Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para iniciar na carreira de programação


Posts recomendados

Olá, boa noite. Gente eu estou com muitas dúvidas à respeito de programação. Eu sempre me interessei por essa área, mas eu nunca me via exercendo essa profissão. Até uma semana atrás. Decidi pesquisar a respeito do assunto e descobri como esse mundo é vasto. Estou perdido mesmo, porque não sei nada de programação, não tenho nenhuma experiência mais eu tenho cede por aprender. Tenho algumas dúvidas, comecei uma faculdade de análise e desenvolvimento de sistema, está para começar ano que vem e eu queria saber se foi uma boa escolha. Outra dúvida, comecei sozinho a linguagem Python e gostei muito. Porém, vejo várias pessoas falando sobre JavaScript, HTML etc e não sei por onde começar mesmo, para não perder tanto tempo em uma linguagem. Vi sites como Alura, mas infelizmente agora não posso me inscrever, talvez com sorte mês que vem. Então, minha dúvidas são essas. Se fiz uma boa escolha no curso da faculdade, por qual programação iniciar e se vale a pena continuar aprendendo Python. Desculpe pelo texto enorme. Obg!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Jefferson D. Rost Olá, seja bem vindo em nosso Fórum do Clube do Hardware.

Com base no que você já disse,  o curso de ADS, foca muito para a web. Contudo, não é só de programação que a grade curricular dele é focada. Por exemplo sou formado em Análise e desenvolvimento de sistemas. Na minha faculdade aprendemos além da programação, a qualidade de software, gerenciamento de projetos, redes, legislação, gestão empresarial,  banco de dados dentre outras coisas.

 

Basicamente, o ADS, começa com linguagens extremamente simples como Portugol, VisualG e pascal. Ao longo do curso geralmente é focado em PHP para web. Claro que isso pode variar de faculdade para faculdade.

 

Então recomendo que você procure a grade curricular da sua faculdade e veja quais linguagens eles ensinam. Assim você pode estudar e ter um adiantamento do que estiver por vir.

 

Antes que os outros fiquem recomendando linguagens.. estude isso ou aquilo,  faça um questionários para você mesmo:

 

o que eu pretendo desenvolver?

 

1) WEB? Nesse caso as linguagens de programação englobam:

  • PHP  (o mais comum e fácil)
  • C#
  • Ruby
  • Java 
  • Javascript

Por que não inclui o HTML? Porque ele não é uma linguagem de programação, mas sim linguagem de MARCAÇÃO. Ele não possui blocos de condicional(if, else, while, for) então ele é baseado em tags.

Mesmo assim se o intuito é desenvolver sites por exemplo que é geralmente o foco do ADS na programação, você irá estuda-lo em conjunto com o CSS(Estilo tipo cascata) o javascript e php.

 

2) Desktop? As linguagens que englobam é:

  • Java (tem um pouco de foco no ADS)
  • C/C++
  • Python

 

Recomendar uma linguagem não é tão simples. Pois depende da pessoa e do curso que ela vai cursar.

Por exemplo no seu caso como é ADS, o mais indicado seriam linguagens de programação voltadas a a WEB. Agora qual das linguagens, vai depender da grade curricular da sua faculdade. Não adianta dizermos para você estudar C#(sharp) por exemplo e na hora  seu curso oferecer somente java ou php.

 

Já um curso de Ciências da computação por exemplo é BEM mais voltado para programas desktop. Nesse caso o mais comum é estudar C/C++.

 

Lembre-se que nenhuma linguagem é melhor que outra. Todas tem suas vantagens, desvantagens e cada desenvolvedor tem sua própria curva de aprendizado. Então logo é correto afirmar que uma linguagem pode ser mais fácil de ser aprendida por você do que outras pessoas na mesma linguagem.

Um exemplo que posso dar é eu. Tive e tenho facilidade enorme em aprender PHP e javascript, mas Java para mim é um pouco mais complicado. Embora Java e Javascript possuem um nome parecido, são duas linguagens completamente diferentes( não confunda as duas!!!)

 

Bem por enquanto esta é a melhor resposta que posso dar para você e ratifico que é melhor você pesquisar a grade curricular do seu curso, da sua faculdade primeiro antes de decidir o que vai estudar.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Opa, valeu mesmo pelas dicas de vdd. Esclareceu muito! Mais você poderia me falar o que cada língua dessa faz? So as que você achar mais relevantes de se falar.  Suas funções e melhor para tal coisa. Iria me ajudar muito porque cada site fala uma coisa ai fico confuso... Agradeço mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Moderador

@Jefferson D. Rost Não há muita necessidade de "explicar" o que cada linguagem faz.. porque de fato elas fazem praticamente a mesma coisa!.

 

Só com a diferença ali do Javascript que é um a linguagem "client-side" que age no computador do usuário diretamente ao contrário do php, e outras que rodam o lado do servidor.

 

Creio que você não precisa se preocupar com isso, pois você vai aprender o básico e todas as explicações necessárias iniciais na sua faculdade.

 

Se eu tivesse que explicar ali.. o post seria MUITO extenso, por isso eu só recomendo que pesquise qual é a grade curricular do curso que você vai fazer e aí sim pesquise sobre as linguagens que serão utilizadas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...