Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Choque


Euronymous

Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou com um problema de levar choques quando vou mexer atrás do gabinete com o computador ligado. Tipo, quando vou trocar um mouse, um teclado ou ligar alguma coisa coisa atrás. Isso nunca tinha me acontecido e começou a acontecer de uns 3 meses para cá. Estou achando muito estranho. Já me disseram que é por causa da posição do plug da tomada... inverti mas não mudou nada. Isto que o gabinete é novo, então não teria nada para fechar curto com a parte metálica do gabinete.

Verifiquei se não existe nenhum cabo de força com o contato encostando em alguma parte metálica do gabinete, também não tem nada.

E não é só no meu computador, é no computador dos outros também de vez enquando que levo choque.

O que poderia ser isso!? Alguma lei de Murphy!?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é lei de murphy... mas isso se chama eletricidade eletrostática... quando você está muito carregado dela (e parece que está) quando encontra algum objeto metálico a sua carga é descarregada no objeto que no caso é o gabinete do computador... recomendo que você não pegue nenhuma placa na mão :P:D , geralmente para descarregar você deve aldar de pé descalço ou encostar em algum objeto que esteja aterrado, aliás sua tomada do computador é aterrada ? Ela tem que ser....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tão confundindo estática com choque por falta de aterramento! Estática não dá choque desse nível pessoal e de forma continuada. Apenas seria sentido algo, quando do momento do descarrego(não é macumba) e não fica repetindo a mesma sensação.

O que faz aparecer o choque no gabinete é indução e fuga de corrente por contato mesmo. A indução sempre tá presente mas o contato entre as partes, pode-se evitar. O problema é que muitas vezes nem se sabe onde tá ocorrendo. Na fonte, na placa-mãe ou até mesmo num outro componente.

Quem não consegue entender isto de maneira convincente, precisa saber que o neutro não é um terra perfeito! Por quê?

Porquê ocorrem desequilíbrios entre setores do neutro, provocando pequena DDP e isto gera circulação de corrente.

Não entendeu ainda? Imaginem uma residência com o neutro hiperaterrado! No vizinho próximo, não é tão bem aterrado, no outro mais a frente, menos ainda. Estas diferenças na qualidade ou "quantidade" do aterramento, causam pequenas diferenças na tensão desse condutor, que deveria ser nula em toda a sua extensão. Ora, se há diferença na tensão(DDP), logicamente, haverá circulação de corrente entre estes locais....

No gabinete ocorre algo semelhante. Tem-se um neutro imperfeito, tensões são induzidas no chassi do gabinete e esta tensão não encontra um caminho para descarregar a corrente associada. Então, quando se encosta a mão cheia de dedos :P no mesmo, os elétrons pulam de alegria por ter surgido um caminho para que eles possam sair....

Quem quiser fazer uns testes de comprovação, basta pegar um multímetro na escala de tensão e medir entre o chassi(carcaça) e o neutro. Depois, meça entre o chassi e o terra se houver. Meça também entre terra e neutro! Vejam os valores e analizem o que ocorre.....

E se alguém perguntar: Como faço para medir a tensão? Ai responderei: Vá estudar primeiro e depois volte!

Espero que possa ter esclarecido um pouquinho mais.... :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse caso de falta de aterramento em prédios é um grande problema, com certeza esse fato de você estar levando choque no gabinete é falta de aterramento.

Já ouvi falar em um aparelho de Aterramento Virtual, que pode ser usado em predios ele simula um aterramento, eu particularmente, pelo conceitos que aprendi no curso de eletrotecnica, não confio num aparato desses, mas já vi gente dizer que funciona... Talvez em termos de segurança não é bom, mas pode amenizar seu problema de choques :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre este estabilizador!

Módulo Isolador 1.0 Microsol

Descrição Técnica:

Aterramento e Filtro de linha num só equipamento.

Livre dos riscos de choques elétricos e do quebra-quebra de paredes.

Facilita a mudança do seu computador;

Elimina os problemas com aterramento;

Facilita a instalação de seu computador e periféricos;

Recomendado para apartamentos, casas, sítios e escritórios;

Super filtro contra ruídos;

Elimina o risco de choques elétricos ;

Amortece os picos de tensão;

Proteção extra para estabilizadores e no-breaks;

Transforma tomadas tripolares em bipolares.

Disjuntor rearmável (Circuit Breaker).

Dispensa a troca de fusíveis.

versões : 110/110v ou 220/220v (após efetuar o pedido, comunique-nos qual versão será, através do email [email protected], mencionando o nº do pedido)

APLICAÇÕES Informática

Áudio

Vídeo

Telefonia

Fax

Segurança

Home theaters

POTÊNCIA 1000 VA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por renanspencer@06 ago 2004, 00:18

Cara, não precisa nd disso! Verifique se a sua tomada está com a fase para a direita, isso é a primeira coisa a se fazer nesses casos!

Segundo ele disse ele já tentou isso e não resolveu, esse problema de choques no gabinete é falta de aterramento mesmo, já vi muito isso acontecer.

O aparelho que eu citei é esse mesmo que o josebred "anunciou" aí, talvez ele ajude a resolver esse problema de choque, só em termos de segurança que acho que ele não faz o mesmo papel de um terra comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o teu problema é simples, tente inverter a tomada, sabe porque? e assim, a tomada 110 no caso tem um fiu negativo e outro positivo, no qual aqui no Brasil não há um padrão de posição, já nos eua, e na europa, há uma posição certa, pode ver que até mesmo a tomada é diferente, para que não ligue errado, pois pode acontecer esses tipos de problemas....

até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, leia todos os posts antes de colocar algo repetido... ele disse que isso não funcionou, já recomendaram isso novamente para ele, já disseram para quem recomendou isso à ele que isso não funcionou e agora você volta a dar o mesmo conselho ?!?! Isso não deu certo !! O que ele precisa é isolar ou aterrar a rede elétrica da casa dele...

E que negócio é esse de "positivo" e "negativo" ?!?!?! Pelo que eu sei, aqui no Brasil todas as tomadas são corrente alternada, e não corrente contínua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu jóvem,

Você está com fuga em alguma fonte. Ou na fonte do PC, na fonte do monitor ou nas fonte de algum penduricalho.

Faça os seguintes testes:

1. Desconecte TUDO que tiver alimentação elétrica, da CPU (tecnicamente se diz: elimine todas as ligações galvânicas entre a CPU e periféricos): monitor, impressora, modem externo, caixas de som e outros penduricalhos. Veja se o choque continua. Se o choque acabou, a fonte de algum penduricalho está com fuga. Ligue um penduricalho de cada vez à CPU, até identificar o mau elemento. TROQUE O MAU ELEMENTO

2. Se o choque continuar, a fonte da CPU está com fuga. TROQUE A FONTE

Bons choques, digo, boa sorte.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, no caso não li mesmo todos, mas li alguns, se for o caso desculpe, mas este negocio de positivo e negativo, tem, uns falam que é fase e neuto, outros positivo, sei que o correto e fase e neutro, mas ta tão popularisado o negativo e positivo que nem me dei conta, mas invertendo as fases da uma grande diferença, já vi muitos casos de choque ser resolvido assim. Claro que também pode ser aterramento no caso, como pod ser a propria fonte, até que achei a ideia acima uma boa, ligar so o pc para ver se está dando choque, já tive uma fonte em casa, daquelas velhas, preta de 286, que toda vez que eu ligava, dava choque, bom resumindo, acabei abrindo e vi que um fiu estava um pouco derretido, e encostando na lataria, so foi trocar que acabou o choque, era um pedacinho de fiu, isto acontecia porque eu quase sempre estava sem sapatos, com o pé no chão, bom espero que esteja todo bem sobre o mal entendido, bom tente fazer isso.

boa sorte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Fase e neutro para corrente alternada.

Positivo e negativo para corrente contínua.

Os dois estão corretos quando usados no sistema correspondente. Agora se você encontrar um técnico falando positivo e negativo para corrente alternada, fuja dele.

Em uma fonte para PC você tem tensão AC na entrada e tensões DC (±5V, ±12V).

O máximo que dá para aceitar é que falem corrente para corrente e tensão para tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

O que acontece é que as fontes de alimentaçao dos equipamentos com tomada tripolar e os próprios estabilizadores/filtros de linha possuem um circuito de filtro na entrada, com capacitores e/ou varistores que desviam para o pino terra a "sujeira" da rede elétrica. Até aí está tudo bem se você tem um aterramento pra absorver a corrente desviada pelo filtro. O problema é que quando o pc não está aterrado, essa corrente não tem pra onde ir e acaba deixando o gabinete (que é ligado ao terra, dentro da fonte) com um potencial elétrico elevado em relação à Terra (você pode constatar isso com uma chave neon), então quando você toca o gabinete você faz o papel de aterramento, desviando a corrente e levando o choque. :ahh:

Não sei se estou conseguindo ser claro, mas o que eu quero dizer é que o próprio circuito que serve pra proteger o equipamento acaba ferrando tudo quando não há aterramento. Se não fosse esse circuito, talvez nossos pcs nem precisariam ser aterrados ! Em compensação, também não ficariam tão protegidos contra os surtos de tensão da rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...