Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ps3 travando mesmo depois de formatar


Posts recomendados

Meu ps3 slim deve ter uns 5 anos e há uns 2 anos q já venho notando uma certa lentidão ao iniciar e problemas como travamentos e ele se desligar sozinho principalmente em jogos mais pesados como the last of us e gta5. Esses problemas aconteciam mesmo com o ps3 frio (quando acabo de ligar).

Ontem o ps3 se desligou 4 vezes seguidas exatamente quando estava na mesma parte do Resident Evil revelations 2. Depois disso, ao ligar ele só ficava na tela preta e não saia disso.

Entrei no modo de segurança e tentei fazer restauração dos arquivos (opções 3 e 4 acho). Mas ele ficou mais de hora no "preparando, aguarde", então reiniciei e mandei formatar.

Percebi muito travamento mesmo no menu de formatação (antes de conseguir escolher uma opção a tela ficava travada por aprox. 1 minuto). Achei isso estranho, mas continuei.

Logo no primeiro início após formatação percebi o ps3 bem pior do que ele estava antes dos travamentos no resident evil. Agora não apenas a navegação está lenta no menu XMB como ele da umas travadas de até 1 minuto a cada 30 segundos, e qualquer programa (netflix por exemplo) demora tipo uns 5 minutos para abrir. Quando ligo o ps3 está demorando tb uns 5 minutos antes de entrar no xmb, isso quando não trava direto e tenho q forçar o reinício.

Qual deve ser o problema?

Software acho q não pode ser porque formatei o HD.

O próprio HD tb não acho que deve ser o problema (ou o único problema) pois nos menus de formatação e essas coisas pelo q sei o ps3 usa uma outra memória interna isolada, e mesmo assim estava travando.

Alguém já passou por isso? Estou errado nos meus palpites? o que eu faço?

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Focus942

Quanto a limpa-lo seria só por causa de super aquecimento? Pois como eu disse isso acontece mesmo quando ele está frio, quando o ligo pela primeira vez no dia.

Dei uma limpada por fora onde pude, mas por dentro nao consigo no momento pois não tenho uma chave de Torx T8 com furo para abri-lo. Talvez eu compre amanhã.

Quanto ao HD, tirei, coloquei num adaptador que tenho e liguei no notebook, ele reconheceu o dispositivo, aparece no gerecenciador, mas não aparece como unidade no "Meu computador". Não sei se é pelo sistema que o ps3 formatou ele, ou se tem outro motivo. Fui ver se dava para atribuir uma letra de unidade pelo gerenciador do computador, mas não aparece essa opção para ele. Veja como ele aparece na imagem anexa.

Vai perceber pelo tamanho dele tb que não é o HD original, troquei há uns 3 anos para ganhar mais espaço, além de suspeitar que ele não estava bem das pernas.

Mas novamente, na minha opinião de *****, não entendo como o problema poderia ser o HD se mesmo no " " DOS " " (com muitas aspas) do ps3 eu percebi travamentos apenas passeando pelas opções.

 

 

hdps3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Focus942 obrigado pela resposta. Ok, amanhã abro ele quando conseguir a chave.

Quanto ao HD, quando reiniciei o HD tune, ele o reconheceu (mesmo ainda não aparecendo no meu computador, mas já vi a sua dica de como fazer, mas isso irá formatá-lo novamente). No  HD Tune, vi na aba Health, só tem um item com "warning".

Calibration Retry Count, como na imagem abaixo. Mas não faço ideia do que isso significa haha.

Pedi pra ele fazer um Error Scan, pelo jeito é vai demorar muuiiito a 30MB/s, quando acabar posto os resultados aqui.

hdtuneinicial.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Focus942 Não sei se paro o scan ou não, já está a mais de 14 horas rodando, e ja há umas 7 horas no 591GB.

O led do adaptador usb não está mais piscando como estava no começo.

 

 

 

 

564013.jpg

adicionado 26 minutos depois

Realmente. Cancelei o scan, comecei de novo já na posição 587GB, e ele vai bem até chegar no 589, quando começa a dar erro e o scan fica extremamente lento. Até o led indicador do hd do adaptador usb para de piscar quando chega nessa posição.

Isso quer dizer que o HD já era mesmo?

Esse log anexo é do scan que  interrompi no 591 GB

 

Grato

log error scan.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joanes carvalho será?

Era exatamente isso que ia fazer. Trocar hd, limpar e trocar a pasta térmica. Só não fiz ainda porque não encontrei o HD e pasta térmica boa aqui em Cotia (mesma cidade que você mora).

Mas já gastei 50 reais com um jogo de chave torx com furo e vou comprar o resto no MercadoLivre. Vai ser de lascar gastar uns 500 reais com tudo e não funcionar mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Voltando para atualizar o tópico, e infelizmente não obtive o sucesso esperado =(

 

Troquei o HD (de 750GB para um de 500GB), limpei o ps3 por dentro e troquei a pasta térmica por uma artic cooling MX-4, utilizando vários tutorias da internet.

Inicialmente tudo estava ótimo, ps3 funcionando como novo, mais silencioso do que nunca, sem nenhum tipo de travamento ou lentidão anormal. Mas após apenas 1 semana o problema de desligamento com 3 bips voltou a ocorrer. E assim como ocorria antes, o primeiro desligamento foi com menos de 1 minuto após ligar o console (ou seja, frio) enquanto ainda estava no XMB antes de abrir qualquer jogo ou programa.

Em jogos mais leves, como jogos 2D ou 3D indies, ou no netflix dificilmente o console se desliga, mas em jogos mais pesados o desligamento é praticamente certo. Instalei o Deus EX HR e as 2 vezes que tentei jogá-lo o ps3 desligou com 3 bips menos de 10 segundos depois da cutscene inicial do jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...