desativar pela BIOS.

 

Então, entre o Seidon 120V e o Maelstrom 120T, eu estaria bem servido em ambos os casos... E esse Seidon 120M, quais as diferenças dele para o modelo Seidon 120V?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt é, então é melhor desabilitar o header no BIOS.

 

O Seidon 120M é a versão premium do 120V. Logo de cara a caixa do 120M é colorida, e a do 120V é de cartão pardo, igual às versões mais baratas da DeepCool e Corsair. Outra coisa é que o 120M tem uma montagem (aparentemente) mais fácil, com roscas de dedo para prender o backplate ao invés de ele ficar solto e você ter que ou montar fora do gabinete ou com alguém segurando.

 

O resto parece igual, mas a bomba do 120V consome mais 3.6W contra 1.8W do 120M. Também faz mais barulho do que a do 120M (23 contra 17 dBA). Mas teoricamente isso é silencioso. Estou tentando encontrar o rpm das duas, por causa do consumo elétrico, mas não estou achando.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, do que eu estou vendo, tanto o 120M como o 120V tem bomba de 2200-2300rpm. A diferença de alimentação (W) deve ser do projeto da bomba. Então o 120V seria apenas uma versão "popular" do 120M. Só pela montagem, que parece ser mais fácil, eu ficaria com o 120M.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Mas a montagem dos dois, no geral, é bem fácil, correto? 

 

Tenho como opções de valor próximo o Seidon 120V, o Maelstrom 120T e o Corsair H45. Tem o H55 um pouco mais caro. Acho que vou pegar pela Kabum! mesmo, na Pichau está mais barato, mas com o frete fica mais caro. As opções:

 

1) Seidon 120v por R$ 210,00;

2) Maelstrom 120T por R$ 230,00;

3) Corsair H45 por R$ 235,00;

4) Corsair H55 por R$ 251,00.

 

Comecei pensando no DeepCool, mas a chance do Cooler Master ser melhor e ainda o fato de ser mais barato... Sei lá. O que você faria? Se acha que compensa (considerando também o RMA), não ligo de investir os R$ 20,00 a mais no Maelstrom. O H45 é o barulhento e acho que não faz muito sentido. E será que compensa esperar pela Black Friday? Acho que esse tipo de produto não deve alterar muito o valor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt cara eu já testei o 120v e o H55 e entre eles o H55 achei melhor pois segurou um leve OC no 4790k, já o 120v só segurou bem, ficando estável em stock à 4GHz

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt se você quiser esperar um pouco, acabei de enviar o meu H45 para a Corsair. Talvez até semana que vem eles devolvam ou me deem um feedback sobre o barulho da bomba. Porque ele seria melhor do que todos os water coolers de 120. Você pode trocar por um fan de 120 que você tem aí que vai ficar bem legal.

 

O corsair H55 você teria que aproveitar o fan para outra coisa, pois ele é de 3 pinos. Se você tem um bom fan de 4 pinos, até mesmo o do T4, vai ficar legal. Como ele tem bomba com rpm similar ao H60, pode ser que os dois tenham desempenho parecido.

 

Os outros eu não conheço. Mas com certeza um over de 4.2Ghz você consegue em todos eles, isso fazendo teste de estresse no OCCT ou Prime. Até um Hyper 212X consegue um over de 4.2Ghz, então eu não me preocuparia se o seu objetivo é esse. A menos que o seu processador tenha um Vcore muito ruim ou você esteja usando uma pasta térmica ruim.

 

@GabrielLP14 acho difícil só ter conseguido um over de 4Ghz no Seidon 120V. Isso é quase stock. Não estava com defeito não? Fez o over direito ou foi automático? Até o Loki II consegue um over de 4Ghz.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa foi automático eu simplesmente aumentei de 100 à 100 mhz quando fiz OC no 120v e quando cheguei a 4.5GHz ja estavam muito quente(90 e poucos graus)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 o seu Vcore deve ter ido parar na Lua :) Se eu fizer over automático com o meu i7 a 4.6GHz acho que ele bate em 1.4v de Vcore. Provavelmente bateria nos 90ºC mesmo com um NH-U14S.

 

Dá para fazer um over manual de 4.2Ghz com Vcore de 1.14v e não passar de 75ºC com o Xigmatek Loki II, por exemplo.

 

Por isso que não se indica over automático. Você coloca a sua CPU em risco.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa então eu não arrisquei mexer nas tensões com esse WC por ser um de entrada, já no meu pessoal que uso eu já faço manual, embora seja uma OC leve eu joguei um pouco de tensão à mais

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 é, se for um over leve não tem problema, mas já que é um water cooler de entrada, seria mais um motivo para você fazer um over manual e manter o Vcore baixo. Se bem que 4Ghz não é muita coisa de qualquer maneira. Não faz muita diferença. 

 

Mas se chegar o verão, o ideal é fazer manual, deixar o Vcore bacaninha e manter as temperaturas o mais baixo possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa ah eu achava que devia ser feito ao contrário, más obrigado por isso, não sabia que isso mudava tanta coisa(a respeito dos cooler de entrada) quando for testar(meu vizinho tem um H55, vou ver se me empresta) eu faço isso

e outra, o 6700k com 4.5GHz à 1.177v está bom?

esse está manualmente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Contiusa ah eu achava que devia ser feito ao contrário, más obrigado por isso, não sabia que isso mudava tanta coisa(a respeito dos cooler de entrada) quando for testar(meu vizinho tem um H55, vou ver se me empresta) eu faço isso

e outra, o 6700k com 4.5GHz à 1.177v está bom?

esse está manualmente

 

Está um pouco baixo o Vcore. Passou no Prime ou no OCCT por algumas horas? Overclock dá trabalho :P 

 

Mas se quiser continuar o assunto, abra um tópico na seção de over para não sair do tópico.

 

Boa sorte!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 31/10/2016 às 10:15, GabrielLP14 disse:

@Foxwalt cara eu já testei o 120v e o H55 e entre eles o H55 achei melhor pois segurou um leve OC no 4790k, já o 120v só segurou bem, ficando estável em stock à 4GHz

Há diferença considerável entre o Seidon 120V e o H55? O H55 é um pouco mais caro.

 

Em 31/10/2016 às 11:17, Contiusa disse:

@Foxwalt se você quiser esperar um pouco, acabei de enviar o meu H45 para a Corsair. Talvez até semana que vem eles devolvam ou me deem um feedback sobre o barulho da bomba. Porque ele seria melhor do que todos os water coolers de 120. Você pode trocar por um fan de 120 que você tem aí que vai ficar bem legal.

Vou esperar sim. Até porque tenho uma lista de coisas que preciso comprar e vou esperar a Black Friday. Minha única preocupação com o barulho do H45 é essa bomba, já que fans de 120mm tenho alguns sobrando. Se algum dos modelos de water cooler citados aparecer com preço interessante em promoção, será ele o escolhido. :P

 

Resumindo: o único ruído que me preocupa é o da bomba desses coolers. Os fans eu dou um jeito.

 

Até lá vou ter mais tempo para pensar também. 

 

Em 31/10/2016 às 11:17, Contiusa disse:

O corsair H55 você teria que aproveitar o fan para outra coisa, pois ele é de 3 pinos. Se você tem um bom fan de 4 pinos, até mesmo o do T4, vai ficar legal. Como ele tem bomba com rpm similar ao H60, pode ser que os dois tenham desempenho parecido.

Tenho alguns fans sobrando, inclusive um é idêntico ao do Hyper T4 (a ideia inicial era fazer um push-pull, but... Deixa pra lá). 

 

Em 31/10/2016 às 11:17, Contiusa disse:

Os outros eu não conheço. Mas com certeza um over de 4.2Ghz você consegue em todos eles, isso fazendo teste de estresse no OCCT ou Prime. Até um Hyper 212X consegue um over de 4.2Ghz, então eu não me preocuparia se o seu objetivo é esse. A menos que o seu processador tenha um Vcore muito ruim ou você esteja usando uma pasta térmica ruim.

Não tenho a mínima vontade de ir além disso... No mais, pretendo usar a pasta térmica que vem com o water cooler. Você recomenda isso? Tem algum modelo que pode vir com pasta térmica bem ruim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt é, espera um pouco porque o H45 já chegou (ontem) na Corsair. Pode ser que eles me respondam (eu pedi para eles testarem) antes de enviar outro de volta. Porque se for defeito da bomba mesmo, o H45 dá um banho em todos os outros. Mas ele é mais comprido. Se a placa de vídeo ficar na primeira pista PCI, ele não vai caber. Várias placas-mãe colocam o slot da placa de vídeo na primeira pista, então tem que ver isso.

 

A pasta pré-aplicada varia. A do Corsair H75 eu achei muito boa (só 1ºC pior do que a Fusion X1). Já a do Maelstrom 120 foi 2ºC pior. Como a Corsair deve usar a mesma pasta para todos os water coolers, eu não veria problema em usar. A do Maelstrom já deixa mais a desejar, pois 2ºC é praticamente um patamar de diferença entre coolers, mas para quem não faz over, tranquilo.

 

Mas pode ser que a Corsair demore a dar uma resposta para o meu RMA, já que eles vão ter que testar a bomba.

 

Vamos ver...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×