Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
[Daniel]

Reparo caixa amplificada staner top500

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

 

A caixa foi ligada na tensão errada, todos os semicondutores de potência queimaram e alguns resistores. Já efetuei a troca, porém não consegui todos os componentes originais, originalmente trabalhavam o par 2SC4278 e 2SA1633, troquei pelo par FLJ4315 e FLJ4215. E nas bases 2SD1292 e 2SB1041, troquei pelo par BD139 e BD140. Os demais diodos, transistores, trimpot de ajuste de bias e capacitores eletrolíticos também foram trocados.

 

Ao energizar o amplificador funciona, porém o transistor NPN de potência aquece demais, tentei fazer o ajuste do bias mas não adianta, não acontece nada. Somente na fonte positiva há um consumo de 1,29A, todos componentes estão bons. Poderia ter deixado algum detalhe de lado? O que mais poderia checar?

 

Segue o esquema da placa que estou consertando:

amp_staner_top_500.jpg

 

OBS: A corrente demasiadamente alta só aparece com o alto falante ligado, com a saída aberta (fte desconectado), tudo ok, a tensão de saída fica com a metade do valor dos extremos.

 

Agradeço por toda atenção.

Editado por [Daniel]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trocou os BCs e os diodos?

Algum deles pode estar com fuga, daí o problema do amplificador funcionar meia boca.

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aparentemente há um desequilíbrio entre as polarizações. Talvez transistores com ganhos extremamente diferentes e tal. Talvez os bd's tenham 'traço' muito diferente. Algo como bd139-16 e bd140-40 (de fato 1/2 que estou chutando isso). Nada impede de você verificar os ganhos com o medidor HFE do multímetro. Taí um raro uso pra isso que nunca precisei na vida. Meça também resistores e trimpot

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde;

 

Bem, na primeira vez em que fiz o reparo, comprei as peças que achei defeituosas apenas, os drivers das bases não troquei pois testando com multímetro estavam ok, mas na segunda vez comprei novos, os BDs, troquei-os por desencargo de consciência, bem como os outros transistores de baixa potência da parte de entrada de sinal, devido ao baixo custo.

 

Engraçado, mas por precaução e "medo" de haver outro problema, logo, de queimar outra vez o par de transistores de potência energizei o circuito com uma tensão mais baixa em minha fonte de bancada, isso para eleva-la posteriormente. Inicialmente empreguei o par TIP35C e TIP36C, mas não deram bom resultado nessa aplicação.

 

O que houve na verdade... Falha minha, o defeito não existia, ignorância, o que acontecia foi mencionado pela Isadora, com a ddp baixa a tensão de polarização dos transistores ficaram desequilibradas, assim que aumentei gradativamente a corrente não subiu mais, continuei assim até que então em torno de 26V o circuito estabilizou.

 

P_20161030_124457.jpg

 

Nem haveria motivo para existir a postagem, mas creio que não foi a toa, espero que sirva de exemplo para o próximo. 

 

Ao término da montagem da placa no equipamento fiz o ajuste da corrente de repouso normalmente, tudo voltou ao normal. Que som bacana heim!

 

P_20161030_132150.jpg

 

Por fim, peguei uma base legal para incorporar no meu projeto de caixa acústica. Quando retomar vou postar umas mensagens ai para o pessoal.

 

Abraço, obrigado a todos.

Tópico resolvido.

 

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×