Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento repentino e aleatório?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

Recentemente montei um computador com base em uma configuração que vi na internet, até ai tudo bem. Porém, quando montei a máquina, ele começou a desligar do nada e aleatóriamente, cronometrei algumas vezes e os valores eram bem distantes uns dos outros. Quando eu mexo no gabinete( com tudo desligado, apenas os cabos conectados) ele dá choques. Acho muito difícil ser resfriamento, porque rodando jogos ele fica morno e o ar que sai do computador n está quente. 

 

Configuração:

Processador: AMD FX-6300

placa-mãe: Asus M5A78L-M LX/BR

Placa de vídeo: PNY GeForce GTX 750 Ti

RAM: 2x Kingston HyperX FURY 4GB 1866 Mhz DDR3

HD: Seagate Sata 3,5' HDD 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST1000DM003

Fonte: Corsair CX-430W 80 Plus Bronze  

Sistema Operacional: Windows 7 ultimate 64 bits

 

P.S: Não sei se influência, mas eu uso um NOBREAK Flash II 650VA

 

Sem mais,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Seco Grandes chances de ser o seu nobreak pois ele não está dimensionado para aguentar a sua fonte. Faça como o @Focus942 disse, retire o nobreak e veja se o problema continua.

O usuário Faller do fórum fez um tópico detalhado que explica tudo que você precisa saber sobre nobreaks. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Seco Certo. 

Computador desligando do nada normalmente é defeito na fonte. Sugiro testar com outra fonte para ver se o problema continua. No tópico do Faller que eu citei mostra que nobreak off-line (igual o seu) danifica os componentes do computador fornecendo uma energia de má qualidade quando usado no modo bateria e outros problemas por funcionar como estabilizador (que é desnecessário hoje em dia).


Tomar choque do gabinete agora é aterramento, sua tomada tem terra? Pode ser que o terra não tenha sido bem construído também. Ou algum curto causado por sujeira/poeira, etc uma boa limpeza resolve.

Você também pode abrir o gabinete e verificar se os capacitores da sua placa-mãe estão estufados, vazando ou se explodiram.
https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-capacitores-da-placa-mãe/670

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Focus942 Meu gabinete é um cooler master Elite 311 Prata Mid Tower, e @grievous, essa fonte é nova, e eu não cheguei a usar a bateria do nobreak no computador, fora que eu já testei com outra fonte, e estava desligando mesmo assim. A fonte anterior não fornecia o que o computador precisa, por isso eu troquei, e desligava da mesma forma, do nada. Já sobre os capacitores, nenhum está defeituoso, todos estão normais.

 

A tomada não tem o terra, meu pai retirou por causa da falta de incompatibilidade com a tomada a muuuuito tempo atrás, esses choques afetam o funcionamento do computador a ponto de desligá-lo ou não é nada demais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Seco Se o choque for por falta de aterramento não tem problema nenhum. Se for por algum curto fechado por causa de poeira aí pode dar problema.

Sua fonte é mais do que suficiente para aguentar a sua configuração, joguei seu sistema ela em uma calculadora e a potência estimada dela está em 236W, recomendando uma fonte de 286W e a sua fonte é de 430W.

Agora se mesmo assim o problema permanece fica difícil restando a placa-mãe como culpada. Talvez esteja na hora de levar em algum técnico que possua os equipamentos e peças necessárias para testar componente por componente para isolar o que está causando problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...