Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Urgente E Bizarro Com Hd. Até Agora Ningu


Decessus

Posts recomendados

Até agora ninguém resolveu - era para ser o resto do tópic :P escrevi sem ver :D

Só para começar: Uso Windows XP atualizado, o HD tá em FAT32 assim como o meu HD principal (que eu uso para ter windows instalado, jogos, programas, etc) e eu testei por o HD em um outro PC, onde também não funcionou, e vou por em outro PC amanhã para ver se esse outro lê.

Aí vai o problema: o HD aparece no Windows Explorer, mas não mostra o tamanho nem nada, ai se você clicar no E: ele fica fazendo um barulho de como se tivesse lendo o HD, dai ele fala que não esta formatado e pergunta se você quer formata-lo. Esse é meu HD de dados, já formatei desde a primeira vez que instalei ele aqui. Esse problema aconteceu do nada, um dia funcionava, outro não. O HD é reconhecido quando abro o setup da bios e tal, só fica inacessivel. Passei um programinha win tosco que leu meu HD e achou todos os dados dentro dele, então eles tão lá ainda. Bootando pelo DOS eu também acesso normalmente meu HD e tão lá todos arquivos... Não sei o que fazer. Tenho 160gb de dados, até mesmo coisas pessoais que não posso perder de jeito NENHUM. Enquanto eu conseguir acessar esses dados pelo DOS eu não vou formatar meu HD.

Quem souber como resolver, por favor, de uma luz.

Pelo Norton Ghost ele quer fazer uma imagem de 2mb, provavelmente ele também não tá lendo nada dentro do HD e pelo Norton Disk Doctor ele diz que o disco não está formatado, assim como o Windows Explorer faz. Por favor, alguém =[

Obrigado desde já, qualquer ajuda será apreciada :)

Posso postar algumas screens se for ajudar alguém a entender o problema :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para eu entender, pois faltou alguns detalhes:

1 ) Você tem um HD, que é o "principal", onde está instalado o Windows XP em sistema de arquivos FAT32?

2 ) Você tem MAIS UM HD, de 160 GB (qual marca? qual modelo? etc?) que por acaso é sua unidade E:, a qual não está sendo reconhecida como uma unidade válida pelo Windows XP?

Ou seja, são DOIS HDs, certo?

Perguntas:

a ) Caso a resposta da pergunta 2 seja "SIM", qual o sistema de arquivos em que foi formatado o HD de 160 GB?

b ) Seu WinXP tem SP1?

c ) Os serviços "Gerenciador de discos lógicos" e "Serviço administrativo do gerenciador de discos lógicos" estão habilitados? Foram iniciados corretamente?

d ) Você está usando cabo IDE de 40 ou 80 vias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 )Sim, eu tenho um HD de 40GB que é o principal. Tá em FAT32 sim. É um Seagate Barracuda.

2 )Sim, tenho outro HD de 160GB que é um Samsung Modelo SP1604N. Sim, é minha unidade E: e não está sendo reconhecida como válida pelo windows.

Sim, certo.

a ) Ele tá em FAT32 desde que foi comprado.

b ) Tem.

c ) Não sei o que é isso =[

d ) Não sei, como vejo?

Screens:

HD1: http://www.team-sa.com/appz/FAR/HD40.JPG

HD2 (com problema): http://www.team-sa.com/appz/FAR/HD160.JPG

Cabo IDE (caso ajude): http://www.team-sa.com/appz/FAR/CABOIDE.JPG

Erro: http://www.team-sa.com/appz/FAR/Erro1.JPG http://www.team-sa.com/appz/FAR/Erro2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

d ) Você está usando cabo IDE de 40 ou 80 vias?
d ) Não sei, como vejo?

os cabos de 40vias tem digamos assim os fios que os compõe mais grossos e osde 80vias os fios são mais grossos. ou seja você está usando simcabo de 80vias de acordo com as fotos. parece que sua fat está danificada, acho meio difícil que um sacandisk resolva, mas tente passar no msdos. se não resolver você copia seus dados pelo msdos, e caso nem assim funfe você passa um programa recuperador de arquivos que trabalha independente da fat, tipo easy recovery. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho visto em muitos fóruns por aí o relato de problemas iguais ou parecidos com esse, geralmente quando o pessoal instala um segundo drive, ou então quando remove um já previamente instalado para fazer algum teste, depois retornando-o ocorre de aparecer a mensagem de que o disco não está formatado.

Isso tem ocorrido apenas em Windows 2000 ou XP (o pior é que eu já vasculhei o site da Microsoft inteiro, mais os sites da Samsung, Seagate, Maxtor e WD mas não encontrei nada relacionado, parece que eles desconhecem o problema).

A única coisa à fazer é verificar a integridade do sistema de arquivos. Se o Windows acusar que não está OK, então a formatação será inevitável para fazer funcionar nesse sistema.

Bom, aqui no momento eu só tenho o Windows 2000 (tenho o XP só em casa), mas como são mais ou menos iguais para verificar a integridade do sistema de arquivos, faça o seguinte:

1) Vá em "Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador";

2) Na janela que abrir, escolha na árvore do painel à esquerda, o item "Gerenciamento de disco". Se ambos os HDs estão ao menos aparecendo no Windows Explorer, vão aparecer aqui também.

3) Veja na coluna "Status" o que o Windows diz sobre a unidade. Se não estiver com o status "Íntegro", então vá em Iniciar > Executar e digite command. No prompt de comando, digite chkdsk e: /f. Se acaso aparecer alguma mensagem dizendo que não poderá fazer a verificação agora, então responsa S para agendar a verificação na próxima vez que iniciar o Windows. Veja qual foi o resultado dessa verificação e poste aqui.

Outra coisa, para tentar em último caso: o consenso que eu tenho visto em outros fóruns é que talvez seja problema de drivers, tanto que as possíveis soluções seriam tentar reinstalar (não remover, mas apenas mandar atualizar) os drivers através do "Gerenciador de Dispositivos > Controladores de Disco Rígido". Fora isso, as dicas são para tentar recuperar os arquivos instalando o HD numa máquina com Windows 98 ou Me, e então formatar o drive no Windows XP.

Hoje à noite vou tentar reproduzir esse problema na minha máquina (onde eu tenho Windows XP) e ver se eu descubro alguma coisa nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No computador que ele instalou o HD pode não ser compativel , ou não estar lendo a capacidade total do disco ...

Olhe na bios se ele esta enxergando o total espaço no disco ....

Quantos GB ele é ???

A principal causa , é a placa-mãe não esta enxergando o tamanho total do disco ...

Ex.

Samsung 40Gb - 41060 Mb ( Na bios ) - Windows = 39.130 Mb

Tente botar em Secundario MASTER , no possivel cabo do CD-ROM ( IDE-1 ) MASTER , com cabo de 80 vias , não da tanta interferencia e é mais estavel !

Vendo isso , poste aqui !

falou !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Decessus@04 ago 2004, 05:18

Eu preciso MUITO dos dados =[

Olhe na bios se ele esta enxergando o total espaço no disco ....

Quantos GB ele é ???

A principal causa , é a placa-mãe não esta enxergando o tamanho total do disco ...

Ex.

Samsung 40Gb - 41060 Mb ( Na bios ) - Windows = 39.130 Mb

Tente botar em Secundario MASTER , no possivel cabo do CD-ROM ( IDE-1 ) MASTER , com cabo de 80 vias , não da tanta interferencia e é mais estavel !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eidinho@04 ago 2004, 11:00

Olá,

como são 160Gb de dados, fica difícil eu dizer "pega outro HD e copia tudo pelo DOS", a maneira mais fácil que eu pensei é de você compiar pelo DOS mesmo... para assim depois você particionar novamente para seu HD ficar normalmente acessível.

Boa sorte.

Opa !!!

Eu tenho quase 90 % de certeza que a placa-mãe não esta reconhecendo o TAMANHO TOTAL DO DISCO ...

Afinal são 160Gb !

Faz o que eu disse .....

você vai ver como ele não esta reconhecendo o TOTAL do DISCO !

Faça o que eu disse acima ....

falou aí cara !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

PC400, segundo o que o colega Decessus informou, ele já estava usando esse HD antes com o Windows XP, portanto acho que não é problema de reconhecimento de capacidade do HD.

...

Decessus, pelo que andei lendo por aí, desconfio que seu problema com esse HD pode estar relacionado com um bug do SP1 do Windows XP (já reconhecido pela Microsoft), que ocorre quando o micro entra ou em stand-by, ou em hibernação ou mesmo quando é desligado.

E isso só ocorre no Windows XP em HDs maiores que 137 GB, pois embora seja possível ao XP reconhecer HDs maiores que isso, ele não usa as funções do LBA de 48 bits para gravar os dados do cache do disco (é propriamente o cache on-board do HD) quando entra em stand-by, hibernação ou é desligado. Ou seja, o Windows XP não dá tempo suficiente para gravar os dados do cache definitivamente no disco, o que corrompe os arquivos.

Então, penso eu que pode ser que os dados desse disco tenham sido corrompidos pelo próprio Windows XP (por esse bug) quando seu computador entrou em stand-by, ou durante uma queda de energia, ou quando você simplesmente desligou o micro.

Postado Originalmente por Trecho do Artigo Microsoft Q331958

The ATAPI driver for Windows XP Service Pack 1 (SP1) does not use 48-bit Logical Block Addressing (LBA) when it writes memory dump files or hibernation files. Additionally, the flush cache command is not issued to a large hard disk that has 48-bit LBA enabled when Windows XP enters standby or hibernation.

Existe um pequeno patch para corrigir isso, veja nas fontes de informação abaixo:

Artigo da Base de Dados da Microsoft - 331958

Artigo da Base de Dados da Microsoft - 331060

Mas talvez seja melhor esperar pelo SP2 do XP, pois segundo a Microsoft ele vai corrigir melhor esse bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Clemente Silva@05 ago 2004, 12:30

PC400, segundo o que o colega Decessus informou, ele já estava usando esse HD antes com o Windows XP, portanto acho que não é problema de reconhecimento de capacidade do HD.

...

Mais é justamente onde eu quero chegar amigo ....

Eu usava aqui em casa uma HD de 80Gb + 40Gb ...

Um dia eu fui ligar e deu erro na inicialização , acusando que o HD não tinha onde dar BOOT ...

Beleza , vi na bios , não estava certo ...

Quando eu ligo o windows , uma das 2 partições pedia para formatar ....

Fui na bios , ainda possuia erros ...

Troquei para MASTER IDE1 , pronto !

Tudo voltou ao normal !

Aconteceu de uma hora para outra , entende ???

Até mais !

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por srag13@05 ago 2004, 14:08

Na minha Bios ela reconhece o tamanho mas não o nome eparece ☻♠♣♦ até umas carinhas que parecem smiles e no Windows aparece  A S N  V!10

Verifique se o nome do HD ou qualquer caracteristica dele esta correta na bios ...

ex.

Samsung SP0411N na bios = Sam%#&* GF05242

Tipo , uma leseira no HD !

Isso é sintoma desse problema !

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por srag13@05 ago 2004, 14:08

Na minha Bios ela reconhece o tamanho mas não o nome eparece ☻♠♣♦ até umas carinhas que parecem smiles e no Windows aparece  A S N  V!10

aí .. falei !!

Isso que eu estava dizendo ....

Ele não reconhece o modelo certo ...

Da erro no tamanho e o windows PIRA ...

Tire o cabo e coloque de novo ..

Até aparecer o nome antigo que aparecia !

falou !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Decessus@03 ago 2004, 23:54

Esse é meu HD de dados, já formatei desde a primeira vez que instalei ele aqui. Esse problema aconteceu do nada, um dia funcionava, outro não. O HD é reconhecido quando abro o setup da bios e tal, só fica inacessivel. Passei um programinha win tosco que leu meu HD e achou todos os dados dentro dele, então eles tão lá ainda. Bootando pelo DOS eu também acesso normalmente meu HD e tão lá todos arquivos...

Bom... Pelo que eu entendi:

=> Esse HD já foi formatado através do Windows XP, quando foi colocado na máquina. Logo, não é problema de reconhecimento da capacidade do HD, pois já foi reconhecido e formatado.

=> Se um dia funcionava, e outro não, mais uma prova de que não é problema de reconhecimento da capacidade do HD.

=> Que programa foi esse que você rodou?. Por esse programa não dá para recuperar os dados?

Então, eu ainda continuo achando que é por causa do bug do Windows no gerenciamento do cache de gravação, conforme eu vi por aí.

Ô Decessus, agora eu também tô curioso para saber o que é, qualquer novidade posta aqui.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O programa é o OnTrack Easy Recovery. Ele leu TODO meu HD :) Fiz backup das coisas mais leves e mais importantes e agora to preparado para formatar, só não formato porque tenho a esperança de corrigir o erro.

vou fazer uns testes aqui e antes de dormir posto sobre o que vocês pediram para eu fazer :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Decessus@06 ago 2004, 05:04

E o patch não funcionou, simplesmente não vi diferenças em nada usando-o.

Eu acho que esse patch só funciona como prevenção, mas depois que acontece o problema não deve adiantar mais...

Acho então que o jeito vai ser formatar mesmo, mas agora com esse patch instalado o problema não deverá mais acontecer (se é que dá para confiar nesses patchs da Microsoft).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...