Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C - função não está printando os números lidos


Renato Veronese

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Tenho uma biblioteca chamada "biblioteca.h" e tenho um arquivo chamado Exercicio17.C, estou tentando fazer a entrada de dados, porém, ao dar printf nos numeros que foram lidos, por algum motivo está printando "0".

Alguém pode ajudar?

 

Biblioteca:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
  
void entradaex17(int num1, int num2){
	printf("Informe dois valores: ");
	scanf("%i %i", &num1, &num2);
}


Arquivo C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "biblioteca.h"

int main(){
    int n1,n2,resto;
    entradaex17(n1,n2);
    printf("n1 %i n2 %i \n", n1, n2);
  
  

Como faço pro meu arquivo C printar os números que foram lidos na função da biblioteca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não posso afirmar com certeza porque não testei o código e ainda sou iniciante em programação C, mas acho que o problema ai são dois:

1) A função void não tem retorno;

2) você está chamando a função, mas não está retornando nenhum valor;

 

Acho que para resolver o problema você devia mudar o tipo da função e adicionar o return nela ou mudar esse printf do main para a função void. (nunca tentei retornar mais de 1 valor de uma função e nem sei se dá :/)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro você deve usar o guard para que não haja dupla inclusão de arquivos(stdio.h/stdlib.h).

 

Segundo ponto a destacar é que você está passando os dados por parâmetros, isso quer dizer que você está alterando uma cópia dos números e não os números em si, tanto num1 como num2 dentro de entradaex17 não passam de copias de n1 e n2 de main. Para solucionar esse problema você precisa passar os autênticos números. Como se faz? Pois passando por referencia! Isso quer dizer que você passa o numero da direção de n1 e n2 e não o valor de ambas variáveis, dai a função entradaex17 entende que tem que procurar esses números na memória e altera-los os originais e não uma copia.

E tam falta o return como no main que por alguma razão não entrou.

entradaex17.c
 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "biblioteca.h"

int main(){
    int n1,n2;

    entradaex17(&n1,&n2);
    
    
    printf("n1 %i n2 %i \n", n1, n2);
    return 0;
}

Mude o .C (em maiúscula) de "entradaex17.C" para .c(minúscula) "entradaex17.c" . Pode parecer estranho mas para mim tava gerando erros ao compilar.

 

biblioteca.h com guard adicionado
 

#ifndef BIBLIOTECA_H
#define BIBLIOTECA_H

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
  
void entradaex17(int *num1, int *num2){
	
	printf("Informe dois valores: ");
	scanf("%i %i", num1, num2);
}


#endif // BIBLIOTECA_H

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...