Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
felipealmeida2

Contador 0 a 9 com 4510

Recommended Posts

tenho mais um problema amigos, estou fazendo um contador de 0 a 9 com o ci 4510, inicialmente usei um 555 para clock e o sensor ligado ao carry in do ci. 

porém meu professor disse que quer o pulso de clock como contador. 

com isso estou tendo problema com o efeito debouncing. coloquei primeiro um botão para testar e a contagem parece totalmente fora de cincronia. 

com o sensor ele mau conta.

alguém sabe um esquema de algum buffer ou algo para inserir o sensor na porta de clock do 4510? 

tcrt5000.jpg

Captura de tela 2016-10-31 08.32.24.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use outro 555, faça um temporizador com ele. 

O pino 2 você liga no sensor e o 3 no contador . 

Compartilhar este post

Link para o post

tenta também:

-capturar o sinal no coletor e não no emissor

-use um inversor schmitch trigger como 74hc14 ou cd40106 - seu buffer. Se não quiser inverter, use 2 portas

-um capacitor chute 100nF em paralelo ajuda principalmente na chave

Pra simular não precisa 7805. Use power

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é quando for na pratica , a pessoa compra pensando que vai ter os 8bits todos , Depois o meu contador vei todo doido ! Piratiado. não estou falando do 4510  estou falando do 4518. acendendo todos 

Editado por RAPOSA YOKO

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Use outro 555, faça um temporizador com ele. 

O pino 2 você liga no sensor e o 3 no contador . 

não da porque comecei o projeto usando ele. deu certo perfeito, porém este é um contador de caixa, e por ter caixas de tamanho variado ele contava 2 caixa em uma grande ou nem um em uma pequena. sendo assim meu professor pediu para não usar clock separado. para o clock ser o contador. ai desativei o carry in e liguei o clock no sensor. agora estou com este problema de leitura de sinal. 

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

tenta também:

-capturar o sinal no coletor e não no emissor

-use um inversor schmitch trigger como 74hc14 ou cd40106 - seu buffer. Se não quiser inverter, use 2 portas

-um capacitor chute 100nF em paralelo ajuda principalmente na chave

Pra simular não precisa 7805. Use power

voce teria algum esquema destes para me mostrar?

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, felipealmeida2 disse:

não da porque comecei o projeto usando ele. deu certo perfeito, porém este é um contador de caixa, e por ter caixas de tamanho variado ele contava 2 caixa em uma grande ou nem um em uma pequena.

Aconteceu isso porque usou o 555 astável. Tem que ser monoestável, assim ele pulsa uma única vez depois que a caixa passa não importando o tamanho dela:

imagem777.GIF

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais