Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Focus942

Compatibilidade pci

Recommended Posts

Seguinte, estava querendo trocar o processador do meu Notebook (Celeron 1005M) pelo I5 3320M, porém estava olhando algumas especificações dos dois processadores e percebi que o Celeron é compatível somente com PCI 2.0 e o I5 com PCI 3.0. Gostaria de saber se teria algum problema de compatibilidade se eu trocasse o processador.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é impossível amigo, senão não estaria neste tópico. É literalmente fácil fazer isto, é o mesmo processo, porém em um cenário diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que não haveria problemas, se eu não me engano estas 16 linhas PCI-e integradas ao processador só são usados no slot da placa de video, como o note usa vídeo integrado, essas linhas serão usadas internamente para comunicar com video integrado, ou não serão usadas.

O i5 3320M também foi lançado quase um ano antes do Celeron 1005M, então acho que a BIOS não deve ter problemas para identificar este processador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e em relação ao placa wireless? Ela trabalha com PCI, ela poderia apresentar algum problema depois da troca?

Compartilhar este post

Link para o post

As linhas PCI-e para periféricos e para o slot mPCI-e  é provida pelo chipset, e são PCI-e 2.0 mas mesmo que as linhas viessem do processador, o PCI-e é retrocompatível, uma placa PCI-e 2.0 funciona em um slot PCI-e 3.0, apenas não aproveita a velocidade extra, o que é irrelevante em uma placa wifi.

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, F4b10 disse:

As linhas PCI-e para periféricos e para o slot mPCI-e  é provida pelo chipset, e são PCI-e 2.0 mas mesmo que as linhas viessem do processador, o PCI-e é retrocompatível, uma placa PCI-e 2.0 funciona em um slot PCI-e 3.0, apenas não aproveita a velocidade extra, o que é irrelevante em uma placa wifi.

Ou seja, se trocar o processador não vou ter problemas, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/11/2016 às 19:23, Dabota disse:

Não teno certeza, mas acho que é impossível substituir processador de Notebook.

Depende do caso, e mesmo nos improváveis e inviáveis, ainda tem jeito, só não compensa.

@Focus942, não confunda PCI com PCI-Express, e você tem que ver se o fabricante do notebook diz que a troca é possível.

Pelo que você citou, grandes chances de serem processadores de gerações diferentes, logo, tem soquetes diferentes e não vai rolar a troca.

--

Um passo inicial isso é ver os dados no site da Intel:

http://ark.intel.com/pt-br/products/64896/Intel-Core-i5-3320M-Processor-3M-Cache-up-to-3_30-ghz

http://ark.intel.com/pt-br/products/75193/Intel-Celeron-Processor-1005M-2M-Cache-1_90-GHz

Nunca tinha visto processador em duas versões de soquete.

Não consegui achar a informação deste soquete e processador serem soldados na placa-mãe, mas me pareceu que não é.

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Evandro disse:

Depende do caso, e mesmo nos improváveis e inviáveis, ainda tem jeito, só não compensa.

@Focus942, não confunda PCI com PCI-Express, e você tem que ver se o fabricante do notebook diz que a troca é possível.

Pelo que você citou, grandes chances de serem processadores de gerações diferentes, logo, tem soquetes diferentes e não vai rolar a troca.

--

Um passo inicial isso é ver os dados no site da Intel:

http://ark.intel.com/pt-br/products/64896/Intel-Core-i5-3320M-Processor-3M-Cache-up-to-3_30-ghz

http://ark.intel.com/pt-br/products/75193/Intel-Celeron-Processor-1005M-2M-Cache-1_90-GHz

Nunca tinha visto processador em duas versões de soquete.

Não consegui achar a informação deste soquete e processador serem soldados na placa-mãe, mas me pareceu que não é.

Já verifiquei tudo, são compatíveis entre si (Socket), meu único receio era ter problemas com o PCI-E (não PCI, PCI-E). Somente por curiosidade o Socket da Mainboard do meu Notebook é rPGA 988B.

Compartilhar este post

Link para o post

@Focus942 , se o fabricante do notebook fala que ele aceita o outro processador, não precisa se preocupar. ;)

Não é só ter mesmo soquete, é o chipset e a BIOS suportarem, porque o TDP é o mesmo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais