Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações de multímetro


souza2004

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tudo beleza? Estou querendo aprender mais sobre componentes de hardware, como placa mães, placas vgas, fontes, etc. Portando estou querendo comprar um multimetro para axuliar, vi na internet e um bom e barato seria da marca minipa, então sai a pesquisa de um e encontrei um de 35 reais, no entanto li também que é bom comprar um que tenha capacimetro, como nao entendo muito disso vou deixar o link de onde encontrei e vocês podem me dizer se ele é uma boa pedida? caso nao podem me recomendar um legal pra eu comprar? Desde já agradeço.

 

segue o link:

Multimetro

Multimetro 2

 

obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, souza2004 disse:

Boa tarde pessoal, tudo beleza? Estou querendo aprender mais sobre componentes de hardware, como placa mães, placas vgas, fontes, etc. Portando estou querendo comprar um multimetro para axuliar, vi na internet e um bom e barato seria da marca minipa, então sai a pesquisa de um e encontrei um de 35 reais, no entanto li também que é bom comprar um que tenha capacimetro, como nao entendo muito disso vou deixar o link de onde encontrei e vocês podem me dizer se ele é uma boa pedida? caso nao podem me recomendar um legal pra eu comprar? Desde já agradeço.

 

segue o link:

Multimetro

Multimetro 2

 

obrigado :)

 

 

Compre o que tenha proteção de alta tensão nas escalas. 

Geralmente eles vem com proteção de 250V em todas as escalas, mas acho que não é o de 35 reais :oops:

 

A proteção dos 250V (Ou maior) é importante, pois fatalmente você irá se distrair e medir tensão de 220V com a escala na faixa de medir resistores ou diodos. É nestas horas que os multímetros de 35 reais vão pro espaço.

 

Segundo que deve ser um daqueles automáticos, que você precise girar a chave de escala minimamente.

Se nem tiver chave de girar, melhor ainda. Ocorre que as chaves de girar se desgastam com tempo.

A chave do meu multímetro se desgastou com uns 8 anos de uso intenso de assistência técnica. 

 

Por último, se for trabalhar com AC terá que ser TRUE RMS. Mas esta é uma escolha que você tem que fazer. 

 

Daí você terá um multímetro que irá durar muitos anos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fluke é uma boa opção, da pra começar com um 17B+ ou um 107 se não quiser gastar tanto. 

 

http://proesi.com.br/catalog/product/view/id/7676/s/multimetro-digital-fluke-17b-600-v-cat-iii/

http://proesi.com.br/catalog/product/view/id/7678/s/multimetro-digital-fluke-107/

 

ICEL e HIKARI também possuem modelos bacanas. Com capacímetro, não acho que vai encontrar um bom e que conte com suporte técnico (garantia) por menos de R$ 180,00 (tentando generalizar). Não importando a marca.

 

ET-1002 e seus semelhantes são "sorvetes secos", indiferente disso, quem sabe usar faz miséria deles; se você é iniciante, seria bom comprar mais um para deixar de "reserva".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, souza2004 disse:

Boa tarde pessoal, tudo beleza? Estou querendo aprender mais sobre componentes de hardware, como placa mães, placas vgas, fontes, etc. Portando estou querendo comprar um multimetro para axuliar, vi na internet e um bom e barato seria da marca minipa, então sai a pesquisa de um e encontrei um de 35 reais, no entanto li também que é bom comprar um que tenha capacimetro, como nao entendo muito disso vou deixar o link de onde encontrei e vocês podem me dizer se ele é uma boa pedida? caso nao podem me recomendar um legal pra eu comprar? Desde já agradeço.

 

segue o link:

Multimetro

Multimetro 2

 

obrigado :)

 

Se você quer aprender mais sobre manutenção em ELETRÔNICA, a dica de primeiro multímetro que dou para iniciantes é: compre o multímetro mais barato. Por quê o mais barato? Por um motivo simples: minimizar o possível prejuízo. É comum principiantes destruírem o instrumento por utilizarem a escala errada nas medições.

 

O que é preciso nesse caso são escalas para medida de resistência, corrente e tensão (CC e CA). Esses dois que você selecionou vão servir muito bem no início. ANTES, procure cursos ou tutoriais sobre como utilizá-lo.

 

Posteriormente, se houver interesse ou necessidade, pode adquirir um modelo mais sofisticado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LMolinari disse:

Se você quer aprender mais sobre manutenção em ELETRÔNICA, a dica de primeiro multímetro que dou para iniciantes é: compre o multímetro mais barato. Por quê o mais barato? Por um motivo simples: minimizar o possível prejuízo. É comum principiantes destruírem o instrumento por utilizarem a escala errada nas medições.

Exatamente isso, aqueles de 20 reais xing ling estão de bom tamanho.

Eu mesmo usei um desses por um bom tempo, quando "peguei as manha" comprei um desse:

http://www.eltron.com.br/produto/multimetro-digital-et1609-minipa.html

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, para não generalizar, vou falar de mim como técnico, ninguém tem obrigação de aceitar.

 

Gosto é de cada um. Acho que se você realmente sabe, tem certeza, e quer mesmo ingressar na área vale a pena se valorizar mais. Não é questão de status. Já tive alguns "muti-testes" se unisse todos que foram descartados, resultaria em um único aparelho de boa qualidade que ainda estaria comigo.

 

Veja esse vídeo: 

 

 

Apesar de ser o modelo mais avançado, todos os modelos "mais básicos" tem a mesma proteção "contra estagiário" ou seja, novatos (o modelo 107 também, mesmo custando menos, adicionalmente mede capacitância e tem escala automática, [o 106 não mede diodo]), possuo um destes e já testei vários outros e aprovo.

 

Não estou fazendo apologia a esta(s) marca(s). Mas cada equipamento tem um uso específico e uma função adequada, todos são bons, conheço vários indivíduos que possuem várias marcas distintas e estão com elas a vários anos, questão de uso, atenção e cuidado do usuário, mais outros 'n' fatores. Tenho e já usei outros modelos também que me servem de experiência. Diferença que estes caras aguentam mais porrada, possuem seus próprios modelos de fábrica o que é um bom diferencial entre outros.

 

Modelos simples, como alguns mencionados, atendem sem dúvidas as exigências de "hobbystas", amadores e pessoas que não usam o multímetro todo dia.

 

Comentário a parte: "Ninguém" (pelo menos a maioria das pessoas), compra um carro novo e vai saindo por ai assim que sai da auto-escola, por isso é difícil entender que pagar "relativamente mais" para ter algo que nem se sabe usar direito e "poderá danificar" e em contrapartida custar mais ainda valha a pena, talvez seria como comprar um kart pra brincar e um fusca que vai demorar muito pra ficar velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agradeço a todos pelas respostas, mas como eu disse, nao pretendo ser um "profissional" no momento quero apenas aprender a usar e testar alguns componentes, então por isso pensei em comprar um mais basico pra aprender e quando eu aprender melhor ai comprar um modelo mais parrudo, ate porque multimetro é um aparelho que da pra usar muitos anos, então vale a pena pagar caro em um aparelho que vai durar muito tempo de boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2016 às 20:41, LMolinari disse:

 

Se você quer aprender mais sobre manutenção em ELETRÔNICA, a dica de primeiro multímetro que dou para iniciantes é: compre o multímetro mais barato. Por quê o mais barato? Por um motivo simples: minimizar o possível prejuízo. É comum principiantes destruírem o instrumento por utilizarem a escala errada nas medições.

 

 

Como eu havia dito, os multímetros um pouco mais caros possui proteção de 250Vac em todas as escalas.

 

O meu por exemplo. Em uns 8 anos de uso eu já coloquei as ponteiras em 127Vac ou 220VVac várias vezes com a escala na faixa de medir diodos, na distração.

Também devo ter colocado as ponteiras em 220V ou 127V selecionadas para medir resistores. Nem me lembro. 

 

Mas nunca queima hehehe.

 

 

adicionado 4 minutos depois
5 horas atrás, souza2004 disse:

agradeço a todos pelas respostas, mas como eu disse, nao pretendo ser um "profissional" no momento quero apenas aprender a usar e testar alguns componentes, então por isso pensei em comprar um mais basico pra aprender e quando eu aprender melhor ai comprar um modelo mais parrudo, ate porque multimetro é um aparelho que da pra usar muitos anos, então vale a pena pagar caro em um aparelho que vai durar muito tempo de boa qualidade.

 

 

Para você o de maior custo benefício é aquele digital de 15 reais do camelô hehehe. 

Mede diodos resistores, tensão DC e AC e corrente de até 10A.

 

Mas não suportam errar as escalas.

Se medir AC na escala errada, queima na hora. 

 

Para capacitor, capacímetro não é muito importante.

O valor do capacitor você já sabe pois já está escrito no próprio capacitor.

 

Um medidor de resistência série é mais útil para capacitores:

https://pt.aliexpress.com/item/2016-New-Arrival-12846-LCD-M328-Digital-Transistor-Tester-Meter-Backlight-Diode-Triode-Capacitance-ESR-Meter/32651181240.html

adicionado 6 minutos depois

O medidor de ESR aponta com precisão um capacitor ruim. 

Diz se o mesmo está em curto ou se está perdendo a capacidade.

 

O capacímetro não diz se o capacitor está perdendo a capacidade. Continua medindo a capacitância normalmente 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@souza2004

 

Sou da mesma opinião do @albert_emule : compre o digital mais barato ! Se você queimar ele com uma grande besteira, compre outro igual !!!!!  Te garanto que o segundo vai demorar 100 vezes mais tempo para queimar novamente !

 

Eu também tenho um equipamento semelhante ao que o Albert te indicou no final do post, que mede um monte de coisas, como Capacitores, Indutores, transistores, diodos, Leds, ESR, etc .... e comprei no Ebay por menos de R$ 50,00 . Sugiro que você compre um.

 

Agora, quando você tiver aprendido, e realmente tiver a necessidade real de comprar um bom multímetro, compre um de 4 1/2 dígitos, como um Icel MD-6601 de bancada mesmo, eu tenho esse modelo e um  multímetro xing ling barato, um YA XUN DT9205A+, que é o que eu uso 99,5% das vezes e me atende perfeitamente. Claro que se eu preciso medir algo com muita precisão, uso o Icel.

 

Guarde seu dinheiro até chegar o momento, meu amigo.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, aphawk disse:

Guarde seu dinheiro até chegar o momento, meu amigo

e quando este momento chegar, você pode sentir vontade (pode sim.. eu deixo!) de fazer seu próprio multímetro com algo como:

for(;;)
{
v=read_adc(0);
printf(v);
}

'Momentos' depois você pode até querer fazer um osciloscópio!

unsigned char i;
unsigned int v;
for(;;)
{
v=read_adc(0);
plot(i++,1<<(v/16);
}

... ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

'Momentos' depois você pode até querer fazer um osciloscópio!

 

E prosseguindo nesse caminho, frequencímetro, gerador de sinais, analisador lógico, analisador I2C, terminal serial.... toda a base para isso já está aqui no CDH, no Fórum de Microcontroladores, para microcontroladores AVR ...

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2016 às 11:09, souza2004 disse:

agradeço muito novamente pelas respostas, vou comprar um de vintao xing ling que tem vendendo perto de onde eu moro e vou aprendendo mais, obrigado novamente e abraço a todos

meu patrão usa a anos um desses aqui na bancada e acredite pela qualidade dele e pelo preço compensa muito!!e muito bom experiencia dele própria

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728614276-multimetro-digital-md-1700-10a-200mohms-icel-_JM 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...