Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rrmneto

Ssd: 2 x 250gb ou 1 x 500gb?

Recommended Posts

Olá, galera. Um amigo vem da Europa e pedi para ele trazer um ssd de 250gb pra mim (um Samsung evo 850). Inicialmente era só para botar o Windows 10 (ainda uso o seven) e alguns aplicativos. Está custando entre 89 e 99 euros. Aí fui pesquisar e vi que o de 500gb custa em torno de 140 a 150 euros. Tive a ideia de procurar um maior para particionar e usar uma partição para o windows e a outra, guardar arquivos mais importantes e alguns jogos. Esse de 500gb já iria pesar no meu orçamento, mas ainda dá. Aí conversando com um terceiro amigo, me deu a dica: "compra dois ssd de 250gb, porque quem tem dois, tem um. E quem tem um, não tem nenhum. " O raciocínio é válido. Caso um de defeito, tem outro. Só que essa opção iria praticamente dobrar meu orçamento inicial (lembrando que o euro está na faixa de R$: 3.75). Vale a pena me sacrificar muito e pegar 2 de 250gb? Ou esses ssd não dão problema "facilmente" como acontece com os hdd? E outra dúvida: minha mb é compatível com m.2, vale a pena pagar mais caro por essa tecnologia?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 ssd's tem a vantagem de você fazer raid-0 e praticamente duplicar a velocidade.. 

com relação a segurança, desencane porque um ssd é infinitamente mais vezes seguro q um hd.. e ainda q você tenha medo de algo acontecer, com 2 de 250 você poderia fazer raid-1 que é o famoso espelhamento.. mas ai você so teria 250gb mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

2 ssd's tem a vantagem de você fazer raid-0 e praticamente duplicar a velocidade.. 

com relação a segurança, desencane porque um ssd é infinitamente mais vezes seguro q um hd.. e ainda q você tenha medo de algo acontecer, com 2 de 250 você poderia fazer raid-1 que é o famoso espelhamento.. mas ai você so teria 250gb mesmo..

Não tenho coragem de fazer Riad pá se der defeito em um ssd, perco todos os arquivos. E pensei que em raid o tamanho somasse. Mas pelo que tu me disse, é mais vantagem comprar um de 500gb, visto que não farei raid. 

Compartilhar este post

Link para o post
56 minutos atrás, rrmneto disse:

Não tenho coragem de fazer Riad pá se der defeito em um ssd, perco todos os arquivos

raid-0, sim.. raid-1 nao.. mas no raid-1 você so vai ter os 250gb mesmo

nesse caso é so comprar o de 500 mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

raid-0, sim.. raid-1 nao.. mas no raid-1 você so vai ter os 250gb mesmo

nesse caso é so comprar o de 500 mesmo

E sobre a tecnologia m.2? Conhece?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais