Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Renato Veronese

C - função não está printando os números lidos

Recommended Posts

Boa tarde.

Tenho uma biblioteca chamada "biblioteca.h" e tenho um arquivo chamado Exercicio17.C, estou tentando fazer a entrada de dados, porém, ao dar printf nos numeros que foram lidos, por algum motivo está printando "0".

Alguém pode ajudar?

Biblioteca:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

void entradaex17(int num1, int num2){
	printf("Informe dois valores: ");
	scanf("%i %i", &num1, &num2);
}

Arquivo C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "biblioteca.h"

int main(){
    int n1,n2,resto;
    entradaex17(n1,n2);
    printf("n1 %i n2 %i \n", n1, n2);

Como faço pro meu arquivo C printar os números que foram lidos na função da biblioteca?

Editado por Renato Veronese

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não posso afirmar com certeza porque não testei o código e ainda sou iniciante em programação C, mas acho que o problema ai são dois:

1) A função void não tem retorno;

2) você está chamando a função, mas não está retornando nenhum valor;

Acho que para resolver o problema você devia mudar o tipo da função e adicionar o return nela ou mudar esse printf do main para a função void. (nunca tentei retornar mais de 1 valor de uma função e nem sei se dá :/)

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro você deve usar o guard para que não haja dupla inclusão de arquivos(stdio.h/stdlib.h).

Segundo ponto a destacar é que você está passando os dados por parâmetros, isso quer dizer que você está alterando uma cópia dos números e não os números em si, tanto num1 como num2 dentro de entradaex17 não passam de copias de n1 e n2 de main. Para solucionar esse problema você precisa passar os autênticos números. Como se faz? Pois passando por referencia! Isso quer dizer que você passa o numero da direção de n1 e n2 e não o valor de ambas variáveis, dai a função entradaex17 entende que tem que procurar esses números na memória e altera-los os originais e não uma copia.

E tam falta o return como no main que por alguma razão não entrou.

entradaex17.c

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "biblioteca.h"

int main(){
    int n1,n2;

entradaex17(&n1,&n2);

printf("n1 %i n2 %i \n", n1, n2);
    return 0;
}

Mude o .C (em maiúscula) de "entradaex17.C" para .c(minúscula) "entradaex17.c" . Pode parecer estranho mas para mim tava gerando erros ao compilar.

biblioteca.h com guard adicionado

#ifndef BIBLIOTECA_H
#define BIBLIOTECA_H

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

void entradaex17(int *num1, int *num2){

printf("Informe dois valores: ");
	scanf("%i %i", num1, num2);
}

#endif // BIBLIOTECA_H

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais