Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual linguagem de programação para jogos


Visitante

Posts recomendados

Eu gostaria de começar a programar jogos, já sei programar em HTML, CSS e JavaScript (jogos de perguntas e resposta do navegador) mas eu gostaria de fazer jogos mais complexos, com personagens, mecânicas diferentes, minha principal inspiração é Don't Starve, já tenho ideia de algum jogo mas falar isso sem saber programar é a mesma coisa que não ter nada. Disseram que era pra começar em LUA, Java, C++, até usar programas prontos, mas eu gostaria mesmo era de fazer minha própria engine.

Vou cursar ciências da computação assim que sair do colégio, e não acho que gastar dinheiro com um curso comum agora será uma boa ideia.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@jhon.farias Olá,

Bom, a definição da linguagens varia com a plataforma na qual você vai desenvolver.

Basicamente existe uma IDE que facilita as coisas, onde você programa em uma única linguagem e exporta para várias outras plataformas. Como é o caso da Unity/3D.  Com ela por exemplo, você pode desenvolver um jogo utilizando Javascript ou C#. Depois exportar para diversas plataformas, até mesmo linux.

 

7 minutos atrás, jhon.farias disse:

mas eu gostaria mesmo era de fazer minha própria engine

Não perca tempo reinventando a roda. Desenvolver uma engine do zero, requer MUITO estudo e tempo. 

As empresas que desenvolvem seu próprio motor gráfico, gastam milhões com uma equipe gigantesca.

Por isso é muito melhor você utilizar uma engine já pronta com todos os sistemas de física, partículas, colisões e etc..  e moldando seu jogo em cima dele.

 

Por isso recomendo utilizar uma engine existente. Por exemplo eu fiz um jogo para PC, estilo infinity running utlizando o Unity e linguagem C# em estilo 2D

Esta mesma engine, poderia ter feito em 3D, em primeira pessoa,  terceira pessoa,  jogos de corrida.. e etc..  ele tem um infinito arsenal recursos para todo os tipos de jogos.

 

Resumo, o que eu quis dizer é que reinventar uma engine é a mesma coisa que você querer reinventar a roda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria fazer um jogo estilo Don't Starve, tipo visão isométrica, e programar em C# acho cursos na internet facilmente dele? (grátis), e o Unity vai me permitir fazer com essa visão isométrica ou eu ficarei preso somente em 2D e 3D?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@jhon.farias Cara, o unity/3d permite fazer qualquer tipo de jogo, inclusive a visão isométrica.

 

Veja um exemplo:

O vídeo é só um exemplo, a não ser que você entenda espanhol :P 

 

Veja este outro exemplo

 

Você acha facilmente diversos videos aulas no youtube e sites falando sobre unity 3d e C#  

 

PS: os gráficos do vídeo é simples, você pode usar texturas em alta definição se quiser...  deixar um jogo a nível de Diablo 3, Grin dawn, Van helsing inclusive  Don't Starve.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, DiF disse:

@jhon.farias Cara, o unity/3d permite fazer qualquer tipo de jogo, inclusive a visão isométrica.

 

Veja um exemplo:

O vídeo é só um exemplo, a não ser que você entenda espanhol :P 

 

Veja este outro exemplo

 

Você acha facilmente diversos videos aulas no youtube e sites falando sobre unity 3d e C#  

 

PS: os gráficos do vídeo é simples, você pode usar texturas em alta definição se quiser...  deixar um jogo a nível de Diablo 3, Grin dawn, Van helsing inclusive  Don't Starve.

 

Obrigado me ajudou bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara não sei se já é tarde, não sei se você já está fazendo faculdade,mas se você quiser ser um desenvolvedor de jogos, eu acho melhor fazer engenharia da computação, esse que eu irei fazer! se você já fez ou está fazendo por favor ou ainda vai fazer por favor compartilhe sua experiencia 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2017 às 17:31, raphinhap10 disse:

Cara não sei se já é tarde, não sei se você já está fazendo faculdade,mas se você quiser ser um desenvolvedor de jogos, eu acho melhor fazer engenharia da computação, esse que eu irei fazer! se você já fez ou está fazendo por favor ou ainda vai fazer por favor compartilhe sua experiencia 

Eu talvez vá estudar mais sobre desenvolvimento de jogos, estou mais pra Web Design mesmo, vou tirar um tempo pra fazer jogos para Android, para PC vai demorar ou talvez nem ocorra.


Vou estudar Ciência da Computação ano que vem (vou fazer os vestibulares da USP e ENEM esse ano) e a parte de desenvolvimento de jogos e Web Design vai ser só por Hobbie mesmo, estou querendo trabalhar na área acadêmica (computação quântica ou IA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...