Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Estou com modulo boog ab4100h que queimou os transistores de saída. Os transistores que estão na placa são tip1050, mas não consegui encontrar esses transistores em lugar, alguém ja mexeu com esse modulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

São transistores TIP105 o zero na realidade é um "O" e esta relacionado com o ganho de corrente DC dele:

Observe esse trecho retirado do datasheet dele:

"The product is pre-selected in DC current gain (Group R, Group O and Group Y). STMicroelectronics reserves the right to ship either groups according to production availability. Please contact your nearest STMicrolectronics sales office for delivery datails."

O seu transistor é do grupo "O" e não do grupo R ou Y!....

Compre quantos transistores TIP105 você precisa para trocar TODOS transistores dos dois canais! Ai você garante um funcionamento homogêneo/semelhante....

Link para o datasheet dele... 

http://pdf.datasheet.global/datasheets-1/stmicroelectronics/TIP105O.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Eu substitui os transistores, coloquei todos tips 105 mas não deu certo eles esquentam tanto que explodem.

obs: Quando eu removo os transformadores de saída eles deixam de esquentar, mas não toca. 

Compartilhar este post

Link para o post

OK! Então não são só os transistores que estão com problemas! Deve haver resistores diodos e outros componetes ruins nesse módulo!...

Compartilhar este post

Link para o post

Testei todos os componentes da área de saída, mas não encontrei nada anormal. Quando eu coloco os transistores originais que vei nela o som sai ruim mas não esquentam.

já quando eu coloco os tips 105 novos eles toram, porque será ? 

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem certeza que TODOS são transistores PNP TIP105?

O par complementar dele é o TIP100 ou TIP102!!!...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os transistores são desses aqui TIP1050, agora eu vi aqui que os transistores que você fala que tem o "O" na frente eles são assim: TIP105  0.

WP_20161114_06_33_27_Pro[1].jpg

Compartilhar este post

Link para o post

São 4 canais Cada canal utiliza dois transistores desse e para cada par de transistores tem um trimpot para algum ajuste que não sei qual é. Quando aumento esse trimpot melhora o som mas o transistor esquenta muito ai quando diminuo o trimpot o som fica ruim mas não esquenta o transistor.  

Compartilhar este post

Link para o post

Esse trimpot é para o ajuste de zero volts na saída. o teste é sem aplicar nenhum som no módulo.

Geralmente costumam a ter alguns diodos nas bases deles, verifique se não tem nenhum com fuga... (tem que tirar da placa para testar).

Compartilhar este post

Link para o post

Genericamente falando, coloque um resistor de 100R na saída de cada canal, aterre todas entradas (curto-circuite a entrada de cada canal com seu terra respectivo).

Coloque o multímetro sobre o resistor de 100R instalado na saída do módulo, e ajuste o trimpot até zerar a tensão sobre ele, depois, remova o resistor de 100R e coloque um de 10R, refaça o ajuste fino, se ficar uma mísera tensão de 0,5V ou -0,5V, você tem problemas no estágio de potência ou de realimentação (algum resistor alterado)... 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais