Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
[Daniel]

Reparo caixa amplificada staner top500

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

 

A caixa foi ligada na tensão errada, todos os semicondutores de potência queimaram e alguns resistores. Já efetuei a troca, porém não consegui todos os componentes originais, originalmente trabalhavam o par 2SC4278 e 2SA1633, troquei pelo par FLJ4315 e FLJ4215. E nas bases 2SD1292 e 2SB1041, troquei pelo par BD139 e BD140. Os demais diodos, transistores, trimpot de ajuste de bias e capacitores eletrolíticos também foram trocados.

 

Ao energizar o amplificador funciona, porém o transistor NPN de potência aquece demais, tentei fazer o ajuste do bias mas não adianta, não acontece nada. Somente na fonte positiva há um consumo de 1,29A, todos componentes estão bons. Poderia ter deixado algum detalhe de lado? O que mais poderia checar?

 

Segue o esquema da placa que estou consertando:

amp_staner_top_500.jpg

 

OBS: A corrente demasiadamente alta só aparece com o alto falante ligado, com a saída aberta (fte desconectado), tudo ok, a tensão de saída fica com a metade do valor dos extremos.

 

Agradeço por toda atenção.

Editado por [Daniel]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O falante não está com a bobina em curto ? tentou medir quantos ohms tem na bobina dele ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, a resistência ôhmica é 7,5R, não esta em curto. O FTE esta operando normalmente. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trocou os BCs e os diodos?

Algum deles pode estar com fuga, daí o problema do amplificador funcionar meia boca.

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aparentemente há um desequilíbrio entre as polarizações. Talvez transistores com ganhos extremamente diferentes e tal. Talvez os bd's tenham 'traço' muito diferente. Algo como bd139-16 e bd140-40 (de fato 1/2 que estou chutando isso). Nada impede de você verificar os ganhos com o medidor HFE do multímetro. Taí um raro uso pra isso que nunca precisei na vida. Meça também resistores e trimpot

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde;

 

Bem, na primeira vez em que fiz o reparo, comprei as peças que achei defeituosas apenas, os drivers das bases não troquei pois testando com multímetro estavam ok, mas na segunda vez comprei novos, os BDs, troquei-os por desencargo de consciência, bem como os outros transistores de baixa potência da parte de entrada de sinal, devido ao baixo custo.

 

Engraçado, mas por precaução e "medo" de haver outro problema, logo, de queimar outra vez o par de transistores de potência energizei o circuito com uma tensão mais baixa em minha fonte de bancada, isso para eleva-la posteriormente. Inicialmente empreguei o par TIP35C e TIP36C, mas não deram bom resultado nessa aplicação.

 

O que houve na verdade... Falha minha, o defeito não existia, ignorância, o que acontecia foi mencionado pela Isadora, com a ddp baixa a tensão de polarização dos transistores ficaram desequilibradas, assim que aumentei gradativamente a corrente não subiu mais, continuei assim até que então em torno de 26V o circuito estabilizou.

 

P_20161030_124457.jpg

 

Nem haveria motivo para existir a postagem, mas creio que não foi a toa, espero que sirva de exemplo para o próximo. 

 

Ao término da montagem da placa no equipamento fiz o ajuste da corrente de repouso normalmente, tudo voltou ao normal. Que som bacana heim!

 

P_20161030_132150.jpg

 

Por fim, peguei uma base legal para incorporar no meu projeto de caixa acústica. Quando retomar vou postar umas mensagens ai para o pessoal.

 

Abraço, obrigado a todos.

Tópico resolvido.

 

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×