Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
carlos987

Diodo ultra-rápido

Recommended Posts

como todo iniciante em eletronica, tem alguns componentes que ainda são novos pra mim, analizando o circuito de placa controladora de portão me deparei com um "retificador ultra rápido". o que seria  e pra que serve? qual a diferença com os outros diodos?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio desculpa a intromissão, mas como eu também estou começando na eletronica e me interesso muito por fontes chaveadas, como nao possuo um osciloscópio em mãos gostaria de saber se a regra de utilizar diodos rápidos no secundário de uma fonte chaveada, se generaliza a todas as fontes chaveadas ou apenas a algumas peculiares....  devido a alta frequencia em na fonte chaveada isso se aplica no secundário de todas elas?

Robert

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, faller disse:

Transistores e diodos de alta velocidade e fontes chaveadas são feitos uns para os outros..

No entanto, um diodo muito rápido também pode trazer alguns problemas ao circuito alimentado, e tai mais um problema que diz no site do newton C. braga,  agora a pergunta é, que tipo de problema ??

Compartilhar este post

Link para o post

adicionado 9 minutos depois

22 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Bcpetronzio desculpa a intromissão, mas como eu também estou começando na eletronica e me interesso muito por fontes chaveadas, como nao possuo um osciloscópio em mãos gostaria de saber se a regra de utilizar diodos rápidos no secundário de uma fonte chaveada, se generaliza a todas as fontes chaveadas ou apenas a algumas peculiares....  devido a alta frequencia em na fonte chaveada isso se aplica no secundário de todas elas?

Robert

@Robert Gabriel Da Silva Sim! Não é só uma questão de regra, é também uma questão física/química da construção dos diodos! Usar diodos rápidos nos secundários de fontes chaveadas é uma "necessidade", uma "regra" por assim dizer!....

As frequências das fontes chaveadas estão um pouco acima da frequência de comutação de um diodo comum...

17 horas atrás, RAPOSA YOKO disse:

No entanto, um diodo muito rápido também pode trazer alguns problemas ao circuito alimentado, e tai mais um problema que diz no site do newton C. braga,  agora a pergunta é, que tipo de problema ??

@RAPOSA YOKO , Esse efeito de "bouncing" (também encontrado em interruptores e chaves liga/desliga), são previstos pelos engenheiros na elaboração do circuito, são minimizados por capacitores ou simplesmente adequando os componentes!

O alerta do Mestre Newton C Braga, é para os técnicos reparadores!!! ""Nem sempre um diodo ultra rápido pode substituir um diodo comum""!.... (Esse foi o recado!)....

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/11/2016 às 17:15, Bcpetronzio disse:

No link abaixo o Newton C Braga dá uma boa explicação sobre esses diodos...

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/832-os-diodos-de-recuperacao-rapida-art115

muito bom este artigo, em resumo, um diodo rápido e ultra rápido é um diodo que passa do estado de condução e não condução em uma velocidade maior que um diodo comum para poder retificar correntes de alta frequencia.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

também gostei muito do link do newton braga, se eu tivece lido antes ate o final eu nao teria feito aquela pergunta kkkk mas agora isso mudou tudo pra mim   to com uma fonta chaveada de Playstation 2 (na vdd 3) e cada fonte tem um defeito em particular  uma é apenas um capacitor outra ta com tensão alterada na saida hora sai 7,5V outra hora nao, e nessa acredito que seja algum diodo problematico, são poucos componentes nessa fonte mas que me renderão horas pra arrumar cada uma ( apenas para aprender mesmo) ano que vem eu começo o curso de eletronica digital e preciso absorver o maximo de conteudo analogico para chegar bem informado no curso digital =-P  obrigado galera S2

Robert

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais