Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
jsene

Projetando Uma Rede

Recommended Posts

:D Olá pessoal, sou novo neste mundo de redes, mas tenho que realizar um trabalho onde estou Trabalhando. (ECONOMIA É FUNDAMENTAL)

Temos 21 equipamentos, um será um servidor de internet e os outros estações. Não quero cascatear hubs então pensei em um switch, uma porta exclusiva para o servidor e outras 4, uma para cada hub q terá 5 equipamentos cada. Estou realizando esta separação porque cada grupo de comp., irá executar uma aplicação diferente, o q vocês acha da minha ideia.

Agradeço desde já dicas q possam me passar VALEU....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas por q separar fisicamente ?

você irá colocar no mesmo range de IP ?

Acho q sai mais barato você comprar so 1 switch e jogar geral junto mesmo.. E criar grupos atraves do Server

Compartilhar este post

Link para o post

e ai jsilva beleza, valeu pelo interesse..... você disse para eu separar em grupos de trabalho? você acha melhor criar 4 grupos diferentes, mas e a questão do hub enviar o pacote para todas as portas, isso não vai sobrecarregar a rede. Pensei q como cada grupo de computadores vai executar uma aplicação diferente, separando-os dessa forma não estaria sobregarregando a rede pois uma informação solicitada só seria processada pelas máquinas no seu grupo e não processada por toda a rede, bom esse foi meu pensamento, posso estar errado, gostaria de discutir isso com você, serão novas informações que vou adquirir, VALEU MESMO....

E outra coisa você tem bom gosto com relação ao futebol....

Compartilhar este post

Link para o post

No caso, você usando um switch você não terá problema algum.

O switch grava o endereço mac de todas as maqinas em uma tabelinha dentro dele, assim quando você solicitada mandar mensagem da maquina X para Y só elas vão ver a mensagem.

No caso do Hub é diferente, toda x q rola um pacote, ele faz um broadcast na rede.

Acho melhor você botar um switch com mais porta e ligar tudo junto...Mas a nivel de futuro da sua rede, a sua opnião é mais sensata e também mais fácil de administrar futuros problemas.

cara também sou novo nas redes :bye:

Se quiser trocar mais ideias é so falar..

A....

São paulo......!

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom voce poderia colocar uma switch de boa qualidade e separar as redes logicamente criando sub-redes, ou ate mesmo criar dominios, sairia mais barato, bem mais pratico e mais estavel. no caso da administração dos grupos(domínios ou sub-nets) seria simples pois se você configura uma sub-net você tem o administrador como o unico que pode ver toda a rede e a administração seria bem simples.

duvídas?

pode mandar que eu ajudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá jsene,

Com certeza, a melhor opção no seu caso seria adquirir um switch bom de 12 portas e em cada setor botar um hub com as portas de acordo com a expansão que esse terá.

Porque?

Porque dessa forma você economizará em cabos e terá como expandir as sub-redes sem remanejar as outras sub-redes.

Também fazendo dessa forma você estará criando domínios de colisão diferentes. Assim.. imagine que você tem um setor com 5 máquinas, então você utilizará um hub de 8 portas e ligará um cabo desse hub até o switch. Agora as máquinas que estão nesse hub (domínio de colisão) se comunicarão entre elas, sem problemas de congestionar o resto da rede, já que o switch está separando esse hub do resto da rede. Você iria utilizar o switch somente quando fizesse alguma requisição externa ao hub, por exemplo, navegar na internet ou se comunicar com alguma máquina de outro setor.

Essa é uma estratégia quando se trata de um setor onde a maior parte dos dados são trafegados no mesmo setor. Porém se você tiver muito tráfego entre dois setores distintos a melhor solução seria usa-los nas portas do switch.

Espero te-lo ajudado a dar uma clareada nas idéias.. :)

Até,

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais