Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kit novo de apu/mb/ram com travamentos e reinicialização aleatoria


Posts recomendados

Caros,

 

Gostaria de um apoio para tentar resolver um problema que vem me tirando o sono:

 

Adquiri semana passada um kit composto por: 

  • APU AMD A10 7860K QuadCore Black Edition (c/ Radeon R7 Octacore embutida) 
  • MB ASUS A78M-A
  • RAM 2 Pentes de Hyper X Fury DDR3 1866 de 8GB cada (16GB) 

 

 

Para fins de dimensionamento de consumo elétrico da máquina, o kit foi montado usando os componentes abaixo já existentes:

  • Gabinete Aerocool AeroEngine (Vulgo Leadership Blue Eye, produto recomendado pelo Clube do Hardware avaliado com ótima capacidade de ventilação.) São 2 ventoinhas de 12cm e uma de 8cm todas com leds + USB 2.0 frontal + front panel audio (mic/speaker) + firewire 
  • Painel monitoramento FAN/Temp Aerocool Aerotouch 1000 com capacidade p/ 4 ventoinhas e 4 sensores de temperatura
  • MultiR/W de cartões de memória  Leadership 1899
  • Fonte Leadership Gamer Wireless 640W (fonte avaliada como ruim, não recomendada pelo Clube do Hardware).
  • HD Samsung HD321HJ 320GB Sata 3.0Gbps 7200RPM
  • HD Sony HD-E1 1TB USB 3.0 7200RPM
  • Drive DVD/CD RW Samsung SH222B Sata
  • Joystick USB Multilaser Xpad (réplica XBox 360)

 

 

No caso o kit anterior montado no mesmo chassis/fonte/HD era:

  • CPU AMD Athlon X2 (Dual Core) 64 7750
  • VGA Zogis Geforce 9400GT
  • MB ASUS M2N68-AM SE 
  • RAM 2 Pentes de Kingston KVR DDR2  800Mhz de 2GB cada (4GB de RAM).

 

Este set de componentes anterior rodou bem por 4 anos até que no meio deste ano a MB simplesmente parou de reconhecer os drives IDE e HDS sata, aí tentando resolver foi piorando até dar pau de vez e nem reconhecer mais o processador.

 

Aí agora com o novo kit montado com o mesmo gabinete, mesma fonte e mesmo disco) rodando tanto Win 7 64 quanto Win 10 64 a máquina está apresentando de forma aleatória:

  • Congelamentos de tela com tarjas e listras acompanhado de um ruído de choque elétrico pelas caixas de som (aí tem que rebootar manualmente no reset)
  • Reinicializações inesperadas (desliga do nada mesmo, não dá nem tela azul, só apaga e reboota, mesmo só navegando na internet) fica 2s desligada e religa sozinha.J
  • Já testei com uma fonte genérica 200W e ela não reboota mas ainda trava,
  • Tb testei com o kit mínimo fora do gabinete, só a APU+MB+RAM+HD + FONTE e o problema ainda ocorre porém me pareceu acontecer com menor frequencia.
  • O detalhe é que se eu deixar o driver nativo do Windows (VGA padrão sem aceleração gráfica) não vi o problema ocorrer, talvez por não exigir tensão maior para processamento.
  • A temperatura do processador e da MB nunca nem chegou aos 40º
  • A fonte Gamer Leadership ao ligar emite um discreto zunido semelhante a um flyback cansado de CRT's. Não sei se sempre fez isso ou começou este ano e isto  poderia ser um sintoma de problemas de tensão que possivelmente mataram a MB anterior.

 


Minha situação: Estou vendo se compro uma fonte nova Corsair 750W  Cx750 - Cp-9020015-ww 80 Plus Bronze, mas tô com receio de:

  • Gastar dinheiro extra com a fonte de alta qualidade e ser um defeito de fábrica em um dos componentes novos (APU/MB/RAMs) 
  • Ou então a fonte Gamer vagabunda já ter ferrado tb um dos componentes novos e aí comprar a fonte de alta qualidade e ficar de todo jeito sem a máquina e com o orçamento comprometido

 

 

Gostaria de uma opinião dos ilustres colegas sobre como proceder na situação mencionada. 

 

Obrigado e desculpas pelo texto longo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...