Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jonas Domiciano

Sou 'novo' na área da computação

Recommended Posts

Prezados,

Não sei se estou no local certo, mas, estou querendo começar o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, mas, não domino (nem sei de nada) nem tenho conhecimento de nenhuma linguagem, sou totalmente leigo neste assunto. Meu grande objetivo é chegar a ser DBA (tenho 28 anos). É possível?? Me dêem dicas, se puderem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@Jonas Domiciano

Seja bem vindo ao fórum :)

Lógico que é possível sim, se tornar um DBA, quer um exemplo? 

Por motivos financeiros, tive que largar por duas vezes minha faculdade (Eng. Computação e Sistemas) e somente com 31 anos que comecei meu curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, hoje, com 33 anos estou há poucos dias do término do curso. 

A melhor dica que posso te dar é:

Tenha foco!

Essa é uma área de trabalho (computação) com várias frentes, que se você pensar em seguir todas não vai ser bom em nada, e sério, temos que ser pelo menos ótimo no que vamos fazer.

Como você já escolheu sua área, mantenha o foco nela, procure material por fora do curso. Aprenda desde MYSQL até SQL, aprenda a configurar um sistema em Linux, utilizar o Linux, assim como trabalhar com o ambiente Windows. Após o término do curso, faça também uma pós na área. 

E seja bem vindo ao mundo dos loucos que ficam atrás  de informação da hora que acorda até quando está dormindo, pois várias vezes você deitará na cama e levantará porque teve alguma boa ideia que pode te ajudar os estudos e no seu serviço :)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

@Jonas Domiciano

Seja bem vindo ao fórum :)

Lógico que é possível sim, se tornar um DBA, quer um exemplo? 

Por motivos financeiros, tive que largar por duas vezes minha faculdade (Eng. Computação e Sistemas) e somente com 31 anos que comecei meu curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, hoje, com 33 anos estou há poucos dias do término do curso. 

A melhor dica que posso te dar é:

Tenha foco!

Essa é uma área de trabalho (computação) com várias frentes, que se você pensar em seguir todas não vai ser bom em nada, e sério, temos que ser pelo menos ótimo no que vamos fazer.

Como você já escolheu sua área, mantenha o foco nela, procure material por fora do curso. Aprenda desde MYSQL até SQL, aprenda a configurar um sistema em Linux, utilizar o Linux, assim como trabalhar com o ambiente Windows. Após o término do curso, faça também uma pós na área. 

E seja bem vindo ao mundo dos loucos que ficam atrás  de informação da hora que acorda até quando está dormindo, pois várias vezes você deitará na cama e levantará porque teve alguma boa ideia que pode te ajudar os estudos e no seu serviço :)

Cara, vou precisar de ajuda sim... Sou totalmente leigo em tudo, preciso de ajuda com só tudo, e, meu foco é DBA, fazer de tudo pra chegar a este ramo do ti, enfim. Quero fazer o curso e me dedicar a aprender tudo sobre my SQL e demais línguas.

Compartilhar este post

Link para o post

@Jonas Domiciano Pra programação em si, aprenda C para entender as sintaxes e tabela básica de símbolos dos compiladores, e etc..., aprendendo esta língua, aprender as outras fica fácil. Digo isso para entender como funciona o cruzamento de um DB na aplicação.

Em Banco de Dados, use o MYSql e entenda também um pouco de php, existe o Mysql Workbench, ajuda bastante na hora de aprender.

Pra reforçar os estudos, de uma olhada em vídeo-aulas, tem aos montes no YouTube.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, zOpek disse:

@Jonas Domiciano Pra programação em si, aprenda C para entender as sintaxes e tabela básica de símbolos dos compiladores, e etc..., aprendendo esta língua, aprender as outras fica fácil. Digo isso para entender como funciona o cruzamento de um DB na aplicação.

Em Banco de Dados, use o MYSql e entenda também um pouco de php, existe o Mysql Workbench, ajuda bastante na hora de aprender.

Pra reforçar os estudos, de uma olhada em vídeo-aulas, tem aos montes no YouTube.

Quais as linguagem e apostilas e cursos que eu deva ter como norte para que eu siga o rumo de ser DBA?? Quero começar de imediato a trabalhar com banco de dados? 

Compartilhar este post

Link para o post

Meus amigos, obrigado o apoio. Lhes pergunto,esroy velho pro mercado de trabalho? Sejam sinceros, posso investir em Análise e Desenvolvimento sem saber de nada? Quais os primeiros passos tomar pra entrar no mercado? Posso tentar na área de Sql?! Existem empresas que contratam apenas com cursos?! E quais?! Preciso de suas ajudas.

Compartilhar este post

Link para o post

O que preciso de hoje para aprender Sql e dominar?! Sei que estou num ramo novo. Totalmente novo, mas, peço ajuda aos meus amigos. Preciso entrar jo mercado pra ontem pra poder dar continuidade ao estudo de Ti. Aguardo a ajuda de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post

@Jonas Domiciano Olá,  seja bem vindo em nosso Fórum do Clube do Hardware.

O curso Análise e desenvolvimento de sistemas, envolve muita coisa além da programação.

Por exemplo, Legislação, gerenciamento empresarial, gerenciamento de projetos, redes, qualidade de software, documentação e etc.

Na questão da programação,  por experiência própria, o curso ADS foca bastante na WEB. Durante todo meu primeiro semestre, estudei Português estruturado e pascal.  No segundo semestre estudei um pouco de Java procedural, e introdução ao PHP.

NO terceiro semestre, estudei Java orientada objetos(só uma noção mesmo), PHP, Javascript em conjunto com HTML e banco de dados MySQL. No  restante, foi focado na WEB e e-commerce.

Mas, o mais importante é primeiro você ver a grade curricular da sua faculdade, pois a linguagem pode variar. Na minha foi o php o mais estudado, já na sua pode ser o C. Então antes de começar previamente estudar uma linguagem, veja a grade curricular.

ADS, é um ótimo curso. Sou formado desde 2012, mas já lido com programação desde a adolescência. 

PS: só para deixar você mais tranquilo, tive colegas de aula completamente leigos, nem ligar um computador sabiam... mas no fim se formaram e aprenderam a programar.  Então você consegue também!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/11/2016 às 23:56, DiF disse:

O curso Análise e desenvolvimento de sistemas, envolve muita coisa além da programação.

Por exemplo, Legislação, gerenciamento empresarial, gerenciamento de projetos, redes, qualidade de software, documentação e etc.

Na questão da programação,  por experiência própria, o curso ADS foca bastante na WEB. Durante todo meu primeiro semestre, estudei Português estruturado e pascal.  No segundo semestre estudei um pouco de Java procedural, e introdução ao PHP.

NO terceiro semestre, estudei Java orientada objetos(só uma noção mesmo), PHP, Javascript em conjunto com HTML e banco de dados MySQL. No  restante, foi focado na WEB e e-commerce.

Mas, o mais importante é primeiro você ver a grade curricular da sua faculdade, pois a linguagem pode variar. Na minha foi o php o mais estudado, já na sua pode ser o C. Então antes de começar previamente estudar uma linguagem, veja a grade curricular.

ADS, é um ótimo curso. Sou formado desde 2012, mas já lido com programação desde a adolescência. 

PS: só para deixar você mais tranquilo, tive colegas de aula completamente leigos, nem ligar um computador sabiam... mas no fim se formaram e aprenderam a programar.  Então você consegue também!

O que preciso de hoje para aprender Sql e dominar?! Sei que estou num ramo novo. Totalmente novo, mas, peço ajuda aos meus amigos. Preciso entrar jo mercado pra ontem pra poder dar continuidade ao estudo de Ti. Aguardo a ajuda de vocês.

adicionado 0 minutos depois

Obrigado cara, eu vou precisar do apoio de todos vocês.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie@DiF@zOpek       

Meus já grandes AMIGOS, eu estou estudando no momento HTML, CSS3, um pouco de PHP (enquanto não começa o curso), e estou com o conteudo deste site:

https://www.portalgsti.com.br/categoria/banco-de-dados/

adicionado 1 minuto depois

O que puderem me dar de dicas e assuntos a estudar, agradeço. Estou virando dias e noites nisso. Em breve, quero entrar no mercado de trabalho e alavancar carreira. Estou estudando uma media de 10 horas/dia.

adicionado 21 minutos depois

Espero em um ano estsr atuando na área, e em dois, me formar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Em 03/11/2016 às 00:56, DiF disse:

Fato.

Analista poucos vão para a área de programação.

Pense no programador como o pedreiro de um projeto e o analista como o gestor/arquiteto.

Eu por exemplo odeio programação, e justamente por isso parti para ADS. Se vou programar algo que seja na área que quero trabalhar (segurança).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero ir pra área de dados BD, OU para área de segurança da informação. Tenho um longo caminho a frente e conto com vocês para isso. Qualquer força, apoio, enfim, e útil.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie Eu quero ir pra área de dados BD, OU para área de segurança da informação. Tenho um longo caminho a frente e conto com vocês para isso. Qualquer força, apoio, enfim, e útil. Você poderia me dar algumas dicas na área, já que você está nessa área? Fico no aguardo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais