Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de Cooler Master Hyper T4 por DeepCool Maelstrom 120T: compensa?


Posts recomendados

9 horas atrás, Contiusa disse:

@Gabriel POTUS não, está tranquilo. Não estou encontrando a temperatura recomendada, mas como ele tem Tcase de 67ºC, deve ser o padrão dos 75ºC da Intel.

eu nem cheguei na casa dos 60°C XD, quando use ele em stress ele fica em 47-53°C nunca vi mais que issp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 horas atrás, Gabriel POTUS disse:

Bacana, pelo menos é silenciono não é como o H45 kkk

Sim. Se fizesse um terço do barulho da bomba do H45 eu já mandava de volta. Tenho um computador, não um aquário.

 

10 horas atrás, Nihal disse:

@Foxwalt Acho que li em algum lugar observação semelhante sobre o radiador: É tão fino que pode amassar se faltar cuidado, haha.

 

Fico feliz em ouvir sobre o silêncio da bomba!  Duvido que o fan seja mais barulhento que cooler box (zumbidinho chato o do meu), então já é lucro.

 

Quase levei um 120T da Pichau, mas resolvi montar meu computador primeiro, descobrir se precisarei trocar o fan por um mais fino e tudo mais.

Nunca tive um water cooler antes. Ainda não tive tempo e nem tenho como instalar, mas obviamente que a curiosidade já me fez revirar tudo. Fico até com medo da maneira de pegar nele. :lol:

 

No meu caso, o fan ser menos barulhento que o cooler box está bem longe de ser lucro. Estou acostumado com o barulho do Hyper T4 e somente vou tolerar pouca coisa acima do ruído dele.

 

Lá pelo fim dessa semana devo instalar e fazer uns testes, daí te falo se ficou bacana ou não. Vou tirar umas fotos também.

 

10 horas atrás, Contiusa disse:

Achei os water coolers muito compactos. O seu só é 5mm mais fino do que o padrão, de 27mm. Eles não são muito grandes.

Fiquei assustado a princípio.

 

10 horas atrás, Contiusa disse:

Mas o detalhe é que a bomba do 120T é de 2400rpm, e a do 120 e de 2200rpm. Ou seja, está arriscado de ter o mesmo desempenho. Só vendo.

Boa notícia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Instalei ele, mas sem álcool isopropílico (nas farmácias aqui perto só tinha 1 litro) e sem colocar pasta térmica decente. Parece estar funcionando normalmente. Não cheguei a testar o Hyper T4 e nem poderia compará-los de qualquer forma, já que para condições de igualdade seria necessário usar a mesma pasta térmica. Pretendo testar depois. Por hora, o resultado de refrigeração parece semelhante.

 

A bomba me surpreendeu muito positivamente, já que o silêncio é total. O fan é um pouco mais barulhento que o do Hyper T4 em carga.

adicionado 2 minutos depois

Vou tentar providenciar o álcool e uma pasta térmica boa assim que possível para fazer um trabalho de instalação bem feito. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt é, aquele teste do T4 que coloca ele trocentos graus mais quente do que o Hyper 212X foi engano do cara. Ele não deve ser muito diferente do 212X e o 120T deve ser um pouco mais forte. Você também deve estar perdendo uns 2ºC com a pasta térmica pré-aplicada. De olho também engana muito. Só mesmo testando com uma metodologia. Mas que bom que é silencioso. A DeepCool parece ter fans bem melhores do que os da Corsair nos water coolers. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
18 minutos atrás, Contiusa disse:

O conector da bomba está em full?

Obviamente, né. :lol:

 

No mais, sobre o ruído do fan, acho que ele está vibrando um pouco. Na realidade os fans de cima também estão. Acho que quando eu colocar umas borrachas vai acabar ajudando bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Foxwalt disse:

Obviamente, né. :lol:

 

:P:D:lol: hahaha!

 

Sobre a vibração, acho que os water coolers tem uma troca de rotação mais agressiva. Não sei se o PWM responde mais rápido ao resfriamento (que é bem mais potente) e manda o sinal para o fan ou se é pela curva do rpm do fan. Mas eles costumam dar uma vibrada em algumas trocas de rotação. Também pode ser a malha fechada do radiador que coloca mais pressão nas pás (?). Os engenheiros devem saber. Estou para tirar essa dúvida com os gringos. No Maelstrom 120 ela é quase inexistente. Só percebi por causa dos testes. Nos fans da Corsair é mais visível, mas acho que depois de uma semana a pessoa nem percebe mais.

 

Mas a borracha deve ajudar. Nunca testei. Vou testar depois que eu resolver o RMA do H45.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Coloquei o water cooler na parte traseira do gabinete, com o fan jogando o ar quente para fora. Uma pergunta: e se eu inverter, deixar jogando para dentro o ar frio de fora? Sei que não é convencional, mas tenho dois fans poderosos (iguais ao do Hyper T4) na parte superior do gabinete puxando o ar para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt pode fazer um teste, mas, dependendo do fluxo do seu gabinete, pode piorar. Mas eu rodaria o Prime ou o OCCT para ver. Tem que ver se não vai afetar a refrigeração da placa de vídeo e dos outros componentes também, como HD, VRM, etc. Por isso que o padrão é jogar o ar para fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa É, não sei como iria influenciar a placa de vídeo e demais componentes. Fato é que, apesar de ter instalado o water cooler do jeito mencionado, as temperaturas do meu processador melhoraram. O problema é que notei também que as da placa de vídeo pioraram. Querendo ou não, o Hyper T4 de "boca" com a placa de vídeo puxava rapidinho o ar quente para longe dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Foxwalt disse:

O problema é que notei também que as da placa de vídeo pioraram.

 

Mas não seria porque você está jogando ar quente dentro do gabinete? Por mais que o Hyper T4 estivesse puchando o ar quente, o 120T também vai de certa forma jogar esse ar da placa de vídeo para fora. Você pode testar dois dois jeitos e ver qual deles tem o melhor equilíbrio entre placa de vídeo e processador. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Contiusa Não fiz o teste de inverter ainda. Esse aumento da temperatura da placa se refere à posição de jogar o ar quente para fora mesmo.

 

Ah, você fala de não ter mais o Hyper T4 para puxar o ar quente da VGA? Porque se inverter o 120T, a tendência é piorar. Até porque o seu gabinete não tem saída lateral, só o vidro. Eu acho que o melhor seria colocar todas as saídas atrás como exaustor.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt cara, eu não sei porque eu só usei os water coolers por alguns dias. Mas eu não ouvi nenhum barulho de líquido em nenhum deles, só na primeira vez que eu liguei - quando as bolhas desalojam do bloco. 

 

Do que eu me lembro, o seu está instalado em cima, não é? Acho difícil a bolha descer até o bloco, mas eu não sei dizer ao certo. 

 

O lance é você analisar se tem como uma bolha fazer o loop de vez em quando no bloco. Até porque se ele estiver deitado, é mais fácil a bolha fazer o circuito, não? Quando ele fica instalado atrás, não tem como a bolha descer por todo o radiador até a mangueira. Mas os water coolers de 240 e 280 ficam deitados, então isso pode ser comum.

 

Mas está acontecendo frequentemente? Se estiver, tente fazer um teste e deixar o radiador em pé, com as mangueiras para baixo, durante algum tempo para ver se continua. Mas antes dê uma sacudida de leve para que as bolhas subam. Se parar, pode ser bolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Não está na parte superior, nunca esteve. Instalei na parte traseira e com as mangueiras viradas para baixo.

 

1 minuto atrás, Contiusa disse:

Mas está acontecendo frequentemente? 

Não, é bem raro. Bem raro mesmo, mas acontece aleatoriamente, não parece ter relação com o nível de trabalho do processador. Quanto ao funcionamento, parece estar totalmente normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt desculpa invadir o tópico, mas é que você postou justamente sobre 2 coolers que eu tenho interesse.

 

O Maelstrom te passa confiança? Eu acho WC muito bonito, então tenho vontade de ter um, porém tenho o mesmo medo que você mencionou a uns posts atrás, hoje depois de estar utilizando, você recomendaria esse WC? Acha que em termos de desempenho valeu a pena a troca do T4 por ele?

 

Te faço essas perguntas pois estou na dúvida entre o T4, um Frio silent 12, Maelstron 120T e Seidon 120V V3. (não me importaria de pagar a diferença se os WC fossem oks e confiáveis). Se puderem me ajudar eu tenho um tópico aberto sobre isso, desculpe invadir o seu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rLd Meu amigo, é uma dúvida do mesmo assunto, não invadiu não. :)

 

Bem, no meu caso, o problema do Hyper T4 nem era a performance dele, mas sim a maneira como ficou instalado. Minha placa-mãe é um modelo preparado para overclock e possui um grande dissipador que impedia o posicionamento do cooler no sentido vertical (por culpa do sistema de instalação do cooler, que por sinal não me agrada).

 

Consequentemente, o cooler (Hyper T4) puxava todo o ar quente direto da minha placa de vídeo (que é uma GTX 760 bem overclockada de fábrica) e ficava forçando as memórias (havia três instaladas), tampando também um dos slots (e eu preciso comprar mais um pente, trabalho com alguns programas que dependem bastante da memória). Ou seja, precisava trocar.

 

Por que selecionei o Maelstrom 120T? Bem... Acho que principalmente visual e preço. Tem também o suporte da DeepCool que é bem falado. Não testei de forma analítica e criteriosa, mas minha observação indicaria pouca diferença de desempenho entre os dois. A questão é que, do jeito que o Hyper T4 estava instalado, acaba que em jogos (com a placa de vídeo trabalhando muito) deu uma diferença um pouco maior do que seria caso ele estivesse instalado na posição vertical. Não sei se valeria a pena essa troca considerando o desempenho (se os dois estivessem instalados da maneira mais adequada), acho que não. 

 

Se eu recomendaria o water cooler? Em termos de custo x benefício, não. Em termos de melhoria de desempenho comparado ao Hyper T4 também não. Ele tem um desempenho consistente e é muito bonito, mas não vai fazer muito mais do que um air cooler mediano decente faria. Eu sou chato com o visual do meu computador e achei que ficou muito bonito com ele, mas é isso. E resolveu meu problema com as memórias.

 

Water cooler nenhum é à prova de falhas. Sempre existe o risco, mas ele é pequeno. Sendo sincero, depois de estar usando, isso nem passa mais pela minha cabeça. Eu gostei dele. E é muito, mas muito fácil de instalar (inclusive digo que é mais fácil que o Hyper T4). Mas acho que é mais questão de visual do computador que qualquer outra coisa mesmo, essa é minha opinião sincera. E ele é um pouco mais barulhento que o Hyper T4.

 

Recomendo que você leia todo este tópico, se já não tiver o feito, pois o conteúdo dele poderá ajudar bastante na sua decisão.

 

Se quiser saber algo mais sobre algum desses coolers, fique à vontade para perguntar. Vou ver se tiro umas fotos do Maelstrom 120T aqui para você ver como ficou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, eu li sim. Também sou bem chato quanto ao visual do pc, tanto é que possuo um Hyper 612 e vou manda-lo pra um pc secundario e pegar um cooler menor ou um WC de entrada pois acho o hyper 612 grande de mais, além de cobrir uma grande area ele dificulta na limpeza do pc. Estou pensando a vários dias, revirando tópicos de todo o forum para tentar achar uma decisão kkk, fico no aguardo das fotos, muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rLd Tem que ver também se você pretende fazer algum overclock mais pesado. Se pretende, nem o Hyper T4 e nem o 120T vão servir. Eles são para overclock básico.

 

Sei que é difícil decidir. Se você olhar a data de criação deste tópico, perceberá o grande tempo que levei para resolver. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Ah sim, não irei fazer OC, vou pegar um i5 6600 (ou 6400) normal e provavelmente uma b150, kit básico pra jogar mesmo. A vontade manda ir no WC (pouco espaço, fica mais bonito), a razão manda o air (menos gasto, mais tranquilidade) kkkkkk.

 

Obrigado novamente e feliz ano novo =D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Acabei de reparar algo estranho... O LED da bomba não pulsa mais. Ele está apenas reduzindo um pouquinho a luminosidade e voltando ao invés de pulsar. Será que está com defeito ou isso significa algo?

 

Parece estar funcionando normalmente e a bomba continua nos 2300 rpm constantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...