Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
l_marinho

Sem boot do s.o após troca de hdd > sdd

Recommended Posts

Olá pessoal! Desde sempre tenho passado por alguns gargalos na abertura de programas e inicializações em meu Notebook DELL Inspiron 13 Série 7000 2 em 1, então resolvi fazer a troca do HDD para SSD. Fiz a troca e instalei o Windows 10 nele porém enfrentei problemas de boot, mesmo entre etapas da instalação, quando havia de reiniciar.

Situação: Ao concluir uma etapa, que requer que reinicie o note, da instalação do S.O via USB bootável, a máquina não continua o processo travando na logo do Windows, fazendo com que use outro PC para instalar o S.O. Mesmo ao instalar em outra máquina, ao voltar o SSD ao note não há boot do sistema. Ao aparecer a logo do Windows e então a primeira bolinha da animação de loading o sistema trava, isto tanto na inicialização normal quanto na restauração do sistema, deixando-a inutilizável.

SNAbif3.jpg

Possível Problema: Reparei que ao selecionar o HDD na seleção de boot, eu tenho a opção de Windows Boot Manager (UEFI), enquanto no SSD não consegui esta opção, apenas o nome do SSD em modo Legacy.

Talvez o note seja apenas UEFI e eu não estou realizando os passos corretos de instalação do S.O para rodar em UEFI.

Já o HDD não consegue dar boot no PC.

Questões Levantadas:

• Periféricos estão todos desconectados
    • Sim, não há nenhum componente externo ligado ao notebook
  • Diagnósticos e beeps
    • Realizei o diagnóstico via GUI da DELL, carregada antes do S.O e TODOS os componentes foram bem avaliados
  • Há boot da BIOS
    • Sim, a BIOS inicializa corretamente
  • Tentar instalar / iniciar o sistema em outra máquina
    • Sim, tentei em meu desktop e tudo funcionou corretamente. Porém quando reconecto no notebook, em nenhuma das etapas tenho sucesso.
  • Boot em UEFI / Legacy
    • SSD apenas inicializam em Legacy, já o HDD iniciava em UEFI
  • GPT ou MBR
    • Disco configurado em GPT durante a instalação (DISKPART)

Especificações do notebook

• CPU: Intel Core i5-5200U
  • RAM: 4GB DDR3 1600
  • HDD: Seagate Laptop Thin 500GB (Original do notebook que foi substituído pelo SSD)
  • SDD: Sandisk Plus G26 240GB (Substituiu o HDD)
  • S.O: Windows 10 (tanto do HDD quanto do SSD)

Especificações do PC que roda o SSD:

• CPU: Intel Core i5-5200U
  • RAM: 8GB DDR3 1333 + 4GB DDR3 1333 = 12GB
  • placa-mãe: H61H2-M2
  • SDD: Kingston UV400 480GB
  • S.O: Windows 10 

Desde já agradeço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Deixe apenas o SSD no computador durante a instalação.
Para deixar um pendrive bootável pronto para os formatos MBR ou GPT use a Ferramenta Media Creation Tool para Windows 10, ou para deixar o pendrive bootável pronto para o formato GPT use o Rufus (Opção 02).

A placa-mãe deve ser configurada de acordo com o formato do disco:
Modo apenas Legacy(BIOS): Formato MBR no disco.
Modo apenas UEFI: Pode ser Formato MBR ou Formato GPT no disco.
Modo CSM(Compatível aos dois): Pode ser Formato MBR ou Formato GPT no disco.

Sugiro que leia este TUTORIAL, as Opções 01 e 02 são para o formato MBR. As Opções 03 e 04 são para o formato GPT.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais